FashionCalçados

Fábrica Conceito apresenta o futuro da produção de calçados e acessórios

Fábrica Conceito apresenta o futuro da produção de calçados e acessórios

Serão produzidos nesta edição 17 modelos de calçados, em seis linhas de produção, com 86 empresas e 90 operários

Vem aí a maior edição já realizada da Fábrica Conceito. O projeto busca propor novos modelos para a produção de calçados e acessórios. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 metros quadrados, o projeto terá este ano números recordes - serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados - 16 femininos e um masculino.

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as fabricantes Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. Entre as novidades, a Fábrica mostrará um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade. Os equipamentos principais são acoplados ao trilho e demandam menor número de colaboradores no processo de produção.

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac S.A. e Coelho Assessoria Empresarial. O responsável pela coordenação da fábrica, o gestor de da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, lembra que “será a edição mais complexa do projeto”. Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos.

Os alunos do Senai produzirão 9 versões de um calçado feminino com salto anabela. Os estudantes foram desafiados a criar designs diferentes para um mesmo modelo, usando materiais diversificados - couro, tecidos e laminados. Alguns insumos e equipamentos, como o couro e matrizes de solados, serão desenvolvidos por outras unidades do Senai, através de um projeto envolvendo a Rede Senai no Estado. 

MODELOS - Calçados Ramarim produzirá dois modelos de scarpins femininos, dois modelos de tênis com cabedal em knit (material têxtil com tecnologias inovadoras que promovem conforto máximo) e um modelo de tênis masculino da marca DC. Um dos modelos de tênis traz uma inovação que é o uso de dois processos de montagem - stringado e ensacado no mesmo modelo, garantindo ganho de tempo e economia no uso de materiais, o que se reflete diretamente no custo final do produto.

 Os dois modelos de tênis com cabedal de knit com fios de poliamida biodegradável. O tingimento dos fios feito com corantes solúveis em água, permitindo sua reutilização no próximo ciclo da produção, depois do tratamento. Ainda da marca Ramarim, haverá uma linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de manona. A aplicação do solado tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade do setor calçadista.

O Grupo Arezzo produzirá 2 modelos de botas da marca Arezzo e 1 modelo de tênis Fiever.  As botas estão focadas nas tendências de moda para a próxima estação - com bico quadrado e salto médio estruturado, são modelos de cano curto com cabedal em couro e solado de borracha laqueada.

Já o modelo de tênis da marca Fiever vem recheado de componentes que oferecem percepção de conforto máximo ao calçado. O cabedal é em lycra e couro camurça, com solado de poliuretano injetado direto no calçado montado. O objetivo desta linha é mostrar o quão produtivo é o sistema de injeção direta de solado nos calçados, bem como, a aplicabilidade deste processo em qualquer tipo de calçado e não somente em calçados de segurança, como ocorre na maior parte dos casos.

Diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, lembra que “este tipo de produto é muito fabricado na região do Vale do Sinos e o processo que demonstraremos envolve equipamentos que proporcionam qualidade e alta produtividade, além de matérias-primas sustentáveis”.

INOVAÇÃO EM APLICAÇÃO DE ADESIVOS

Uma das inovações que a Fábrica Conceito vai apresentar será um equipamento que permite a automação da aplicação de adesivos na sola, através de um robô. O aplicador automático de adesivo é um sistema inteligente que reconhece o relevo da sola. A tecnologia diminui a necessidade de pessoas nas linhas de produção e proporciona alta qualidade e produtividade.

CABEDAIS DOS TÊNIS DE KNIT SERÃO TECIDOS DENTRO DA LINHA DE PRODUÇÃO

Mais uma inovação apresentada pela Fábrica Conceito 2020 será a produção dos cabedais dos tênis de knit dentro do projeto. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais. A máquina reproduz designs inovadores e tecimentos tridimensionais sem costuras. O equipamento tem um sistema único onde os designs podem ser criados e analisados utilizando simulações em 2D e 3D, com altíssima fidelidade, reduz a necessidade de amostras físicas, o que reduz o tempo do processo de desenvolvimento, custos de tecimento de amostras e ainda contribui para o aumento da qualidade de cada produto.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!