Cozinhas integradas são realidade e ganham diferentes configurações no layout do lar

Casa dos Pássaros - Crédito: Lio Simas

Cozinhas integradas são realidade e ganham diferentes configurações no layout do lar

Na mostra CASACOR SC 2021 os profissionais revelam nos projetos algumas possibilidades para este ambiente considerado o coração da casa

Que a cozinha assumiu há um bom tempo lugar de destaque na paginação dos lares não é novidade. Muitos até dizem que ela é o coração da casa. Talvez por isso tenha se transformado em uma das principais áreas de convívio. Mais do que um simples local para o ato de cozinhar e preparar as refeições, a cozinha se tornou o espaço preferido para a realização de recepções e confraternizações informais entre amigos e familiares.

Uma mudança, quase sem volta, é a abertura deste ambiente para as demais áreas sociais. Característica que aparece em vários projetos apresentados na CASACOR Santa Catarina 2021 em Florianópolis. Na mostra que ocorre  nas instalações do Espaço + UM até o dia 29 de agosto, o público pode visualizar exemplos de configurações propostas pelos profissionais para a cozinha, a partir de soluções que atendem aos diferentes anseios dos usuários

Na criação da Casa Yugen, Gabriel Bordin fez da cozinha uma extensão do living. A ilha central no formato orgânico - desenho do escritório - fortalece a integração entre os ambientes de convivência. O tampo de bases vazadas facilita o acesso ao móvel por todos os lados. “Além de ser uma ilha funcional que agrega toda a parte molhada de cuba, calha escorredora, e  acomodar gavetas na parte interna, funciona ainda como uma mesa, que pode ser acessada por qualquer um dos lados”, pontua o arquiteto.

A opção foi por um layout triangular entre a área quente do fogão, a geladeira e a pia, o que favorece o espaço de trabalho. A parte de trás é limpa, clean, tendo o branco como plano de fundo. O mobiliário, as prateleiras, o cooktop, tudo é branco. Até a coifa foi mimetizada no painel, revestida de MDF na mesma cor. Na lateral, as portas eclipse da mobília planejada escondem tanto o despenseiro ou louceiro quanto a área do forno. O móvel pode estar aberto, com tudo visível e bem à mão, ou fechado, conforme a necessidade, o que confere um cenário mais minimalista.

Com foco naquele tipo de anfitrião que gosta de receber com conforto e praticidade surgiu o projeto da cozinha da Casa Pormade, ambiente assinado por quatro profissionais, dois casais: Fabio Vitorino e Laís Forte, e Lucas Vitorino e Chara Kokowise. No cenário, a generosa bancada retangular com ilha de serviço é o centro das atenções.  

“Optamos pelo design da bancada sem desnível, uma tendência. Toda ela tem a mesma altura, inclusive o nicho das banquetas, ficando mais convidativa para o convívio com outras pessoas”, destaca Fabio.

Funcionalidade é a máxima na cozinha apresentada pela arquiteta Mariana Pesca dentro do projeto do Cosmopolitan Loft. “Eu mostro um espaço minimalista, com eletrodomésticos dentro dos armários, o que deixa o ambiente sem cara de cozinha, mas com todas as funções que a pessoa precisa”, explica. Segundo a profissional, geladeira, refrigerador e fornos embutidos no desenho do mobiliário não são mais novidade, mas a opção de camuflar os equipamentos ainda chama a atenção principalmente quando se tem a integração dos ambientes, como é o exemplo do loft criado por ela na mostra. O cooktop por indução, por exemplo, é uma solução quando não dá para puxar o gás. No espaço, a arquiteta também usou cuba com torneira embutida, ou seja, não fica aparente. Tem ainda a calha úmida, o que evita a necessidade de se ter um escorredor sobre a bancada.

Cozinhas personalizadas valorizam elementos naturais

Em vez de uma ilha centralizada e torres de eletros, na Casa dos Pássaros, criação de Tufi Mousse, a imponente mesa de tauari - que serve tanto o café quanto o jantar, inclusive com a disposição de poltronas e cadeiras - é abraçada pela marcenaria em U. A versão do mobiliário na horizontal é alinhada a partir de balcões com portas em acabamento mais natural, de ripas de carvalho. A bancada em pedra valoriza as imperfeições do material.

“Esta horizontalidade tem um quê de antigo, que na proposta da cozinha trouxemos para a atualidade, destacando a materialidade dos revestimentos”, ressalta Tufi.

No Loft Naturalle, a mesa foi o ponto de partida, elemento central do projeto assinado por Michael Zanghelini. Construída com tampo de mármore branco - pedra exclusiva - e dois pés - um revestido com ripas de MDF (o mesmo usado em toda a mobília sob medida) e outro feito de tora de madeira -, a peça destaca um design orgânico - criação do arquiteto. O desenho tem continuidade na ilha com cooktop e queimador a gás, que é um pouco mais alta, e demarcada pela coifa de teto.

Na área molhada que acopla cuba e escorredor, em uma das laterais da mesa, o bloco de mármore vai além da bancada. Ele sobe as paredes e invade o interior do armário inteligente, feito de metal e vidro canelado, com abertura, fechamento e iluminação por comando de voz.

“É uma cozinha gourmetizada, com equipamentos ocultos no mobiliário, e funcional ao mesmo tempo, onde valorizamos questões afetivas e ancestrais no uso dos materiais”, destaca Michael.

Como o espaço foi pensado para uma pessoa que gosta de receber, mas também trabalha em casa, a mesa - composta com as cadeiras Olga, estofadas estruturadas em madeira tauari -  pode servir para reuniões virtuais em home office, com fundo de biblioteca - na lateral oposta à bancada da pia - que expõe também uma galeria de arte e peças de valor afetivo.

No Loft 2021, da arquiteta Fernanda Eicke, a cozinha traz uma proposta pensada para que o espaço seja palco de encontros. Por isso, segundo a profissional, o motivo de uma ilha com mesa redonda, por ser mais aconchegante, menos formal, decoração pontual, porém,  útil para o dia a dia. A composição que destaca o mármore em tons de verde, branco e preto, o Quartzito Gaia, é da região da Bahia. “Os trechos mais claros são cristais de quartzo translúcidos. O acabamento escovado na mesa e ilha permite sentir as rugosidades da pedra ao toque, uma experiência natural, prazerosa e multissensorial”, explica a arquiteta.

Além da bancada de preparo, o ambiente conta ainda com despensa, armários para as louças e um bar com direito à adega e frigobar. Eletrodomésticos ocultos deixam a cozinha mais clean e atemporal, uma vez que não são usados em tempo integral. 

“É uma cozinha compacta, mas super funcional em termos de distribuição. Com cores confortáveis para o dia e a noite”, finaliza Fernanda.

Fornecedores cotistas das cozinhas citadas na matéria:

Casa Yugen - Florense e Deca

Casa Pormade - Deca, Elettromec e Moad Home

Cosmopolitan Loft - Deca. 4 Elementos e Bontempo Florianópolis

Casa dos Pássaros - Deca, Florense e Woodler & DNA Francisca

Loft Naturalle - Deca, Elettromec, Ornamento Pedras e Superfícies, Roque Kremer Móveis e Madeiras, Space Móveis,  Studio Ambientes, Sudati MDF

Loft 2021 - Quality Marcenaria e 4 Elementos

PATROCINADORES CASACOR / SANTA CATARINA 2021

Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SCGás, Unifique, SETUR, Favretto, SEVEG.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO:

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando: 18 de julho a 29 de agosto

Local: Espaço + UM - Rodovia SC-401, nº 6977, Florianópolis

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.br 

Ingressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com

Luciana de Moraes

jornalista e videógrafa

+55 (48) 9982-5750

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!