Mayresse Arquitetura conquista Bronze no International Design Awards
Termotécnica é reconhecida por duas das mais importantes avaliadoras globais da área ambiental

Empresa manteve a nota B no CDP, visto pelo mercado como o "Oscar da Sustentabilidade", e recebeu Medalha de Prata da EcoVadis
A Termotécnica, empresa líder em embalagens de EPS (mais conhecido como isopor*), acaba de receber dois importantes reconhecimentos por organizações que avaliam a gestão de sustentabilidade das organizações em nível global.
A empresa joinvilense manteve a nota geral B em 2025, na mais recente lista global de transparência ambiental do CDP (Carbon Disclosure Project), alcançando o Nível de Gestão ao promover uma economia de baixo carbono, eficiência no uso dos recursos hídricos, ações relacionadas às mudanças climáticas e a busca contínua de melhorias.

Além disso, conquistou a Medalha de Prata, um reconhecimento concedido a 15% de empresas bem avaliadas pela EcoVadis, um ranking de avaliações da qualidade do sistema de gestão de sustentabilidade da empresa, que demonstra também o compromisso das empresas participantes em promover a transparência em toda a cadeia de valor.
A EcoVadis tem uma avaliação ampla e compara os resultados entre empresas e setores. Hoje ela é uma das plataformas globais mais utilizadas para avaliação de sustentabilidade empresarial em cadeias de fornecimento, e ela utiliza uma metodologia mais robusta baseada em uma série de evidências e documentos. Além disso, ela não olha apenas a parte ambiental, mas sim considera quatro pilares: Meio Ambiente, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis.
Esta é a primeira vez que a Termotécnica é avaliada pela EcoVadis, e já obteve um nível alto no ranking. Conseguir a Medalha de Prata, na primeira vez, indica que a Termotécnica atingiu um patamar de desempenho acima da média entre as empresas avaliadas e reforça a consistência de suas práticas de gestão, controles e monitoramento, além da capacidade de demonstrar esses avanços por meio de evidências e rastreabilidade.
“Temos a visão muito clara que o sistema de gestão ambiental é muito importante para as empresas pelo seu reconhecimento. Não basta apenas dizer que segue um padrão, é preciso ser submetido a avaliações para validar esta coerência com a prática. Quando uma empresa é avaliada, é apresentada a sua performance”, destaca a diretora de Operações, Regina Zimmermann.

Segundo Regina, as certificações são ferramentas a mais que se somam no sistema integrado de gestão e proporcionam evoluir cada vez mais. “A empresa alcançou o nível Prata, por meio das práticas que já existiam dentro da empresa. Então, isso o habilitou ao nível Silver. Com os resultados, nós sempre analisamos esse desempenho e traçamos melhorias em relação a eles. É muito importante, ou seja, vem para somar dentro da nossa gestão”, explica a diretora.
No caso do CDP, uma das plataformas mais respeitadas do mundo em transparência ambiental, essa é a terceira vez consecutiva que a Termotécnica alcança o conceito B em Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica. O processo anual de divulgação e pontuação ambiental é visto pelo mercado como o "Oscar da Sustentabilidade", uma vez que utiliza critérios rigorosos para avaliar as organizações por nível de engajamento, qualidade e os resultados da estratégia de sustentabilidade. Em Santa Catarina, a Termotécnica está entre as empresas melhor posicionadas no CDP, junto a empresas como ENGIE e BRF, as únicas duas catarinenses entre as 30 brasileiras com nível A.

Nos últimos anos (desde 2020), a Termotécnica, que se insere na lista do CDP no setor de produtores de plástico, reportou avanços de dois níveis na escola. E embora na média geral a Termotécnica tenha conquistado o nível B, em alguns aspectos já está no nível A como Engajamento de Políticas Públicas e Colaboração Industrial. Além disso, a empresa tem se destacado nos últimos anos no quesito: zerar emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de energia elétrica, ao ter 100% da compra de energia de fonte renovável, além da excelência em governança e a inclusão destes aspectos de sustentabilidade na estratégia de negócio.
“Essa conquista reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e com práticas responsáveis de gestão ambiental. Nossa meta para este ciclo era manter o conceito B, um resultado expressivo, considerando o rigor da avaliação, e já estamos planejando um próximo passo estratégico e seguro para avançar ainda mais nesse importante índice”, afirma a diretora de operações da Termotécnica. “As nossas equipes envolvidas, com dedicação e consistência tem colocado em prática ações concretas em prol do clima, da água e das futuras gerações”, complementa.
*Isopor é uma marca registrada de uma empresa terceira
Revista Sucesso SA