TecnologiaInovação

Rádio Sintonia: a rádio de Ituporanga completa 39 anos de atuação, com muita credibilidade e grande audiência

Rádio Sintonia: a rádio de Ituporanga completa 39 anos de atuação, com muita credibilidade e grande audiência

A Rádio Sintonia 94,7FM (Rádio Ituporanga Ltda) completou 39 anos no dia 13 de julho de 2020. O fundador e sócio Gervásio Maciel esteve à frente da administração da emissora desde o início e implantou, junto com a equipe, o ritmo e a frequência que garantem o sucesso de audiência e de parceiras comerciais.

Apesar da mudança de AM para FM, ocorrida em 2017, a emissora manteve sua programação, a qual prioriza a divulgação de informações regionais e locais, razão pela qual trabalha ao vivo os sete dias da semana.

A Sintonia atravessa uma fase de mudanças com a chegada de Ana Christina Maciel, filha de Gervásio, que dá início ao processo de sucessão empresarial. Segundo o patriarca muitas empresas familiares não passam da primeira geração por falta de planejamento. “A sucessão empresarial é coisa séria e exige responsabilidade, pois cada empresa que fecha causa prejuízo econômico e social para a sociedade.”

Em entrevista para a Revista Sucesso S/A, Ana Christina demostra estar disposta a liderar a equipe Sintonia com confiança e dinamismo:

Sucesso S/A: Qual a sua história com a Rádio?

Ana: Bom, cresci dentro da rádio, porque sempre moramos no mesmo prédio em que a Rádio estava instalada. Com 13 anos comecei a trabalhar na rádio como operadora de som e também como office-girl até os 16, quando fui estudar em Florianópolis. Fiz faculdade de Direito, advoguei em Rio do Sul e Ituporanga, voltei a trabalhar na rádio em 2002, ficando até 2009, auxiliando na direção geral, quando minha família foi morar em Florianópolis. Em 2017 surgiu o convite para retornar à rádio. De lá para cá, tenho investido em treinamento e participado de eventos patrocinados pela Acaert, Sert e outras instituições afins, buscando conhecimento e experiência para dar continuidade ao trabalho realizado até o momento.

Sucesso S/A: Quais os principais desafios?

Ana: Em minha opinião, o principal desafio é acompanhar o desenvolvimento tecnológico que cria novos hábitos de consumo, depois conseguir ser uma líder que inspire a equipe e consiga extrair ao máximo a potencialidade de cada colaborador e da empresa como um todo. Vale dizer que, para todo filho ou filha de grandes empreendedores, substituí-los é, sem dúvida, um grande desafio por si só.

Sucesso S/A: Qual o futuro da radiodifusão?

Ana: Como todos os ramos da comunicação, o rádio sofre modificações com o avanço da tecnologia. Hoje se ouve rádio pela internet e pelo celular, além do rádio normal. A Sintonia têm um público cativo específico que é o agricultor, e o rádio tradicional supre as necessidades destes ouvintes. Porém, para os mais jovens o rádio precisa se modernizar. Precisa estar na internet, nas mídias sociais, no Youtube, etc. Ao que tudo indica, o meio rádio vai seguir firme e forte no setor. Acredito que a grande questão será conhecer e fidelizar seu público e oferecer conteúdos de qualidade, aliado à credibilidade da marca.

Sucesso S/A: Quais seus planos para a Rádio Sintonia?

Ana: Vejo a Rádio hoje como uma oficina de ideias e uma fábrica de talentos. Surpreendo-me quase todos os dias com os feedbacks dos clientes e dos ouvintes. Nossa equipe é criativa e irreverente e tem liberdade para atuar. Então, um dos meus projetos é continuar investindo na equipe para que produzam conteúdo de qualidade. Também temos vontade de promover eventos que venham ao encontro dos interesses sociais, com o intuído de contribuir com a formação espiritual, social e política das pessoas, pois acredito que todo o nosso trabalho deve ter por objetivo final o desenvolvimento pessoal de nossos ouvintes e seguidores.

PORTAL DE NOTÍCIAS DA SINTONIA

A atualização tecnológica sempre foi uma chave para o crescimento da Rádio Sintonia. Alem do investimento em equipamentos modernos,  sempre tido como um diferencial da emissora, com o advento da internet houve atualização com relação às plataformas de acesso aos conteúdos da Rádio também.

O primeiro acesso, alem do rádio, ocorreu com a criação do Portal da Sintonia. O site foi colocado no ar há pelo menos 15 anos e trouxe a possibilidade dos ouvintes acompanhar a programação da emissora, por meio de stream de vídeo em tempo real.  

Aos poucos, com ampliação de acessos, o site foi ganhando mais destaque e passou a compartilhar também as notícias que iam ao ar na programação jornalística da emissora.  “Começamos a perceber que tínhamos vários tipos de ouvintes e tinha quem nos acompanhava pela internet, principalmente para ter acesso às informações da região. Foi ai que resolvemos transformar nosso site é um verdadeiro Portal de Notícias, e hoje praticamente tudo o que vai ao ar, com a  instantaneidade do Rádio, é disponibilizado também no nosso Portal”, explica Ana Christina Maciel, diretora da emissora.

Com média mensal de 150 mil acessos, o Portal de Notícias da Sintonia é hoje um dos principais sites de informação da região do Alto Vale do Itajaí. Somente em 2019, as métricas apontam mais de 1,5 milhão de pessoas que acessaram o site em busca de informações. “Nosso jornalismo sempre foi conhecido pela credibilidade e sempre damos prioridade para isso. Não precisa sair primeiro, mas precisa ser a informação correta”, conta a diretora.

No site é possível ter acesso às notícias, comentários, previsão do tempo com Ronaldo Coutinho, informações policiais, mercado agrícola e demais quadros específicos que fazem parte da programação. Alem disso o site fornece espaço para o serviço a sociedade com informações de vagas de emprego também.

A emissora aposta ainda em profissionais de renome para reforçar a programação com comentários políticos e assuntos relevantes da sociedade. No seu quadro de comentaristas, alem de João Sérgio que com o programa Café com João aborda assuntos regionais. O time se completa com Alexandre Garcia, Prisco Paraíso e Luiz Carlos Prates.

A diretora conta ainda que hoje, o ouvinte Sintonia consegue acompanhar a programação, ao vivo da emissora, em qualquer lugar. “No Rádio estamos na frequência 94.7, na internet basta acessar o sintonia.fm.br e por meio do celular é só baixar nosso aplicativo”.

SINTONIA NAS REDES

Além do Portal de Notícias, a emissora também tem apostado nas multiplataformas  digitais e utiliza hoje as principais redes sociais para interação com os ouvintes: Facebook, Instagram e WhatsApp.

A página oficial da Sintonia FM no Facebook está com mais de 42 mil curtidas e  47 mil seguidores.  No Instagram em pouco mais de um ano com a conta ativa são 15,5 mil seguidores e o WhatsApp é utilizado diariamente como canal de interação nos programas de entretenimento da emissora.  “Temos utilizado as redes sociais para nos aproximar cada vez mais dos ouvintes. Lá fazemos postagem dos conteúdos do Rádio, e mostramos também um pouco dos nossos bastidores com uma linguagem mais dinâmica, e temos visto que isso tem sido bem aceito pelos nossos seguidores”, comemora.

Exemplo desse sucesso de interação é o vídeo que apresenta um tutorial do que foi chamado de “Chimarrão Topetudo”. No vídeo, que foi gravado na cozinha da emissora, Carlos Morais, que é um dos locutores, aproveitou a origem gaúcha para  ensinar uma forma diferente de preparar o chimarrão. Já são mais de 2,5 milhões de pessoas alcançadas, com cerca de 107 mil engajamentos e 8,6 mil curtidas e reações, sendo um recorde de acessos no Facebook da Rádio Sintonia FM.  Ficou curioso, em conhecer em detalhes o processo? Confira no QR Code abaixo:

Outros vídeos com o mesmo estilo também são sucesso: dancinhas nos bastidores, cantorias, o dia a dia dos locutores, bastidores das gravações, entre outros. Outros “cases de sucesso” são as lives: transmissões esportivas, lives beneficentes, de entrevistas, transmissão de jornal e notícias policiais, do programa humorístico Hora do Bafafá.

DEPOIMENTOS DE CLIENTES:

“Nós, do Grupo Leal, temos um resultado enorme com a Rádio Sintonia. O retorno que temos com toda a mídia que fazemos é excelente. Sempre dizemos que o investimento que fazemos com eles é prioridade nas nossas empresas.“

Deonísio dos Santos – Grupo Lual

“Neste momento em que a Rádio comemora 39 anos, quero deixar meu reconhecimento e de todos nós líderes políticos, pelo trabalho e importância da Rádio Sintonia para a população do Alto Vale do Itajaí. Uma Rádio que leva a informação, que ajuda a comunidade e por isso a importância dela”.

Milton Hobus – Deputado Estadual

‘’A Rádio Sintonia sempre foi grande parceira do agronegócio, apoiadora de iniciativas que valorizam a nossa região e contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Parabéns Rádio Sintonia pelos 39 anos, estimamos vida longa a essa empresa de comunicação que tanto tem colaborado para o setor agrícola e pecuário da nossa região!’’

Harry Dorow – Presidente Cravil

“O trabalho prestado pela Sintonia é de credibilidade. Um trabalho sério, o levar a informação ao ouvinte é tratado como prioridade e é feito com excelência. Ituporanga não seria a mesma cidade sem a Rádio Sintonia.”

Sílvio Prim – CEO da Proaço

‘’Parabéns pelos 39 anos de história. Uma marca que não é qualquer empresa que tem o orgulho de conquistar, muito menos sucesso necessário para poder comemorar. Portanto, sem dúvida é um momento de celebração para a Rádio Sintonia e para a radiodifusão catarinense".

Silvano Silva - presidente da ACAERT

“A Rádio Sintonia nos conecta com as pessoas e tem uma presença muito forte na região. Confiamos no trabalho e na credibilidade da rádio.’’

Cleber M. M. de Souza - Vavá Automóveis Rio do Sul

‘’A Sintonia é uma rádio consolidada na radiodifusão catarinense. Investe em treinamento de sua equipe porque tem compromisso com a essência do rádio, que é informar e entreter”.

Ciro Cesar - proprietário e professor da Rádio Oficina de São Paulo

”Gostaria de agradecer a Rádio Sintonia, pois a mídia têm trazido uma grande repercussão e resultado. O investimento na Sintonia nos traz muito retorno em publicidade e visibilidade e claro em vendas. A Rádio só cresce cada vez mais em audiência e participação no mercado e por isso continuaremos nossa parceira.”

Ulysses Horn - Marketing Brasil Atacadista

“A mídia na Rádio Sintonia foi o nosso melhor investimento até agora. O nosso retorno através de toda a veiculação na emissora só nos traz cada vez mais clientes, a nossa visibilidade na região do Alto Vale aumento e muito com a ajuda da Rádio. Quero aproveitar e parabenizar toda a equipe e diretores pelos 39 anos de história.”

Charles – Posto Elox

‘’Rádio Sintonia é parte de nossa existência. É presença indispensável nos eventos da Afubra, tanto no campo, quanto na cidade. A participação do Studio Móvel da Sintonia marca nossos eventos. Parabéns Sintonia, levando sempre a informação com verdade".

Lurdes Mees – Gerente da Afubra de Ituporanga

CANAIS DE COMUNICAÇÃO:

Instagram: sintoniafmoficial

Facebook: Rádio Sintonia Fm

Instagram: horadobafafa

Facebook: Hora do Bafafá

WhatsApp: 47 99192 0947

Fone: 47 3533 8310

Luiz Carlos Broering:  47 99652 5238

Representante Com. região Ituporanga

Vanessa Montibeller:  47 99182 7579

Representante Com. região Rio do Sul

Rua João Steffens, 260 - Ituporanga/SC

www.sintonia.fm.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!