Tiago Pisetta: busca pela inovação e paixão pelo empreendedorismo marcam a trajetória do jovem empreendedor

Tiago Pisetta: busca pela inovação e paixão pelo empreendedorismo marcam a trajetória do jovem empreendedor

Tiago Pisetta: busca pela inovação e paixão pelo empreendedorismo marcam a trajetória do jovem empreendedor

Empreendedorismo, associativismo, inovação e oportunidades. No dicionário do jovem empresário, Tiago Pisetta, essas palavras têm um significado profundo e são vividas na prática e diariamente. O empreendedor está na lista de pessoas que visualizam e transformam as oportunidades em negócios.

Foi assim lá em 2006 quando ingressou na Cerumar Propriedade Intelectual, empresa onde pode aprender, empreender e se desenvolver de forma única, contribuindo com as inovações, projetos e propostas do negócio que hoje é referência em Propriedade Intelectual em Santa Catarina.

INSPIRAÇÃO QUE VEM DE BERÇO

Nascido em Taió/SC, Tiago Pisetta é movido por desafios. O jovem de raiz italiana traz consigo a garra e a ousadia, características dos imigrantes que também são encontradas em grandes líderes, responsáveis por inspirar o empresário, que também credita o sucesso aos pais.

E se a inspiração vem de berço, a transpiração também.  A trajetória começou cedo. Aos 14 anos já auxiliava o pai nos trabalhos de carpintaria. Também contribuiu com o pequeno negócio da mãe, fazendo  entrega de flores.

TRAJETÓRIA DE DESAFIOS

Dali em diante a trajetória do jovem empresário, assim como tantos cases de sucesso, foi de muita luta, desafios e reinvenções. “Passei a trabalhar como diagramador no jornal da cidade. Depois, em uma loja de materiais elétricos, aonde cheguei a acreditar que levaria isso como profissão”, relata ao lembrar que prestou vestibular para engenharia elétrica, em Blumenau.

A falta de recursos fez Tiago rever os planos. “Percebi que não seria possível e mudei minha visão. Iniciei o curso de Administração e Marketing em Rio do Sul e, depois disso, muitas coisas aconteceram”, relembra ao contar tudo o que passou no período.

Já com trabalho fixo numa loja de informática, se viu diante de um novo desafio: assumir o departamento de marketing de uma grande empresa. “Esse era o sonho de qualquer acadêmico de marketing da nossa universidade e eu tive essa oportunidade. Aceitei o desafio, mas logo precisei rever a rotina e meus propósitos”.

Como um bom filho que a casa torna, o jovem empreendedor voltou para Salete/SC e, novamente, encarou o novo: uma sala de aula. Ao mesmo tempo, passou a se dedicar ao seu maior projeto: uma rádio comunitária. “Esse era meu projeto de negócio desde muito novo, que por falta de incentivos financeiros ficou apenas no papel”, fala ao rir das histórias da época e lembrar que, também nesse tempo, se dividia entre trabalhos, estudos, ideias empreendedoras e uma banda de rock.

CERUMAR PROPRIEDADE INTELECTUAL

A volta para Capital do Alto Vale seria diferente dessa vez. No caminho do jovem empreendedor estava uma empresa relativamente nova, mas com muito potencial a ser explorado e oportunidades a serem aproveitadas.

“Eu já havia estudado com a Cerumar o registro da marca da rádio e, ao assistir uma palestra do Fernando Müller, hoje meu sócio, deixei um currículo no escritório. Queria muito voltar para a área administrativa e não demorou muito para eu ser chamado”, ressalta.

A parceria entre Tiago e o empresário deu tão certo que o jovem deixou de ser estagiário e passou de CLT para ingressar como CNPJ. “Do dia em que iniciei os trabalhos na Cerumar até virar sócio foi um longo caminho de quase cinco anos. Muitas noites de trabalho em claro, viagens, faltas na faculdade. Um período em que pude trabalhar em quase todas as áreas aqui dentro e aprender muito”.

Grato a todas as oportunidades, o empreendedor relembra o dia que tornou-se sócio. “Estava decidido a sair da Cerumar para ter meu próprio negócio. Era um pensamento recorrente e, quando finalmente decidi sair, antes que o fizesse e sem nem imaginar as minhas pretensões, o Fernando me fez a proposta para comprar uma parte da empresa. Foi uma loucura e eu demorei uns 30 dias para dar a resposta, mas disse sim ao desafio”, recorda ao ressaltar ainda que as conversas com pessoas do movimento jovem foram cruciais para a decisão.

A partir dali novas cotas foram compradas pelo jovem, assumindo uma boa parte da empresa, que já conta com oito escritórios em todo o Estado e atende todo o País com parcerias em grandes centros nacionais, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Velho.

E muitas novidades vêm por aí. “A Cerumar completa 20 anos em 2020. E é em meio a essa pandemia que vamos comemorar da forma que mais sabemos fazer: nos reinventando”, destaca ao dar um spoiler das mudanças e novos projetos que estão por vir.

ASSOCIATIVISMO

“Costumo dizer que essa é uma cachaça das boas e quem experimenta, vicia”, ri ao falar da participação ativa em entidades associativistas. Foi no associativismo que o jovem empresário fez grandes amigos, teve excelentes oportunidades e fez bons negócios. Foram mais de 10 anos de dedicação, comprometimento e evolução junto ao movimento.

Atuante no movimento, Tiago deixou sua marca como nucleado do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), foi vice-presidente do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores (CEJESC), onde também contribuiu na condição de membro do Conselho Superior.  Ocupou ainda a cadeira de coordenador de planejamento, projeto e gestão da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE).

“Foram centenas de ações, projetos e capacitações dentro desses movimentos. É difícil destacar o que foi mais marcante. Acredito que um pouco de todas as coisas e é isso que faz o movimento valer a pena, quando você se doa, você cresce”.

Para o empreendedor, o associativismo faz parte do caminho. “É um ambiente em que você entra, contribui, cresce e dá espaço para outras pessoas que vão chegando”. Depois de tantas contribuições, novas lideranças jovens ocuparam os cargos, enquanto Tiago tem outras pretensões e se prepara para novos desafios, seja em entidades de classe ou instituições de ensino. 

O SEGREDO É FAZER

Para Tiago, há três coisas que definem o sucesso: saiba o seu propósito, entenda quem você é e faça. “Se o desafio bateu na sua porta, levanta e encara”. Essa é a mensagem do jovem empreendedor para quem vive os negócios e quem está entrando no mundo do empreendedorismo. “Tem horas que tu apenas tens que levantar e fazer. E acredite, isso faz toda diferença”.

E são esses valores e ensinamentos que o empresário passa ao pequeno Arthur, o filho de três anos, a quem dedica boa parte do tempo, planos e projetos a médio e longo prazo.  “Ele, certamente, é a minha grande inspiração e motivação”, finaliza. 

www.cerumar.com.br

Instagram: cerumar_pi

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!