NegóciosEconomia & Negócios

Portonave recebe maior navio operado na costa brasileira

Portonave recebe maior navio operado na costa brasileira

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC) alcançou mais uma marca histórica: receber o maior navio já operado na costa brasileira. O APL Paris, do armador CMA CGM, atracou na Portonave nessa terça-feira (16), na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu.

Com 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), o APL Paris tem capacidade para transportar 10.789 TEUs. Ele atracou no Porto de Navegantes após sair de Caucedo, na República Dominicana. Do complexo portuário catarinense, o porta-container segue viagem para Singapura. Segundo a Portonave, a operação é um “extra call”, já que consiste em uma atracação única na América do Sul, sem linha regular.

Atracação e manobra especial

O APL Paris entrou no canal de acesso ao complexo portuário de proa (frente). A manobra teve início às 12h55min dessa terça-feira e foi finalizada às 14h02min.

Já a manobra de desatracação do navio APL Paris, o maior navio de contêineres que já atracou na costa brasileira, foi acompanhada com atenção nesta quarta-feira. O gigante, com 347,4 metros de comprimento, girou 180o na nova bacia de evolução do Rio Itajaí-Açu. Foi a sexta manobra desse tipo autorizada pela Marinha do Brasil. As operações envolvem navios com até 350 metros de comprimento. Nessa fase, são aguardadas 24 manobras especiais, já que são contabilizadas tanto as entradas quanto as saídas das embarcações.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!