NegóciosVeículos

Toyota do Brasil suspenderá produção no País por conta da pandemia de coronavírus

Toyota do Brasil suspenderá produção no País por conta da pandemia de coronavírus

Com a aceleração da atual pandemia de coronavírus no Brasil e seu impacto social e econômico, a Toyota atualiza o status de suas operações

Primeiramente, a Toyota oferece suas condolências a todos os que perderam entes queridos em todo o mundo desde o início desta pandemia, bem como se solidariza a quem foi afetado pelo surto de coronavírus. Ao mesmo tempo, expressa sincero respeito aos profissionais de saúde e funcionários do governo que estão trabalhando dia e noite no combate desta pandemia.

Tomamos decisões com base na segurança de nossos funcionários e de outros stakeholders e em consideração às pessoas que atualmente lidam com esse surto, além de seguir as diretrizes das autoridades locais.

Nesse sentido, a Toyota do Brasil informa que suspenderá a produção de suas quatro plantas industriais no País a partir do dia 24 de março com retorno previsto para 06 de abril.

A paralisação se deve no sentido de atenuar os riscos à saúde de seus colaboradores e de seus familiares, evitando ao máximo aglomerações e circulação de pessoas, associada ao quadro de incerteza do mercado brasileiro no curto prazo, além das dificuldades na cadeia logística e de suprimentos, que devem se agravar nas próximas semanas.

As unidades industriais afetadas estão localizadas no Estado de São Paulo. São elas:

- São Bernardo do Campo - produção de peças de reposição e de motores;

- Sorocaba - produção dos modelos Etios e Yaris nas versões hatchback e sedã;

- Indaiatuba - produção do sedã médio Corolla;

- Porto Feliz - produção de motores para os modelos Etios, Yaris e Corolla (motor 2.0L Dynamic Force).

Processos que são importantes para a sociedade, como o fornecimento contínuo de peças de reposição para veículos, incluindo aqueles utilizados por órgãos públicos, continuarão normalmente.

Outras medidas

Desde o início do surto de coronavírus no Brasil, a Toyota já realizou uma série de ações com o intuito de alertar, orientar e atenuar os efeitos da pandemia em seus colaboradores e de seus familiares. Dentre elas, são:

• Guia de Saúde - material explicativo sobre o que é o COVID-19, como é transmitido, quais os sintomas e tratamentos, dicas de higiene etc.;

• Centros de Visitantes - os Centros de Visitantes localizados nas unidades de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Indaiatuba estão fechados até o fim de março. Após esse mês, a situação será avaliada;

• Procedimentos para viagens - viagens em geral devem ser canceladas ou postergadas, bem como a de visitantes de executivos vindos de fora do Brasil;

• Trabalho remoto - a Toyota colocou em trabalho remoto o máximo de colaboradores das áreas administrativas possível, sendo obrigatório para pessoas de grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, portadores de problemas cardíacos, asmáticos, gestantes, com mais de 60 anos e todos os imunocomprometidos.

A Toyota continuará a agir avaliando a situação momento a momento, seguindo as orientações das autoridades locais e, principalmente, colocando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e de seus familiares em primeiro lugar.

A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 6.000 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e http://www.toyota.com.br ou http://www.facebook.com.br/toyotadobrasil.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!