Fortalecer a integração do ecossistema de tecnologia catarinense e capacitar talentos são prioridades da nova diretoria da ACATE

Iomani Engelmann assume a presidência a partir de 1º de junho

Fortalecer a integração do ecossistema de tecnologia catarinense e capacitar talentos são prioridades da nova diretoria da ACATE

Iomani Engelmann assume a presidência a partir de 1º de junho

Representantes das empresas que integram a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) elegeram em assembleia remota nesta quarta-feira, 20  de maio,  a nova diretoria para o biênio 2020-2022. Iomani Engelmann, sócio-fundador e atual diretor de marketing e novos negócios da Pixeon, assume a presidência no dia 1º de junho e a entidade passa a contar com seis vice-presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto (Parmais), VP de Finanças; Arthur Medeiros Nunes (PlotKids), VP de Ecossistema; Diego Brites Ramos (Teltec), VP de Relacionamento; Henrique Marcos Fava Bilbao (Ezok), VP de Marketing; Moacir Antonio Marafon (Softplan), VP de Talentos; e Nelissa Gevaerd Colossi Branco (Softecsul), VP de Integração. 

A nova gestão chega com o  desafio de renovação e continuidade ao projeto de integração regional do ecossistema,  o que se reflete na composição da diretoria e conselho deliberativo com representantes de todas as regiões do estado. Além disso, fundadores de empresas de todos os portes integram a diretoria e o conselho, trazendo a vivência de toda a jornada do empreendedor para a gestão da ACATE. Um dos grandes objetivos da entidade para os próximos anos é atuar em conjunto com os governos municipais, estadual e federal na criação e aprimoramento de políticas públicas para o desenvolvimento do setor, assim como na formação contínua e consistente de profissionais de tecnologia.

Engelmann conhece muito bem a ACATE. Sua empresa, a Pixeon, nasceu dentro da incubadora da instituição com o Sebrae-SC, o MIDITEC, e hoje a companhia é uma das referências no país no segmento da saúde. Além disso, ele era vice-presidente de Negócios da associação na última gestão, e promete dar continuidade ao trabalho iniciado. “Temos ciência da importância e relevância que o ecossistema catarinense de tecnologia e inovação ganhou para o país nos últimos anos, sob a liderança e referência da ACATE enquanto entidade. Queremos seguir promovendo com melhoria contínua ações para consolidar este ambiente ainda mais, inclusive com uma visão cada vez mais global”, afirma Engelmann. A entidade, segundo o presidente eleito, seguirá sensível ao atual momento econômico e social que o país e o mundo estão vivendo, reforçando suas ações para que a retomada aconteça de forma sustentável e com a tecnologia sendo protagonista da transformação digital de diversos setores.

A assembleia online também apresentou os principais indicadores da entidade e colocou em votação a as contas do exercício de 2019. O atual presidente, Daniel Leipnitz, esteve à frente da entidade nos últimos quatro anos e continuará atuando na ACATE como integrante do Conselho Deliberativo. Dentre as ações de destaque do seu período, Daniel citou a integração e a união do setor, com a unificação de atividades em vários polos regionais; a criação do LinkLab, espaço de inovação aberta que aproxima médias e grandes empresas a startups; e a expansão para além de Santa Catarina, com a abertura de escritórios em São Paulo e nos Estados Unidos. 

“É importante uma oxigenação na gestão, e acredito que o principal legado que deixo é a integração e união do ecossistema. Não tenho dúvidas de que ações com este objetivo continuarão a ocorrer, especialmente pela diversidade de nomes eleitos”, destacou Leipnitz. 

A nova gestão assume a partir do dia 1º de junho em meio aos desafios da crise causada pela pandemia do coronavírus. Uma das últimas iniciativas da gestão de Leipnitz foi justamente o lançamento de um plano de ação para auxiliar as associadas neste momento de retração, que seguirá sendo prioridade para a nova diretoria. No mês de junho, a entidade divulga também o ACATE Tech Report que, neste ano, além dos principais dados do ecossistema catarinense, vai apresentar os resultados da pesquisa realizada entre os associados sobre os impactos da crise sanitária e econômica nas empresas catarinenses de tecnologia. 

DIRETORIA ESTATUTÁRIA

Presidente: Iomani Engelmann Gomes (Pixeon) Florianópolis

Vice-presidente de Finanças: Annalisa Blando Dal Zotto (Parmais) Florianópolis

Vice-presidente de Ecossistema: Arthur Medeiros Nunes (PlotKids) Florianópolis

Vice-presidente de Relacionamento: Diego Brites Ramos (Teltec) Florianópolis

Vice-presidente de Marketing: Henrique Marcos Fava Bilbao (Ezok) Blumenau

Vice-presidente de Talentos: Moacir Antonio Marafon (Softplan) Florianópolis

Vice-presidente de Integração: Nelissa Gevaerd Colossi Branco (Softecsul) Lages

CONSELHO DELIBERATIVO

Alexandre d‘Avila da Cunha (Cebra) Florianópolis

André Krummenauer (Involves) Florianópolis

Claudio Roberto Grando (Audaces) Florianópolis

Daniel dos Santos Leipnitz (Visto Sistemas) Florianópolis

Darlan Segalin (Amplimed) Chapecó

Edenir Silva (Grupo Nexxera) Florianópolis

Fábio Beal (Kiper) Florianópolis

Fernanda Maria Barreto Bornhausen (SocialGood Brasil)Florianópolis 

Jorge José Cenci (Senior) Blumenau

José Rizzo Hahn Filho (Pollux) Joinville

Nadine Heisler Wassmer (Domlexia) Florianópolis

Rui Luiz Gonçalves (AltoQi) Florianópolis

Tiago Alexandre Vailati (Hiper) Florianópolis

CONSELHO FISCAL

Membros efetivo

Guilherme Domingos Ferla Junior (Grupo DOT) Florianópolis

Marcos Luiz Marchezan (Instituto Stela) Florianópolis

Sergio de Lima Viola (Jexperts) Florianópolis

Membros suplente

David Mauricio Escobar Gomez (4C) Joinville

Maristela Franco Paes Leme Pinheiro (NPU) Florianópolis

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!