Uma pequena cidade litorânea de colonização açoriana com 60 mil habitantes e perto de importantes centros industriais e de líderes em valorização imobiliária do Brasil vem se tornando o novo epicentro do sonho imobiliário e um alvo para investimentos atrativos e rentáveis. Tijucas, no litoral catarinense, que deve crescer 66% nos próximos 10 anos, já registra valorização média de até 30% ao ano.
Com projeções demográficas que apontam para uma estagnação e até encolhimento populacional do Brasil (IBGE), um pequeno município no litoral de Santa Catarina surge como um oásis de crescimento, qualidade de vida e prosperidade. Tijucas, estrategicamente posicionada entre os líderes em valorização imobiliária do Brasil, como Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis, e perto de centros de negócios e industriais, desponta como o novo "tesouro imobiliário", e já registra índices surpreendentes de crescimento.
A estimativa da prefeitura de Tijucas é saltar dos atuais 60 mil para 100 mil habitantes em apenas uma década. Esse crescimento contrasta com a tendência nacional projetada pelo IBGE de que o Brasil caminha para encolher em população a partir de 2042. Porém, se alinha à dinâmica de Santa Catarina, que, segundo dados do Censo e projeções estaduais, recebeu o maior saldo migratório do país entre 2017 e 2022, e deve ganhar 2,3 milhões de novos moradores até 2070. A receita para essa migração em massa? Baixa taxa de desemprego, segurança e uma localização privilegiada, além de belezas naturais e qualidade de vida.
O avanço também é impulsionado por investimentos em infraestrutura, mobilidade e novos projetos urbanísticos. O estado virou destino de milhares de brasileiros que deixam centros urbanos mais caros e saturados.
Em Tijucas, o destaque é o lançamento do Rio Parque, grandioso bairro planejado de alto padrão da Novo Ambiente Urbanismo, com mais de 460 mil metros quadrados e projeto que é um modelo de integração entre moradia e natureza. Além da estrutura, traz um grande diferencial que impacta em alta valorização: um parque linear às margens dos rios. Foi pensado para atender à nova demanda por moradia com infraestrutura moderna, ruas arborizadas, cabeamento subterrâneo e soluções inovadoras para drenagem.
“O Brasil está vivendo um novo ciclo de urbanização, com as pessoas buscando cidades menores, afastadas do agito dos centros urbanos e dos arranha-céus, porém, bem localizadas, que gerem fácil acesso a esses destinos, e com qualidade de vida. Tijucas reúne exatamente essas características e, por isso, é um verdadeiro “tesouro” tanto para moradia quanto para excelentes investimentos. Um apelo forte de Tijucas reside na sua capacidade de oferecer “o melhor de dois mundos”. A proximidade com importantes indústrias, centros de turismo e urbanos garante mobilidade fácil e acesso a serviços e variedade de lazer. Ao mesmo tempo, a cidade mantém a tranquilidade e a qualidade de vida que os grandes centros urbanos já não conseguem proporcionar. Essa dualidade, que permite estar "perto, porém, longe da agitação", é um diferencial valioso. Tijucas é uma das últimas fronteiras de valorização com excelente relação custo benefício no litoral”, afirma Ricardo Laus, fundador da Novo Ambiente Urbanismo. Com mais de 20 anos de atuação no setor, Laus estima uma valorização média de até 30% ao ano em bairros planejados da cidade.
O movimento também é amparado por ações públicas. Em abril, foi aprovado o novo Plano de Mobilidade Urbana, que estabelece diretrizes para um crescimento sustentável e conectado, priorizando pedestres, ciclistas e a integração entre transporte e uso do solo. Além disso, a prefeitura já protocolou o licenciamento ambiental para obras de dragagem na foz do Rio Tijucas, iniciativa aguardada há mais de 20 anos e que pode destravar o potencial náutico e turístico da cidade.
Com o aumento da procura por imóveis fora dos grandes centros e uma nova mentalidade de moradia pós-pandemia, Tijucas vem se consolidando como alternativa viável para morar ou investir. A tendência é reforçada por um estudo do Datafolha que aponta que 28% dos brasileiros querem se mudar em 2025, priorizando bairros planejados, segurança, áreas verdes e qualidade de vida.
“É o momento de olhar para Tijucas. A cidade tem todos os elementos que transformam um lugar charmoso e acolhedor em um polo de desenvolvimento: localização estratégica, natureza exuberante, novos projetos e uma população que cresce em busca de bem-estar. Esse é o tipo de crescimento que vale a pena”, conclui Laus.
Sobre a Novo Ambiente Urbanismo
A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.
www.novoambienteurbanismo.com