Santa Catarina terá a primeira adega subaquática para maturação de vinhos

Adega de Vinhos Subaquáticos e Enoturismo Marinho em Bombinhas - Crédito: Reprodução/ Pata da Cobra

Santa Catarina terá a primeira adega subaquática para maturação de vinhos

Uma adega subaquática para maturação de vinhos será implementada em Bombinhas, Santa Catarina, no Sul do país. A atividade será inédita no Brasil. Vinhos serão imersos através de uma jaula de aço inox, em uma profundidade entre 10 a 15 metros. O local escolhido não interfere na navegação, pesca artesanal e no meio ambiente marinho.

As jaulas ainda estão sendo confeccionadas e a cartilha de vinhos ainda não está definida. A previsão é de que três mil garrafas sejam submersas, segundo informa um dos idealizadores do projeto Renieri Balestro (Neio), sócio fundador na empresa de mergulho Patadacobra.

“Cada vinícola irá escolher os tipos de vinho e com os testes que serão feitos mensalmente. Com o tempo, teremos uma seleção dos que apresentarão os melhores resultados. Atualmente, estamos na produção das gaiolas e na escolha dos vinhos. A previsão é iniciarmos com 3000 garrafas”, disse Renieri.

O local terá vigia 24 horas, controlada e operada pela escola de mergulho Patadacobra Mergulho e Turismo.  Além dos mergulhadores, o controle será feito por biólogos e sommelieres, através de consultoria permanente feita pela empresa Catta Wines, com sede também em Bombinhas.

O objetivo é retirar garrafas mensalmente para uma avaliação técnica e análise química comprovando tecnicamente o resultado do processo realizado através das: ondas, marés, temperatura, umidade e sucessão ecológica.

Essa modalidade vem sendo realizada em diversos locais do mundo, tais como: França, Itália, Grécia, Croácia, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai e Espanha.

O projeto surgiu a partir de dois amigos amantes do vinho e do mergulho. Eduardo Lazzarim que é proprietário e Sommelier da empresa Catta Wines e Renieri Balestro (Neio) sócio fundador na empresa de mergulho Patadacobra ficaram sabendo de algumas histórias sobre uma atividade inovadora de colocar vinho para maturar em baixo d’água.  Depois de estudarem a possibilidade de ser feita a adega submersa em  Bombinhas, viticultores de altitude da serra Catarinense foram procurados para parceria. Em seguida, receberam o apoio da Prefeitura de Bombinha, além da Deputada Estadual Paulinha e de Humberto Conti, atual presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados.

Texto: Adrien Neumann

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!