Saúde & BelezaSaúde

Tecnologia e ciência contra o câncer: novos exames genômicos ajudam a identificar propensão à doença

Tecnologia e ciência contra o câncer: novos exames genômicos ajudam a identificar propensão à doença

Entenda como os avanços tecnológicos na área da saúde têm contribuído na luta contra o câncer. Testes genéticos e exames específicos por PCR lideram o ranking das soluções mais eficazes para os diagnósticos precoces da doença

A evolução da tecnologia e a aplicação na área da saúde segue trazendo ganhos imensuráveis à qualidade de vida e longevidade dos seres humanos. Na batalha contra o câncer, uma das doenças mais desafiadoras à comunidade médica e pacientes acometidos, as inovações diagnósticas têm contribuído para que a detecção seja cada vez mais precoce, ampliando as chances de cura e sobrevida.

Testes genéticos para identificar as pré-disposições  

Diagnóstico preciso para detectar a propensão aos tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres, como o câncer de próstata e o de mama, os testes genéticos permitem que pessoas com histórico familiar da doença, ou que já tenham tido câncer anteriormente, sejam detectadas com mutações nos genes que poderão levar ao surgimento de novos tumores.

Com uma simples amostra de sangue ou saliva, é possível realizar este tipo de exame e, sob orientação médica, direcionar as medidas que mais se aplicam para o paciente que apresentar um diagnóstico positivo para pré-disposição à doença. Os exames genômicos já estão disponíveis e são cobertos pelos planos de saúde para pacientes que apresentem histórico familiar do câncer, a partir do encaminhamento realizado por um médico geneticista. 

“Os exames genômicos permitem que os médicos adotem medidas profiláticas, como a retirada das mamas em mulheres que têm maior pré-disposição à doença, ou ainda, dependendo do tipo de câncer, fazer um acompanhamento com novos exames de sangue, de imagem e avaliações constantes desses pacientes”, destaca Allan Munford, Gerente Regional de Marketing para Diagnósticos de Oncologia e Precisão da QIAGEN, multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares que apresenta, entre suas soluções, o QIAseq Targeted DNA Panels, um kit de reagentes utilizados para a preparação das amostras a serem sequenciadas.

Inovações de PCR em tempo real para tratamentos personalizados

Durante a pandemia da Covid-19, os testes de PCR ficaram mais conhecidos entre a população em geral, entretanto, além de detectar as infecções respiratórias, o avanço dessa tecnologia também trouxe contribuições no combate ao câncer. O PCR em tempo real é um dos exames mais efetivos para a detecção, acompanhamento e direcionamento para tratamentos personalizados. Algumas dessas soluções permitem identificar as mutações genéticas que estão diretamente associadas ao crescimento dos nódulos, à resistência ao tratamentos endócrinos e a um mau prognóstico geral.

Uma vez detectada a mutação, é possível iniciar um tratamento com medicamentos combinados, sob os princípios ativos capazes de inibir as proteínas relacionadas à rápida progressão da doença. Os testes de metodologia RT-PCR são mais rápidos, sensíveis e precisos, o que tem favorecido tratamentos cada vez mais precoces. De acordo com Munford, soluções como o Therascreen PIK3CA RGQ PCR Kit, da QIAGEN, são capazes de detectar até 11 mutações genéticas, em pacientes com câncer de mama metastático, por PCR em tempo real, contribuindo para direcionamento a tratamentos personalizados que podem gerar o aumento da longevidade em casos irreversíveis.

“O trabalho contínuo da tecnologia atrelada à ciência tem auxiliado em descobertas cada vez mais inovadoras, pensando no bem-estar e na expectativa de vida dos seres humanos. Foram mais de vinte anos de pesquisa até aqui, para que pudéssemos relacionar o papel desses genes com as mutações hereditárias e metastáticas. Com certeza, sem os avanços tecnológicos ainda estaríamos muito atrasados para chegar a esses insights tão relevantes e promissores”, conclui o executivo.   

Sobre a QIAGEN

A QIAGEN é uma multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares, testes aplicados, pesquisa acadêmica e farmacêutica. Com mais de 5.900 colaboradores distribuídos em 25 países e parceiros comerciais em mais de 60 nações, a empresa oferece um portfólio de mais de 500 produtos entre kits consumíveis, instrumentos e bioinformática, que atendem às diversas necessidades globais, desde pesquisas acadêmicas a aplicações de saúde de rotina. Para mais informações, acesse: https://www.qiagen.com/us/

https://www.qiagen.com/us/

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!