Anna Maya fez um resgate das suas referências em arquitetura, arte e história para criar a Sala Íntima da Arquiteta

Sala Íntima da Arquiteta - Crédito: Fabio Jr. Severo

Anna Maya fez um resgate das suas referências em arquitetura, arte e história para criar a Sala Íntima da Arquiteta

Na 12ª participação na CASACOR / Santa Catarina, a profissional apresenta autenticidade no living composto com home office, um ambiente despojado e confortável

Quando recebeu o convite para participar desta edição da CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis,  Anna Maya logo trouxe a experiência pessoal e profissional para materializar um ambiente que ganhou tanta notoriedade e se tornou tão necessário no contexto atual de pandemia. 

“Vou criar o meu espaço de trabalho em casa”, pensou. Tem a ver com o tema trazido pela mostra catarinense, que instiga os profissionais a traduzirem suas impressões sobre “A casa original”, mas também faz total relação com as vivências de Anna. “O original está na autenticidade do projeto, feito a partir das minhas referências e histórias de vida”, revela. 

Por isso, a ideia de apresentar um living integrado ao home office, com um olhar para o despertar criativo e também para momentos de respiro. Nos generosos 60m² a veterana apresenta a “Sala íntima da Arquiteta” na CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis até o dia 29 de agosto, no Espaço +UM, na SC-401.

Anna tomou como ponto de partida uma base neutra na coloração das paredes e do teto. Predomina na sala o tom que lembra o cimento queimado, puxando mais para a cor Fendi, que mistura - segundo especialistas - tons de concreto e cinza-esverdeado. “Optei por usar esta cor, por ser elegante, clean e que, neste lançamento da Coral Tintas, ganhou um sutil efeito cintilante”, pontua a arquiteta.

O piso, que remete à combinação entre a pedra natural e o concreto, aqui interpretados em porcelanato de 1.20m x 1.20m, da Portobello, dão unicidade à proposta de neutralidade desejada pela profissional. O mobiliário solto e de design contemporâneo - selecionado junto à Moad Home - segue a mesma linha, porém, destacando os tons de nude e off-white.

Móveis e objetos personalizados imprimem originalidade à Sala íntima

À primeira vista, ao entrar no espaço, atrai o olhar a marcenaria que veste uma parede lateral inteira. Desenho da arquiteta, o móvel feito com ripas de madeira natural Tauari, é resultante de manejo sustentável. Outra peça singular é a mesa do escritório, com um tampo feito a partir de uma tora de Imbuia, e pés em acrílico. A madeira é 100% resíduo encontrado na natureza, que foi ressignificado e transformado em uma obra de arte funcional e estética.

O tapete, que demarca quase todo o espaço, também foi produzido especialmente para compor o cenário. Inspirado nos tons do pôr do sol, traz vitalidade com uma pincelada de cor. 

Quem conhece e acompanha o trabalho de Anna Maya sabe que as bolas - elemento geométrico circular - são marca registrada, quase que uma assinatura nos projetos da arquiteta. Na Sala Íntima elas não poderiam faltar. Aparecem em diferentes soluções, nos nichos do painel feito de ripas - onde de um lado servem de apoio para o home office e, do outro, abriga uma lareira ecológica - no teto, com iluminação embutida ou com uma abordagem mais escultural, nos tecidos e nas obras exclusivas, feitas uma a uma, para compor a ambientação. 

Valorizam toda a produção do espaço o uso da iluminação, totalmente automatizada e pontual para possibilitar efeitos variados de acordo com a necessidade do momento, e também as plantas naturais, tanto dentro quanto fora do ambiente, ocupando a varanda que funciona como uma extensão da Sala Íntima. O verde com suas cores e texturas variadas refrescam e arrematam com muita tropicalidade.

A arte da colagem transforma o espaço com significado

“Casa Original” também tem a ver com inovar, mostrar algo diferente, segundo Anna Maya. No quesito arte, desta vez, a profissional apostou em uma manifestação artística não tão usual em mostras de decoração, mas que nos últimos anos têm ganhado maior visibilidade.

Atrás da mesa do escritório, destaque para as 18 colagens criadas pela artista visual Vanda Kair, natural de Tubarão, e que hoje reside na Capital.

A colagem é uma técnica artística que tem por base cortar e colar diversas imagens independentes e que, após a montagem no espaço destinado à elas, cria uma obra única e muitas vezes com toques surrealistas. Aliás, este recurso foi iniciado por Picasso, que durante o cubismo inseriu outros materiais nas obras.

A partir do briefing recebido foi desenvolvida uma série especial de colagens com as referências de arte, arquitetura e história, assuntos que a arquiteta tem paixão e estuda há muito tempo, durante suas viagens à Europa. Estes estudos, aliás, muitas das vezes, serviram de inspiração para os projetos arquitetônicos desenvolvidos por Anna e que também aparecem nas obras. O uso das bolas é um deles, tão presente na arquitetura  medieval.

Cada colagem no tamanho 40cm x 40 cm, com base em papel de fibra de algodão de 340 gramas, foi emoldura em placas de vidro. Dispostas de forma simétrica, elas formaram uma parede de imagem cheia de significado para a arquiteta. 

“A base das colagens foram as fotografias do fotógrafo Sidney Kair, que junto com as fotografias de viagens da arquiteta formaram o núcleo da obra. Além desse material, foram utilizados recortes de revistas e pesquisas para determinadas peças na colagem. Um trabalho totalmente manual e exclusivo. Cada colagem recebeu vários recortes, algumas com mais de 20 fotografias, e foram finalizadas com aquarela”, explica a artista.

Além das colagens, Vanda ainda criou uma tela em Canvas, na proporção de 1,50m x 2,50m, com técnica mista que une pintura, desenho e colagem. Destaque para as cores, formas e imagens iconográficas da arquitetura europeia, um pedido especial de Anna Maya.

Sobre a arquiteta

Paulistana, Anna Maya é formada pela Universidade Santa Úrsula (RJ) e tem especialização em História da Arte pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Vive em Florianópolis desde 1996, atendendo a clientes de todo o Brasil e do exterior, que adquirem imóveis no território catarinense. Com 11 participações - está será a 12ª - na CASACOR SC e um total de 19 Mostras de Arquitetura e Decoração, a arquiteta também mantém parceria com o escritório italiano "Studio Lauria" para projetos de grande porte e internacionais.

Fornecedores da Sala Íntima da Arquiteta / cotistas CASACOR SC

Moad Home (@moadhome)

Portobello (@portobello)

SC Lareiras (@sclareirasoficial)

Smart Homes (@smarthomesautomacao)

Tintas Coral (@tintascoral)

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!