NegóciosJovens Empreendedores

Jairo Zanis: empresário aposta na venda de pratas e se consolida no Alto Vale

Jairo Zanis: empresário aposta na venda de pratas e se consolida no Alto Vale

Jairo Zanis, de apenas 35 anos, começou a trabalhar no ramo de relojoaria em 2004 em Lauretino/SC. Após dois anos recebeu a proposta para trabalhar na Relojoaria Cristal, em Rio do Sul/SC, na qual ganhou muita experiência e conheceu várias pessoas.

Nesta época o auge eram correntes de prata, porém, elas não eram vendidas na relojoaria na qual Jairo trabalhava. “Em contato com fornecedores, comecei a comprar para uso pessoal. Meus amigos achavam as correntes bonitas e pediam para eu comprar para eles. Foi assim que comecei a empreender”, relembra. Comprando através de fornecedores, Jairo revendia aos amigos nas horas vagas e, com o tempo, percebeu que era possível se dedicar apenas às vendas de pratas.

“Aos 22 anos saí da loja e comecei a trabalhar com essa venda de porta em porta. Convidei um amigo para me ajudar, o Denis, e juntos começamos as vendas”. Jairo montou um escritório na sala da casa dos pais, no qual atendia fornecedores e clientes. “Na época minha mãe me achou doido de largar um emprego estável para me arriscar”, relembra.

Mas, os negócios decolaram e em 2009 Jairo inaugurou a Pratas Zanis, em Laurentino. Com pouca mercadoria, mas muita vontade de fazer as coisas acontecerem, ele arriscou. “Comecei com 30 óculos, uns 15 relógios e apenas prataria. Lembro que pedi ao marceneiro para fazer os expositores bem espaçados, para não parecer que tinha pouca mercadoria”, comenta.

O SUCESSO

Em apenas um ano o jovem empreendedor já sentiu necessidade de mudar de local e ampliou a loja, fornecendo também joias folheadas a ouro. “Mesmo com o crescimento da loja e os negócios dando certo, nunca aumentei ou mudei meu estilo de vida. Sempre reinvestia tudo o que ganhava”, ressalta.

Com os negócios indo bem, Jairo enfrentou um grande desafio: foram atingidos pela enchente e perderam todos os móveis. Sem dinheiro para investir, restauraram o mobiliário para poder continuar. “Foi difícil, pois era meu começo. Mas sempre demos um jeito”.

O amigo e vendedor Denis continuou trabalhando com vendas de porta em porta e, atualmente, é responsável por grande parte do lucro da empresa.

DESAFIO

Com a loja estabilizada, Jairo enfrentou um novo desafio e comprou a Relojoias, no Centro de Rio do Sul. De acordo com o empresário, a negociação não foi fácil. “Tudo aconteceu por acaso. Um vendedor me falou que a loja estava à venda, conversei com os antigos proprietários e eles me fizeram uma proposta que estava muito longe da minha realidade”, relembra. O jovem empresário ficou alguns dias pensando e fez uma contraproposta, que foi aceita.

Em julho de 2018 ele assumiu a empresa. “As dificuldades foram grandes. Muitos funcionários saíram, pois não se adaptaram com a minha filosofia de negócio e as despesas foram altas. Ainda estamos no processo de adaptação, mas foi um grande negócio”, complementa. Atualmente as lojas de Laurentino e Rio do Sul vendem os mesmos produtos, com semijoias, peças em ouro, folheadas, relógios, ótica e perfumaria.

NOVO MERCADO

Em 2014 Jairo investiu na venda de troféus pela internet, atendendo principalmente prefeituras. O negócio deu certo por um tempo, mas em 2016 ele paralisou as vendas. Porém, um ano depois começou a ser procurado por alguns clientes, para aquisição de troféus da Taça Libertadores, quando o Grêmio ganhou a copa. “Eu tinha alguns troféus disponíveis na internet, mas não estava mais vendendo. Porém, quando começaram a me pedir as réplicas eu senti que a oportunidade estava batendo na minha porta e eu estava jogando fora”, ressalta. Jairo contatou o fornecedor e passou a produzir mais peças. Em 2019 as vendas aumentaram com a conquista do Flamengo e, atualmente o empresário também se dedica a vendas de troféus pela internet.

No site Réplica Libertadores e através do Mercado Livre, os clientes podem adquirir os troféus. “É uma venda totalmente diferente do varejo. A margem na loja é apertada e o investimento alto. Nos troféus tenho estoque reduzido e margem de lucro maior”, destaca.  As vendas pela internet não são um desafio, tendo em vista que Jairo já vendia muitos produtos para todo o Brasil, através do canal no Youtube, no qual dá dicas sobre o ramo de ótica e relojoaria.

VIDA PESSOAL

Jairo concluiu o ensino médio em Laurentino/SC e é técnico em ótica. Ele está sempre pronto para novos desafios e este ano começou a cursar Economia. “No ano passado eu estava muito bem em Laurentino, meu fluxo de caixa era ótimo, e quando vim para cá [Relojoias] me coloquei em outra situação. Assumi uma dívida, reformei a loja, coloquei mercadoria, meu fluxo de caixa morreu. E precisei me reinventar e comecei a estudar o mercado financeiro”.

Com isso, ao concluir o curso o jovem empreendedor pretende abrir um escritório de assessoria de investimentos.

Atualmente, a esposa Samara é responsável pelas compras nas duas lojas. “Ela me ajuda muito, pois entende e gosta muito do ramo”, afirma.  Os dois são pais do Benjamin, de três anos, que é a grande paixão do empresário. “Tive uma vida melhor que a dos meus pais e tento fazer com que a do meu filho seja ainda melhor. Quero ensinar valores e que meu filho aprenda com meu exemplo”.

Como hobby o empresário tem o futebol. Ele se orgulha ao contar que já jogou no estádio do Morumbi com ex-jogadores do São Paulo. Também é fã de política e tem como pretensão concorrer a um cargo no executivo em Laurentino. “Gosto de política desde pequeno. Sempre fui uma criança diferente, aos 12 anos assistia propaganda política, de São Paulo. Sou Bolsonarista e acompanho o presidente há muito tempo”.

Jairo também faz parte da diretoria da CDL de Laurentino, na qual já foi presidente, e é atual presidente da Associação de Animais de Laurentino. “Fizemos um trabalho excelente nos três anos que estou há frente, castrando mais de mil animais”.

O jovem empresário está sempre envolvido com o comércio e garante ser uma metamorfose ambulante. “Não tenho problema em mudar de opinião. Me considero uma pessoa em constante evolução e sempre disposto a aprender”, finaliza.

Instagram: zanisjoias

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!