Melanzane: uma experiência gastronômica que conquistou o Alto Vale

Melanzane: uma experiência gastronômica que conquistou o Alto Vale

Melanzane: uma experiência gastronômica que conquistou o Alto Vale

Ambiente aconchegante, com uma gastronomia que remete a cozinha das nossas avós, o restaurante Melanzane localizado na rua XV de Novembro em Rio do Sul, é referência em toda a região.

A gastronomia tipicamente italiana resgata a memória afetiva que guardamos ao longo da vida e que tanto nos falta nos dias atuais. As massas são elaboradas pelos chefs e empresários Luiz Henrique Moreira e Emanuelle Ruediger Baron, assim como os molhos e demais pratos do cardápio.

A casa inicialmente tinha 40 lugares e hoje dobrou a capacidade. “Ampliamos, abrindo o segundo piso logo no início, foi uma necessidade, pois quando a casa lotava os clientes aguardavam muito tempo na fila de espera”, ressalta Emanuelle.

Com um menu diferenciado, o cardápio conta com entradas, saladas, massas e pratos com carne. O grande diferencial é que aqui o cliente monta seu prato, escolhendo a massa e o molho. “Queremos oferecer muito mais do que uma refeição, e sim uma experiência gastronômica”, complementa. Além disso, o restaurante conta com opção de delivery e retirada no balcão.

O restaurante conta ainda com drinks diferenciados e uma carta de vinhos selecionada “a dedo” pelos empresários.

Curiosidade

Você sabe de onde vem o nome do restaurante? Melanzane, que no italiano significa berinjelas, foi o nome escolhido para o restaurante. A explicação? É simples: “Nós amamos berinjela e achamos um ingrediente muito versátil”, afirma a empresária.

“É um nome de fácil leitura, não é um italiano complicado. Tanto que nosso cardápio não tem muitos nomes em italiano para ser de fácil compreensão”, ressalta.

História da casa

“Sabe quando a casa encontra a gente? Foi mais ou menos assim”, comenta Emanuelle, ao falar da atmosfera que a casa onde está o restaurante, transmite. O espaço do Melanzane é uma casa de 1929, construída pelo senhor Max Mayr, quando chegou da Alemanha. Ele veio para o Brasil com 18 anos e, antes de chegar onde seria Rio do Sul, fez abrigo para os imigrantes que chegavam da Alemanha em Blumenau e lecionou na Escola Alemã em Itajaí.

“Quando Walkiria Duwe Mülbert, neta do senhor Max nos disse que ficou feliz que a casa seria um restaurante italiano ficamos com o coração enorme. Agora essa casa cheia de memória será um lugar de muita felicidade, comida e boas lembranças”, afirmam. 

Sobre os empresários

Luiz Henrique, 26 anos, natural de Minas Gerais veio para Santa Catarina realizar seu sonho de ser chef do seu próprio restaurante. Formou-se no curso de gastronomia na Univali em 2018 e então foi para a Itália aprimorar suas habilidades na área absorvendo tudo o que esse país incrível em forma de bota tem a oferecer.

Emanuelle, 26 anos, natural de Curitiba, mas há 23 anos reside na cidade de Rio do Sul. Desde criança a gastronomia se fez presente em sua vida, com influência dos pais que são ótimos cozinheiros. Cursou gastronomia na Univali e se formou em 2018 também. Grande defensora da alimentação saudável não industrializada, busca ingredientes selecionados e de qualidade sempre prezando a sustentabilidade e sazonalidade dos alimentos. Na Itália seu foco foi aprender sobre os azeites e os vinhos, trazendo na bagagem um pouco mais sobre esses elementos chaves para a boa comida e experiência italiana.

Contatos:

Telefone: (47) 3521-5246

WhatsApp: (47) 98474-0632

Instagram: @restaurante.melanzane

Facebook: Melanzane - Cozinha Italiana

Atendimento: Segunda a sábado - 18h30 às 23h

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!