Life & HomeViagem & Turismo

Alentejo, onde os dias passam mais devagar

Alentejo, onde os dias passam mais devagar

Lindas praias, campos, vinícolas renomadas e edificações históricas em Portugal

A menos de cem quilômetros de Lisboa, inicia-se a vastidão das paisagens alentejanas. Planícies verdejantes com pores do sol mágicos. Mas também praias de areia dourada, natureza exuberante e lagos magníficos.

Cheio de pequenas vilas que parecem saídas de contos de fada, o Alentejo é a maior região portuguesa – e a mais autêntica também. Seu patrimônio histórico, cultural e arquitetônico impressiona: construções que remontam ao período romano, igrejas e castelos medievais e até mesmo resquícios do período pré-histórico se espalham pelos seus 27.000 km2.

Seus pequenos vilarejos e municípios remetem aos contos de fadas, alguns nomeados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, como Elvas, ao Norte da região. Por sua localização, a dinastia portuguesa investiu em edificações militares e, atualmente, essa é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 km e muralhas islâmicas e medievais.

Évora, a maior cidade alentejana, surpreende pelos resquícios das diferentes civilizações que marcam sua arquitetura e riqueza cultural, como a sinistra Capela dos Ossos, herança dos reinados de D. João 2º e D. Manuel 1º. Construções da época da ocupação romana, igrejas e castelos medievais e ruínas pré-históricas estão por todos os lados, além de hotéis luxuosos que dão nova vida a conventos e castelos da Idade Média e locais únicos que preenchem a lista de atrações de lugares como Reguengos de Monsaraz, Portalegre, Marvão e Beja.

Gastronomia

O Alentejo é ainda a meca dos apaixonados por vinhos e gastronomia. A oferta enoturística é vasta e com opções espalhadas por todo o destino. É possível conhecer o processo de produção dos premiados vinhos alentejanos, aprender mais sobre eles e degustá-los em alguma das vinícolas da Rota do Vinho.

Já a gastronomia é um atrativo à parte. Os saborosos pratos são baseados em carne de cordeiro, porco alentejano e lebre, além de peixes e frutos do mar, com temperos como coentro, orégano, salsa e tomilho, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região. O artesanato é uma recordação perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade tem um ofício mais característico, como tapetes e mantas feitos de lã de ovelhas, artigos em cortiça e couro ou peças de vestuário tradicionais.

Ficou interessado em conhecer esse destino? Consulte a Riosul Turismo e saiba mais: (47) 3521 3737 ou riosul@riosul.tur.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!