NegóciosMulheres Inspiradoras

Elisângela Scheidt Roncalio: administradora inspira outras mulheres ao conciliar carreira e família

Elisângela Scheidt Roncalio: administradora inspira outras mulheres ao conciliar carreira e família

Graduada em Administração e Direito e especialista em Gestão dos Serviços de Saúde, Gestão de Projetos e Convênios, Licitação e Contratos e MBA em Gestão Hospitalar, Elisângela Scheidt Roncalio se tornou uma referência no setor e hoje inspira outras mulheres a conciliarem carreira e vida familiar e nunca abandonarem seus sonhos.

A trajetória profissional dela começou oficialmente aos 17 anos e hoje Elisângela já soma 28 anos de carreira. Nos últimos seis esteve na direção geral de algumas das unidades hospitalares mais importantes do estado, como o Hospital e Maternidade Oase de Timbó, Hospital Governador Celso Ramos, de Florianópolis, e atualmente ocupa o cargo de diretora geral do Hospital Samária, de Rio do Sul.  Além de estar a frente da gestão desses hospitais, ela ainda ocupou o cargo de secretária municipal de Saúde de Ituporanga, cidade onde nasceu.  Também é integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de Rio do Sul/SC.

A administradora lembra que logo após entrar na faculdade de Administração, já ingressou no Hospital Bom Jesus, de Ituporanga, em busca de desenvolvimento. Depois de passar por diversos setores, ministrar aulas e coordenar um curso técnico, encontrou a área onde percebeu que se encaixava: a Administração.

Ao falar sobre um dos seus maiores desafios, ela cita o fato de ter assumido  a direção geral do Hospital Governador Celso Ramos, que é um dos maiores hospitais públicos do Estado de Santa Catarina. “Me mantive no cargo até o final de 2022 e foi um grande desafio, pela importância e tamanho do hospital. Outro momento extremamente desafiador foi a pandemia de Covid–19 que impactou diretamente a rotina de quem trabalha na saúde”, comenta.

Questionada sobre a experiência de atuar em todos esses locais, a gestora garante que teve um grande aprendizado. “Nestes 28 anos, tive contato com líderes inspiradores e apoiadores como pessoas e profissionais, com visão ampliada de saúde e de mundo, com valores coerentes com o que acredito e que levo para minha vida pessoal e profissional”.

Para ter disposição para a vida corrida, a administradora garante que encontra forças no apoio da família. “Venho de uma família muito unida, sou a primogênita de três filhos e eles são meu porto seguro, somos muito unidos mesmo com a distância. Também sou casada há 22 anos e tenho uma filha e minha família é um sonho realizado, meu maior tesouro”, ressalta.

Para conciliar a carreira profissional com a pessoal ela diz que o segredo é a organização afinal é preciso habilidade para exercer o papel de mãe, cuidar dos afazeres de casa e estar na direção geral de um hospital.

FUTURO

Quando pensa no futuro, Elisângela acredita que o segredo é saber que ele é o resultado do que cultivamos hoje. “Cuidar do 'presente' é o principal desafio para garantir um futuro próspero. Confio muito no ditado 'Quem planta, colhe e a colheita, é sempre maior que o plantio'', reflete.

Todas as experiências que viveu moldaram a mulher que Elisângela é hoje, e ela destaca que esta caminhada nunca foi solitária. Com a pandemia, outros planos foram consolidados, em meio à rotina, se dedica também aos trabalhos de assessoria e consultoria especializada.

Mesmo em meio a muito trabalho, a gestora abre espaço na agenda para meditação que é sua primeira atividade do dia, não abre mão da convivência com a família e nem do autocuidado. Ela ainda tem como hobbies desbravar trilhas, cachoeiras e fazer aventuras em meio a natureza, além de apreciar o universo do vinho com amigos. “O mais difícil é saber administrar o tempo, equilibrar a vida pessoal com a profissional e o estudo, que é constante’’, relata.

Mas a correria não impede a gestora de seguir comprometida com todos os trabalhos. “Eu exerço a liderança com amor. Me sinto honrada por ser gestora na área da saúde. São anos de convivência com centenas de pessoas que me ensinaram muito. Fazer parte de suas histórias e lutas diárias é gratificante, é um prazer poder ajudá-la’’, ressalta.

Um novo relatório da organização Women in Global Health mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a equidade de gênero, embora tenha havido avanços. O relatório A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global aborda o ‘’Paradoxo XX’’: 70% dos profissionais da linha de frente da área da saúde são mulheres, mas elas representam apenas 25% dos cargos de liderança, o que é motivo de orgulho para a profissional.

É para essas inspirações e para todas as mulheres que Elisângela quer transmitir sua mensagem. “Parabéns para nós mulheres, pois somos símbolo de força e determinação. Quanto mais assumirmos nosso papel feminino e a responsabilidade intuitiva e afetiva das nossas relações, mais fortes seremos como indivíduos e como grupo. Estar em um cargo de liderança é uma realização pessoal e os desafios diários continuam me motivando”, finaliza.

Saiba mais sobre a administradora e em que atua, conforme as redes sociais abaixo.

Instagram: @elisscheidt

WhatsApp: 47 99998.4606

Fotos: Letícia Carvalho

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!