Percentual de profissionais residentes em São Francisco do Sul contratados por Vega em 2020 é o maior da história da empresa

Percentual de profissionais residentes em São Francisco do Sul contratados por Vega em 2020 é o maior da história da empresa

Percentual de profissionais residentes em São Francisco do Sul contratados por Vega em 2020 é o maior da história da empresa

Programas de capacitação e maior interesse dos candidatos contribuíram para que, no ano passado, 90% das novas contratações na ArcelorMittal Vega fossem de moradores do município

Desde a sua instalação há mais de 17 anos, a ArcelorMittal Vega ajudou a criar um polo de negócios dinâmico em São Francisco do Sul. Mas uma das maiores contribuições da moderna unidade de transformação de aços planos para o município está no desenvolvimento de profissionais.

Em 2020, o percentual de contratação de profissionais residentes em São Francisco do Sul foi o maior da história de Vega: 90% dos contratados são moradores desta cidade.

“A Vega sempre procurou contratar pessoas da comunidade de São Francisco do Sul desde a sua implantação”, reforça o Especialista de Recursos Humanos de Vega, Marcos de Almeida. Porém, a ausência de uma formação técnica específica na cidade dificultou, nos primeiros anos da unidade, uma maior inserção dos profissionais locais. Por isso, no início da implantação de Vega, muitos jovens selecionados em São Francisco do Sul foram treinados nas Unidades do Grupo na França.

O Programa Sustentabilidade Técnica, em parceria com o Senai, é um dos grandes responsáveis pela melhor qualificação e inserção de profissionais de São Francisco do Sul em Vega nos últimos anos. A formação do curso técnico em Eletromecânica foi estruturada com um módulo de matérias exclusivas de siderurgia ministrados por profissionais da própria ArcelorMittal e os alunos têm a possibilidade de realizar o Programa de Estágio Técnico na própria Vega. Além do curso técnico, o Programa de Jovens Aprendizes também vem contribuindo para a formação de jovens profissionais, inclusive com a contratação de vários deles nos últimos dois anos.  

Com a oferta à comunidade de uma formação mais específica, um programa de aprendizes e estágios com foco prioritário na seleção local, o resultado refletiu rapidamente no crescimento, ano a ano, de moradores locais entre os contratados. Em 2018 e 2019, 66% dos empregados contratados por Vega eram moradores de São Francisco do Sul, até chegar à marca recorde, em 2020, de 90%. 

“Oportunizar uma melhor qualificação dos francisquenses para o mercado de trabalho é uma das maiores motivações da ArcelorMittal Vega e uma de nossas estratégias para contribuir para um futuro sustentável do município”, reforça Sandro Sambaqui, Gerente Geral da ArcelorMittal Vega.

Com o sucesso de programas como este, os processos seletivos tornaram-se ainda mais disputados, chegando a 11 candidatos por vaga, mostrando o alto interesse da comunidade em se capacitar e conquistar uma vaga na empresa. Assim, além de formar melhores profissionais para atuar em Vega nas áreas fabris, logística, suprimentos e áreas administrativas, o programa contribuiu para qualificar profissionais para o mercado da região. Hoje, o que se observa na cidade são candidatos mais atentos às oportunidades oferecidas por empresas como a Vega e candidatos protagonistas de suas carreiras.

“A ArcelorMittal percebeu que a motivação em trabalhar na empresa é muito grande. O que as pessoas precisam é apenas de uma oportunidade para demonstrar sua capacidade. Todos ganham com iniciativas como esta, empresa e comunidade”, comemora Marcos de Almeida.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!