Life & HomeCasa & Decor

Efeitos na parede: de cimento queimado à textura de veludo na CASACOR/SC

Efeitos na parede: de cimento queimado à textura de veludo na CASACOR/SC

Com textura que parece papel de parede ou efeitos que imitam o concreto, tintas aparecem como novas possibilidades estéticas nos ambientes da CASACOR/SC. A edição da mostra em Florianópolis apresenta projetos com referências que vão do urbano ao clássico e que utilizam produtos recém-lançados no mercado para afirmar conceitos.

Para a Boutique de Carnes, por exemplo, o arquiteto Tauan Zanetta buscou valorizar a história dos antigos mercados. O ambiente foi desenvolvido com materiais em texturas naturais - como a madeira, o tijolo e o cimento queimado, efeito conseguido com tinta da linha Decora Efeitos, da Coral. Metal e grelhas metálicas se contrapõem à rusticidade e dão um toque contemporâneo.

— O cimento queimado foi uma escolha baseada na linguagem industrial adotada no projeto e faz um contraponto ao conceito de açougues antigos. Há uma retomada desse estilo, que se caracteriza pela utilização de muito concreto, tubulações aparentes, metal e vidro. Por isso a nossa opção em manter inclusive a laje aparente no ambiente — diz Zanetta.

Outros projetos apostaram na pegada urbana com a apropriação da arquitetura industrial e têm nas paredes a tinta que deixa sutis variações de cor e manchas. No elemento arquitetônico que divide os ambientes Beer Bar e Wine Bar, os arquitetos Ana Carolina Melo e Fabio Bubniak também usaram o efeito cimento queimado.

— Os nossos espaços e também todo o conjunto do Pátio Milano têm uma pegada industrial moderna, jovem. E o efeito cimentício vai ao encontro disso. Passa a ideia de que já foi usado e de que tem muita história — diz Fabio Bubniak.

Um outro tipo de efeito, o aveludado, se destacou em projetos como o da Cozy Office, da 3P Studio. O ambiente é abraçado pelo tom acolhedor do rosa envelhecido. Os profissionais usaram a linha Velvet da Coral Decora para pintar inclusive o teto na área de trabalho com a cor Amêndoa Confeitada. A tinta vem com micropérolas na composição que criam nuances de cor e textura que lembra veludo.

— Queríamos unidade para o espaço e também um efeito que não fosse tão frio. Fizemos três testes de cores até chegar ao tom escolhido. É liso ao toque e muitas pessoas chegam a pensar que papel de parede, por causa do brilho — diz a arquiteta Aline Cristina Pires.

Para a diretora da CASACOR Santa Catarina, Francis Bernardo, a CASACOR é como uma vitrine para novidades em décor e conceitos em arquitetura.

— Mas principalmente apresenta o que tem de novo no mercado —  afirma a diretora da mostra.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro - Terça a Sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!