Janara Vanderlinde: uma história de lutas, batalhas e muita superação

Janara Vanderlinde: uma história de lutas, batalhas e muita superação

Janara Vanderlinde: uma história de lutas, batalhas e muita superação

A deficiência física nunca foi um fator limitante para Janara Vanderlinde. Ela, assim como cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo possui algum tipo de deficiência e enfrenta diariamente muitos desafios.

Natural de Joinville/SC, ela nasceu em agosto 1982, quando muitas coisas ainda eram diferentes e as tecnologias muito precárias. “Minha mãe não viu nos exames que eu nasceria sem parte do braço e a mão direita”, comenta. A descoberta foi feita no nascimento.

Foi um momento bem complexo para a família, pois os médicos não souberam como lidar com a situação e a esconderam de sua mãe, não mostrando-a até o dia seguinte ao seu nascimento. “Inclusive, disseram que provavelmente eu também não andaria. Mas isso, graças a Deus, não aconteceu”, destaca Janara.

Foi uma infância cheia de superações por conta da deficiência, sendo que até mesmo algumas escolas não a aceitaram. “Minha mãe sempre esteve ao meu lado e teve que lutar muito pra me auxiliar”.

Adolescência

Esta foi a fase mais difícil para Janara, que enfrentou muito preconceito, olhares e julgamentos. E, aos 13 anos buscou ajuda de uma psicóloga, para superar todos esses desafios.

“Entrei em um processo depressivo e senti que era hora de buscar ajuda. Foi aí que conheci a Arlete. E tudo foi como um passe de mágica, mas uma mágica construída. Ela me mostrou que eu poderia ser feliz, pois tinha outras habilidades e que a deficiência não era nada diante disso”, ressalta.

E, desde aquele momento, Janara passou a entender tudo melhor e descobriu que era isso que gostaria de fazer pelas pessoas: trazer a alegria de viver, de ver a vida.

Natação

Incentivada e motivada pela psicóloga, Janara passou a praticar natação. “Me associei na Associação de Deficientes Físicos de Joinville e passei a competir”, relembra com emoção. E muitos títulos foram conquistados: foi campeã catarinense de natação e vice-campeã brasileira. “Viajei todo o país através da Natação e isso foi muito bom, pois aprendi que podemos fazer qualquer coisa desde que a gente sonhe e crie metas”.

Psicologia

O curso de Psicologia foi realizado em Blumenau/SC, para que Janara atingisse deu propósito de vida: auxiliar pessoas a serem mais felizes, integrando a saúde física com a mental. “Amo o que faço. E acredito que o maior desafio é me manter atualizada, buscando sempre o melhor para nossos pacientes”.

Buscou especialização na área de psicologia positiva, Mindfulness e comportamental cognitiva. Atualmente tem mais de 12 anos de experiência na área e presta serviços na Unimed Alto Vale através do Núcleo de Atenção à Saúde, atuando em grupos de prevenção e palestras educativas, e conduz a clínica Cativas Mais, com a sócia e Neuropsicóloga Michele Kreich Giacomille.

“Temos grandes sonhos. Queremos aumentar nosso trabalho com os grupos de meditação e emagrecimento, criar um grupo de gestantes para acompanhá-las até o primeiro ano de vida do bebê. São muitos projetos para nossa clínica”, confidencia. E ressalta: “Sou muito feliz com meu trabalho, não sinto que estou trabalhando. Quando a gente faz o que gosta, o que ama, não se cansa”.

Vida pessoal e preconceitos

Janara é solteira, e se diz muito feliz com as escolhas que tomou na vida. Como hobby tem as caminhadas e trilhas ecológicas. “Amo participar de caminhadas em grupos, assim como ainda sou apaixonada pela natação, que hoje está um pouco de lado, mas pretendo retomar”.

Ela também gosta muito de viajar, estar com a família e com amigos. “Tenho dois gatos, a Dudalina em casa e o Félix na clínica. Sou apaixonada por felinos”. Muito forte, Janara já enfrentou muitos desafios e diz que o maior ainda é o preconceito velado.

“Se fala muito em inclusão, mas isso não acontece realmente. Falo em equidade, pois não quero ser igual a ninguém. Quero ser eu! Lidar com minhas limitações, como todo ser humano lida com as suas. As pessoas estão querendo igualar os deficientes para que sejam iguais aos outros normais e não é o caminho. O ser humano não tem que ser igual ao outro. Todo ser humano tem que ser pleno, absoluto e buscar suas conquistas e ser feliz”, finaliza.

Instagram: vanderlindejanara

Face: Janara Vanderlinde

WhatsApp: 47 99690-9921

Clínica Cativar Mais

Rua Ana Nery, 145 – Centro – Rio do Sul/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!