Veredas Autoria Design homenageia a diversidade brasileira na CASACOR/SC

Crédito: Lio Simas

Veredas Autoria Design homenageia a diversidade brasileira na CASACOR/SC

Arquiteta Natália Xavier, em parceria com a Autoria Design cria um ambiente que é a cara do Brasil

O amor ao Brasil está representado no projeto assinado pela Arquiteta Natália Xavier nesta edição da CASACOR/ Santa Catarina, em Florianópolis. Em Veredas Autoria Design, por Natália Xavier o DNA do mobiliário brasileiro, com sua diversidade de formas e materiais, se destaca através das peças assinadas por profissionais renomados como Aristeu Pires, Alfio Lisi, Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas e da artista plástica Lairana. As peças foram fornecidas pela loja Autoria Design, especializada em mobiliário assinado, com showroom em Canela (RS) e Itajaí (SC).

A proposta, segundo ela, é fazer uma reverência por meio de uma das maiores obras da literatura nacional, o livro Grande Sertão Veredas, escrito por João Guimarães Rosa e que inspira o espaço.

Nesta sala de estar/jantar os visitantes podem contemplar peças valiosas, como as do premiado designer Aristeu Pires. “As peças do Aristeu, de um modo geral, misturam elementos europeus e nativos, parte da mistura do que constitui o que é nosso, como a estética que lembra os móveis escandinavos, mas têm a graça e o dengo, das mulheres brasileiras”, pontua a Arquiteta.

Materiais como a corda de algodão, a palha, o couro natural e madeiras como Jequitibá e Louro freijó, também tipicamente brasileiras, trazem o Brasil e suas riquezas para o ambiente. Destaque também para o mármore tipo Calacatta do qual, hoje, o Brasil é um dos maiores fornecedores”, esmiúça a arquiteta.

O inventário de brasilidade segue pelos 70 m² do ambiente. Natália Xavier insere a pintura da artista Lairana “Leques de Quintal” na cena com peças do designer Alfio Lisi. “A poltrona Leme esteticamente lembra uma rede, peça tipicamente indígena. O banquinho Abaporu que, não só pelo nome que é de origem Tupi-Guarani, mas também por sua estética que lembra os banquinhos usados pelo homem simples do campo em diversas regiões do país, culturalmente têm origem nos banquinhos indígenas. Além disso, especificamente este banquinho leva no assento uma xilogravura do artista de cordel J. Borges”, conta.

A cor escolhida pela Arquiteta também é a cara do Brasil.  O tom ‘Grandes Sertões’ e remete a um tom terroso, típico dos trabalhos indígenas e que ilustra tons do sertão brasileiro.

A tecnologia também está presente no espaço. A automação controla a câmera, cortinas e som. A cortina é acionada por controle remoto, podendo ser aberta, ou fechada, mas também é possível dar os comandos através de um aplicativo por celular. A interação remota se dá através de um Hub, que permite o funcionamento mesmo à distância.

O som, pode ser acessado pelo Bluetooth através de aplicativo do celular também, podendo sincronizar as músicas do telefone com a caixas de som do ambiente.

Já as câmeras permitem interação. É possível acompanhar as imagens e também os áudios, ouvindo o que as pessoas conversam. Além disso, ainda dá pra conversar com elas através do microfone.

Aliando conforto, diferentes materiais e tecnologia, o ambiente é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.

A CASACOR / SC segue até 29 de agosto no Espaço + Um, na capital.

PATROCINADORES

Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SC Gás, Unifique, SETUR, Favretto.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO:

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando: até 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.br

Ingressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com

NATÁLIA XAVIER

Escritório: NX Arquitetura & Design

www.nataliaxavier.com

@ nxdesign.arquitetura

@arquiteta_natalia_xavier

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!