Life & HomeEducação & Cultura

Iniciativa de escola do Cooperjovem coloca alunos como agentes de transformação

Iniciativa de escola do Cooperjovem coloca alunos como agentes de transformação

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich de Taió ficaram frente a frente com o prefeito do município Almir Guski e com o Secretário de Educação, Cultura e Esportes João Tadeu Correa para um bate-papo. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Taió ontem (22) e tem como objetivo desenvolver ações democráticas e de empoderamento dos alunos. “Além de desenvolver habilidades de comunicação, o trabalho também tem o objetivo de colocar os alunos como agentes de transformação e de construção histórica”, explicou a professora e idealizadora do projeto, Maria Aparecida Vizentainer.

Os 72 alunos que participaram do bate-papo trouxeram perguntas elaboradas por estudantes do 5º, 8º e do 9º da escola, questionamentos elaborados também em parceria com pais e professores. Entre elas, estavam perguntas relacionadas a escola como se há projeto de investir em aparelhos data shows para todas as salas de aula, por exemplo, e também para toda a comunidade com assuntos sobre saneamento básico, arborização da cidade e tantos outros.

A Maria Luiz Amorim, do 8º ano 1, foi uma das alunas que estiveram no debate e destacou ter sido uma oportunidade única. “Nos sentimos valorizados enquanto alunos e como agentes para criar uma sociedade melhor”. A Raysa Cristina Vieira de Albuquerque foi a representante do 5º ano 2, e se disse orgulhosa de poder participar. “Além de poder representar a minha sala, descobri como as nossas falas e opiniões tem importância. Como os projetos realizados na escola podem melhorar e quais os projetos que estão sendo pensados pra nossa cidade”.

Já o prefeito e o secretário de educação agradeceram e parabenizaram a iniciativa da escola. “Na nossa época não tivemos a oportunidade de estar tão próximos da administração pública. Essa iniciativa da escola Erna Heidrich pode ser utilizada por outras escolas, porque nos ajuda a entender cada vez melhor a realidade da educação e o que pensam os nossos jovens”, comentou o chefe do Executivo de Taió, Almir Guski.

Além dos alunos, estiveram presentes a diretora da escola Oladia Karla Silva, o presidente da Associação de Pais e Professores, Luis Jari Sanmartin, a coordenadora do programa Cooperjovem no Sicoob Alto Vale, Taíse Duarte e gerente do Sicoob em Taió, João Carlos Kestring.

O Sicoob Alto Vale é parceiro da E.E.F Erna Heidrich desde março de 2017, quando a instituição aderiu ao Cooperjovem, programa nacional, desenvolvido em Santa Catarina pela Ocesc/Sescoop, que envolve toda a comunidade escolar com o objetivo de disseminar a cultura de cooperação, por meio de atividades educativas. “O Cooperjovem trabalha os valores do cooperativismo e com esta atividade, a escola além de proporcionar um momento diferente de aprendizagem, possibilitou relacionar os valores de responsabilidade e democracia aliados a competência da comunicação”, ressaltou a coordenadora do Cooperjovem no Sicoob Alto Vale, Taise Duarte.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!