FashionTêxtil

Maior fabricante de cortinas em Blumenau tem como propósito deixar um legado positivo ao Meio Ambiente

Maior fabricante de cortinas em Blumenau tem como propósito deixar um legado positivo ao Meio Ambiente

A Bella Janela, desenvolve diversas ações em prol da sociedade e preservação visando um futuro melhor

Sempre com o intuito de preservar o Meio Ambiente, a Bella Janela, maior fabricante de cortinas da América Latina, possui diversos programas e investimentos onde seu maior objetivo é deixar um legado positivo para todos. A empresa recentemente investiu R$ 2 milhões de reais na compra do equipamento de limpeza do ar Klean, de precipitação eletrostática, importado da China, é um dos poucos no Brasil e único na região Sul do país.

Com esse novo equipamento, os gases emitidos pela rama contêm uma mistura de poluentes como vapores de óleos, partículas de resinas e outras partículas denominadas como carga de poluentes PM2.5 passam pelo sistema utilizando um conjunto adicional de ventiladores. Fiapos e partículas grandes são retidos pelo pré-filtro lavável, e os gases vão para o permutador de calor, sendo resfriados a uma temperatura de aproximadamente 50ºC onde os vapores se condensam e se tornam gotas. O ar expelido, que agora tem uma fina névoa de gotas de óleo, entra no precipitador eletrostático, ali 95% das gotas de óleo são coletadas e reaproveitadas como matéria-prima para produção de detergentes, sabão etc., garantindo que o sistema esteja de acordo com as leis de emissão de poluentes vigente. O Klean está instalado no setor de beneficiamento de tecidos, na planta do Garcia, com uma área fabril de 48.000 m² localizada em Blumenau, SC. 

"A nossa empresa tem como propósito promover iniciativas em prol do Meio Ambiente, bem como apoiar as comunidades no entorno de suas operações e unidades fabris", ressalta a diretora Industrial da Bella Janela, Raquel Teodoro. 

Reciclagem e reutilização de todo o PVC de sua fábrica, muito utilizado em seus produtos, o policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC, é o rolo de “filme PVC” utilizado para cortinas corta-luz, mais conhecido como blackout, onde segura 100% da luminosidade. Com isso, rolos com alguns furos, pequenos defeitos ou até mesmo sobras e barras laterais de cortinas, que seriam descartados, são reutilizadas na Bella Janela. 

Com o equipamento Moedor, todo o material que será reutilizado entra em seu compartimento e é transformado em pequenos picotes assumindo o formato de flocos, após os picotes, o PVC é transportado para a Extrusora onde é fundido e modelado em filamentos parecidos com espaguete, com isso chegam na Granuladora, onde passam por um processo de corte que formam grãos de PVC, mais conhecidos como bolinhas, e assim na última etapa do processo voltam a ser o “Filme PVC”.

Reutilização de caixas de leite, no projeto Bella Social, que reutiliza-se as caixas doadas pela sociedade - que seriam jogadas na natureza, onde levam mais de 100 anos para se decompor - em casas de madeira. As caixas de leite funcionam como isolante térmico auxiliando no controle de temperatura interna das casas. Para cada casa revitalizada são utilizadas em média, 3.500 a 5.000 caixas de leite, por isso toda a doação vinda de parceiros e vizinhos da comunidade no entorno das fábricas é essencial. 

A companhia também promove iniciativas sociais em prol da comunidade como o programa Janela do Conhecimento, voltado para ajudar as escolas da cidade de Anita Garibaldi na capacitação de professores, ensinando os educadores a desenvolverem novas formas de ensino. Em parceria com a Prefeitura de Blumenau, a empresa oferece no CEP um Curso de Costura industrial, que forma até 26 profissionais no ramo por ano.

Por fim, as sobras de tecidos são recicladas e transformadas em bolsas distribuídas como brindes e também doadas para entidades. Os projetos da empresa são estudados e executados para ajudar a reduzir todo e qualquer impacto no meio ambiente e reforçar o compromisso da Bella Janela com toda a comunidade. 

Para o fundador e CEO da Bella Janela, Roberto Baby, todo esse empenho com ações sociais e a preocupação com o Meio Ambiente são pontos que fazem parte da missão da Bella Janela. “Queremos deixar um legado para nossa cidade e comunidade e, por isso, o cuidado com as pessoas e a conservação ambiental”, pontua Roberto. 

Sobre a Bella Janela

Com sede em Blumenau - SC, a Bella Janela Cortinas e Tecidos é considerada a maior empresa de cortinas da América Latina. Em cada nova coleção são produzidas, entre modelos e tamanhos, cerca de três mil SKUs. Com o objetivo de democratizar a beleza e o aconchego aos lares brasileiros a operação atua em três áreas: tecelagem, acabamento e confecção, totalmente verticalizadas para dar o melhor custo benefício aos consumidores.  A empresa possui quatro plantas fabris, duas na cidade de Blumenau, uma em Anita Garibaldi e outra em Lages, que correspondem a uma área fabril de 100 mil m². Conta com 900 funcionários e gera aproximadamente 500 empregos indiretos. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!