Gastronomia

Mahlzeit: novo café colonial propõe retorno às raízes gastronômicas de Pomerode (SC)

Mahlzeit: novo café colonial propõe retorno às raízes gastronômicas de Pomerode (SC)

Novo café colonial propõe retorno às raízes gastronômicas de Pomerode (SC)

Nove em cada 10 itens servidos no bufê do Mahlzeit são de produção local

Destino turístico em ascensão em Santa Catarina, Pomerode acaba de ganhar um novo café colonial. O Mahlzeit (do alemão, Bom Apetite) proporciona um retorno às raízes gastronômicas da cidade. Dos mais de 50 itens servidos no bufê, 90% são fabricados na cidade ou produzidos na cozinha da casa.

A proposta do estabelecimento é privilegiar a alta qualidade e o frescor dos produtos locais, destacando receitas que remontam aos primórdios da imigração alemã. Caso do pão de cará, um ingrediente local adotado pelos colonizadores e até hoje é apreciado pelos pomerodenses. O mesmo vale para embutidos, geleias de frutas, Heringsbrot (pão com sardinha na salmoura), Käsekuchen (bolo de queijo com receita original alemã) e outras iguarias presentes no Frühstück (café da manhã) das famílias tradicionais de Pomerode.

São produzidas na cozinha do Mahlzeit mais de 20 delícias variadas, como cucas, bolos e tortas característicos da região, pastelão, quiche e pão picante. O visitante tem uma experiência gastronômica genuína de Pomerode, com mais culinária local e menos produtos industrializados.

— Queremos apresentar a quem visita a Rota do Enxaimel uma experiência autêntica de Pomerode e do Vale Europeu, que pode ser vivida a qualquer hora do dia. No Mahlzeit, os alimentos frescos e regionais se unem a um ambiente que conversa com a gastronomia e convida a apreciar a mesa com calma — conta a empresária Maitê Lang, sócia do Mahlzeit.

O café funciona no sistema de bufê livre: preço fixo e o cliente serve-se quantas vezes quiser, inclusive de café, leite e suco. Há ainda uma variedade de bebidas à disposição no bar, com cobrança adicional.

Casa centenária

À parte a gastronomia, o Mahlzeit tem outros atrativos ao visitante, a começar pela arquitetura. O café ocupa um casarão histórico da Rota do Enxaimel, restaurado para abrigar o estabelecimento. O imóvel, construído por volta de 1910, preserva a fachada em enxaimel, o assoalho de madeira e até um antigo forno. Nos fundos, onde corre o Rio do Testo, foi instalada uma roda d’água — cenário ideal para fotos.

O projeto de restauro foi acompanhado pela Secretaria de Planejamento de Pomerode, pela Federação Catarinense de Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma empreiteira homologada para atuar em casas tombadas conduziu os trabalhos.

Outra atração do Mahlzeit é a trilha sonora: um realejo eletromecânico instalado do lado de fora ressoa músicas típicas. O instrumento é único no Brasil e foi criado por Ivan Blumenschein, um dos sócios do café.

Mahlzeit Café Colonial

O novo café colonial de Pomerode funciona de quinta a segunda, das 11h às 18h, na Rua Testo Alto, 7.097. Para saber mais, acesse o perfil @mahlzeitcafecolonial no Instagram.

Crédito: Maria Eduarda Vasselai

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!