Life & HomeEducação & Cultura

Cia Cobaia Cênica vence em quatro categorias do Prêmio Cenym de Teatro

Cia Cobaia Cênica vence em quatro categorias do Prêmio Cenym de Teatro

Grupo de Rio do Sul foi destaque como Melhor Companhia de Teatro e prêmio pelo espetáculo Benjamim

O teatro rio-sulense foi destaque no 20º Anual Prêmio Cenym. A Cia Artística Cobaia Cênica recebeu o prêmio de Melhor Companhia de Teatro, além dos destaques de Melhor Qualidade Artística, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção com Passa o tempo, todos estes pelo espetáculo Benjamim – Filho da felicidade. O anúncio dos vencedores da premiação nacional foi feito dia 24 de novembro e de forma on-line.

A Cobaia Cênica é uma companhia criada em Rio do Sul no ano de 2010, a partir de trabalhos iniciados na Fundação Cultural. O grupo trabalha com o estudo, pesquisa e experimentações do fazer teatral, além de projetos culturais de montagem e formação artística. A companhia é formada por Samuel Paes de Luna (ator, diretor e produtor), Thiago Becker (ator e diretor), Ana Cristina Gaebler (atriz, diretora e produtora), Karoline Zambon (atriz e publicitária) e Rodrigo Fronza (músico e compositor de trilhas sonoras). Informações: www.cobaiacenica.com.br.

O prêmio nacional

O Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, também promovido como Cenym, Cenyms ou Prêmio Cenym, é uma honraria entregue pela ATEB - Academia de Artes no Teatro do Brasil, em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. É concedido anualmente através do voto do grupo de membros da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, críticos e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o país.

O Cenym foi iniciado como um evento local em 2001, em Sergipe, quando o ator, diretor, produtor, roteirista e crítico de teatro, Tom Williamson, teve a ideia de criar o prêmio como forma de incentivo para os artistas locais. Em 2007, ele decidiu ampliar o prêmio para todo o país e então surgiu a ideia de criar uma Academia e reunir membros para votar e definir os indicados e vencedores de cada edição, no entanto, a premiação permaneceu com o formato local até 2010, quando passou a ser apresentada pela ATEB e se tornou oficialmente uma premiação nacional.

A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre tradicionalmente em novembro, celebrando as melhores realizações técnicas e artísticas do ano em 30 categorias. Conheça os vencedores: https://www.cenyms.com/

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!