Life & HomeCasa & Decor

O tom laranja vibrante do prédio histórico de Florianópolis anuncia o que está por vir: a edição da CASACOR Santa Catarina 2022

O tom laranja vibrante do prédio histórico de Florianópolis anuncia o que está por vir: a edição da CASACOR Santa Catarina 2022

Uma nova cor ganha as paredes da Escola Silveira de Souza de Florianópolis. É sinal de mudanças que vem em breve e vão movimentar positivamente o patrimônio arquitetônico da cidade. Os tons em laranja Pequim e Bem-estar escolhidos no catálogo da Coral vibram alegremente a fase já em construção. É porque o local será sede oficial da CASACOR SANTA CATARINA 2022, de 17 de setembro a 30 de outubro. A história não acaba aí. Após a realização da mostra catarinense o prédio terá vocação cultural.

A edificação, em tombamento provisório, foi erguida há 109 anos e até hoje acolheu diversas funcionalidades desde a inauguração em 1913. Já foi escola de ensino superior para o primeiro grau, passou um bom tempo sem uso, voltou a abrigar alunos e alunas do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sediou também outra mostra de decoração em 2012, quando teve a estrutura revitalizada para posteriormente servir à Escola Livre de Música, projeto encabeçado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que pertence à Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Em 2013, a equipe da Fundação voltou a dividir espaço com o EJA. Porém, a partir de 2019, o prédio passou a abranger outras áreas tornando-se definitivamente a Escola Livre de Artes. Vira a página para 2022, ano em que a casa histórica irá se transformar em um Centro Cultural do Município de Florianópolis, oferecendo acesso a diversas linguagens artísticas de forma gratuita.

“O prédio está novamente passando por um processo de revitalização para podermos entregar à população um imóvel apto a abrigar o Centro Cultural do Município. Aqui teremos cultura por todos os lados, espaço para a cultura popular, o hip hop, teatro, dança, música, literatura, saraus, música ao vivo, piquenique. Espaço para desenvolver projetos culturais, teremos também um café. Tudo isso para que a população possa consumir cultura de forma gratuita. Vai ser um marco na nossa cidade, onde a cultura é democrática, um ponto de encontro de todos os cidadãos florianopolitanos. A cidade merece”, comemora Márcio Costa, Superintendente da Fundação Franklin Cascaes.

A parceria firmada com a CASACOR/ Santa Catarina será fundamental para revigorar a estrutura e devolvê-la em bom estado para uso da cidade. O desgaste do tempo no prédio pede melhorias que a franquia catarinense se comprometeu a assumir e entregar com qualidade após a realização do evento de arquitetura e design.

“A edição que envolve um patrimônio público sempre tem um valor especial para nós, pois mexe com a memória da paisagem, da cidade, do passado e também do presente. Estamos muito felizes em assumir este local que será destinado à cultura e arte. Da nossa parte estamos junto com o elenco de 2022 fazendo o nosso melhor. E convidamos todos para que visitem a mostra e vivam com a gente esse marco e legado do patrimônio”, celebram os franqueados Francis e Luiz  Bernardo.

Para Márcio Costa esta é uma parceria que todos ganham e, especialmente, a população de Florianópolis. “A CASACOR traz um selo de qualidade indiscutível no que diz respeito a revitalização dos espaços, estamos localizados em uma região nobre da cidade. A Mostra deste ano será um sucesso, com certeza. A Fundação Franklin Cascaes através deste Centro Cultural estará fortalecendo a economia cultural trazendo visibilidade aos artistas e fazendo a roda da cultura girar”, comenta.

Infinito Particular

Com 28 ambientes confirmados, esta edição está pautada no tema “Infinito Particular”. Arquitetas/os e designers de interiores vão apresentar a leitura e interpretação nos seus espaços, de 17 de setembro a 30 de outubro.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!