NegóciosIndústria

FIESC dá início ao Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação

FIESC dá início ao Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação

A primeira atividade do Eixo foi a realização do FIESC Talks Innovation, na manhã desta terça-feira, 13 de agosto.

 O Espaço Maker do SESI Rio do Sul, entidade da FIESC, recebeu mais de 60 pessoas, de empresas de diferentes setores, para um bate-papo sobre inovação na indústria. “Estamos iniciando esse movimento como uma demanda da vice-presidência da FIESC Alto Vale, para motivar as empresas e facilitar o acesso ao Ecossistema de Inovação de Santa Catarina”, explicou Rafael Boaventura, interlocutor de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para o Alto Vale.

O gerente executivo SESI/SENAI, Giovane Honorato de Carvalho, falou da importância em inserir uma agenda de discussões sobre inovação. “Nós queremos estimular o senso de pertencimento a este movimento, incentivando o compartilhamento de dificuldades e soluções, para que as indústrias do Alto Vale possam crescer”, disse Giovane.

De acordo com o vice-presidente da FIESC Alto Vale, André Armin Odebrecht, a ideia do Talk Innovation veio para ampliar ainda mais a troca de experiências entre as indústrias. “Estamos montando o Eixo de Desenvolvimento da Indústria para a Inovação, com um calendário estruturado, para a realização de vários projetos, desenvolvidos por meio de parcerias. O Talks Innovation será um dos elos nesse ecossistema. Vamos mobilizar a sociedade e criar alternativas inovadoras para superar os problemas”, comentou André.

Na sequência o público ouviu Lucas Lenzi, professor do SENAI, que falou sobre Inovação e Tendências de Negócios. Depois a empresária Ana Suelen Pisetta relatou a trajetória da Proposta Verde Ecodesign e a importância do Design na inovação. Para completar, Diego Bini, analista de Melhoria Contínua da Metalúrgica Riosulense, explicou como a empresa utiliza a ferramenta Collavate para o gerenciamento de documentos de projetos.

O primeiro FIESC Talk Innovation terminou com uma dinâmica entre os participantes, onde surgiram várias ideias de melhorias e de novos produtos para a empresa Kaizenmach Soluções Precisas, de Sérgio Melo. “Foi uma oportunidade única de expor nossa empresa e receber soluções. É importantíssimo para os empresários perceberem que não estão sozinhos, que podem compartilhar suas dificuldades para encontrar saídas”, afirmou Sérgio.

“A apresentação do Lucas, com os exemplos de inovação, e os cases seguintes, abriram nossa mente. Foi muito legal pensar no problema de outra empresa e ver que muitos deles são os mesmos que os nossos”, disse Bárbara Boewing, da Metalbo, de Trombudo Central.

As próximas edições dos Talks serão nos dias 24 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro. 

 

FOTOS: Debora Claudio

 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!