Empresário brasileiro transforma fisiculturismo em megaeventos e impulsiona mercado de R$ 3 bilhões

Emerson Alberton, que é um dos coordenadores da MuscleContest no Brasil, braço da principal liga global (NPC IFBB Pro League), adota padrões de produção de shows internacionais. A estratégia de entretenimento aliada aos talentos do país no esporte elevaram o Brasil ao posto de 2º maior mercado mundial da modalidade. Em 2025 a empresa investiu cerca de R$ 2 milhões em produção no estado de Santa Catarina e reuniu mais de 2 mil atletas.
O Brasil se tornou o segundo maior mercado de eventos de fisiculturismo no mundo, atrás apenas dos EUA, com movimentação de cerca de R$ 3 bilhões por ano, segundo dados do setor. Além dos talentos no país, esse crescimento também é resultado de uma estratégia empresarial que migrou o esporte de nicho para o entretenimento de massa criando uma cultura nacional.

Emerson Alberton, diretor de marketing da MuscleContest no Brasil, braço da principal liga global (NPC IFBB Pro League), adota padrões de produção de shows internacionais. A estratégia de entretenimento aliada aos talentos do país no esporte elevaram o Brasil ao posto de 2º maior mercado mundial da modalidade. Em 2025 a empresa investiu cerca de R$ 2 milhões em produção no estado de Santa Catarina e reuniu mais de 2 mil atletas.
A base é brasileira, mas a produção é de megaevento global. A inovação de Alberton foi aplicar a linguagem de grandes turnês internacionais ao fisiculturismo, o que elevou a percepção de valor e o público. Os campeonatos, Horsepower Show, Eduardo Correa Classic, Sardinha Classic e Sul Brasileiro, realizados na renomada casa de shows Maria’s (em Camboriú, SC), adotaram o padrão de máxima excelência de produção com participação de profissionais ( Rafael horn) que já atuaram em eventos como os de Paul McCartney e David Guetta, com palcos, painéis de LED e luzes coreografadas, conforme explicado pelo empresário.

Cerca de 60% da plateia não tinha ligação direta com o fisiculturismo, mas foi atraída pela qualidade da produção e pela experiência de entretenimento. “Quando a experiência é comparável a um grande show, o fisiculturismo deixa de ser visto como algo exótico e passa a ser respeitado e entendido como esporte de alto rendimento,” comenta Emerson Alberton.
A profissionalização das etapas é o que garantiu a escalabilidade do negócio. A global MuscleContest, que realizou 256 eventos em 2025, projeta 300 campeonatos em 2026 no Brasil e na América do Sul.
O Grupo SC Fitness, com base catarinense, que coordena a marca global no Brasil, já prepara os próximos passos, incluindo o desenvolvimento de um novo palco totalmente em LED, com formatos inéditos, e visa consolidar Santa Catarina como hub de grandes campeonatos.

Visão empreendedora
A trajetória de Emerson no fisiculturismo começou há mais de duas décadas, quando ele vivia os bastidores de campeonatos ao lado de amigos atletas. Da atuação operacional em federações locais, ele passou a diretor na MuscleContest, a maior e mais respeitada organização global do setor. A marca é a responsável pela concessão do cobiçado "Cartão Profissional" (Pro Card), passaporte para que atletas possam conquistar a chance de competir na finalíssima mundial. O Mr. Olympia, a etapa final, é o principal e mais prestigiado concurso de fisiculturismo profissional do mundo, ou seja, é o evento que define a liderança global da modalidade, geralmente realizado nos EUA.
“Profissionalizar cada etapa, do palco ao relacionamento com patrocinadores, é o que garante que o atleta e o público tenham uma experiência de liga mundial”, afirma.
“O Brasil tem talento, público e marcas para ser a maior potência do fisiculturismo no mundo. Se continuarmos a elevar o nível dos eventos, respeitar o atleta e entregar espetáculo para quem está na plateia, seguiremos exatamente o padrão estabelecido por Tamer El Guindy, ex-atleta profissional, referência internacional na NPC IFBB Pro League e responsável por transformar campeonatos em verdadeiros megaeventos. Esse modelo que ele trouxe ao país mudou a forma como o público se relaciona com o esporte. Santa Catarina e o Brasil inteiro ainda têm muito espaço para seguir revelando campeões dentro e fora do palco”, conclui Alberton.
Sobre a SC Fitness
A SC Fitness é uma das principais organizadoras de eventos esportivos do Brasil, com foco em campeonatos de fisiculturismo, feiras fitness e ações voltadas ao universo da performance, nutrição e bem-estar. Com sede em Santa Catarina, a produtora é responsável por eventos como o Sardinha Classic e o Eduardo Corrêa Classic, que vêm ganhando destaque nacional e internacional. Além de promover competições qualificatórias reconhecidas pela NPC Worldwide, a SC Fitness se consolida como plataforma de visibilidade para atletas, marcas e profissionais do setor.
Revista Sucesso SA