Design & Decoração: como o mercado está se reinventando para atender as novas demandas dos consumidores?

*Por Carlos Clur
As mudanças nos hábitos e exigências dos consumidores, a crescente onda de responsabilidade ambiental e o constante aparecimento de novas tecnologias explicam as transformações contínuas que estão acontecendo no setor de design e decoração. O cenário tem impactado diretamente a atuação de especialistas e empresas que, mais do que nunca, devem estar atentos a todos os movimentos do setor, sempre buscando incorporar inovações para conquistar e fidelizar clientes.
De acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado, 51% dos consumidores brasileiros declaram serem fiéis às lojas de móveis e outros objetos de decoração onde costumam comprar, e 70% preferem pagar mais caro por itens de marcas que gostam e confiam. Assim, os dados reafirmam a necessidade de companhias e profissionais atraírem consumidores e atuarem de forma assertiva, a fim de garantirem uma experiência que atinja e até supere as expectativas do público, alcançando uma fidelidade contínua.
Modelos de negócios inovadores
Neste contexto, um dos movimentos que o mercado tem feito é o investimento em novos formatos de operação, ou seja, mais do que apenas mudar a produção de itens e oferecer produtos novos, diversas companhias estão criando modelos de serviços que trazem mais otimização e praticidade. Alguns exemplos são consultorias digitais de decoração, atendimento de design de interiores por assinatura, marketplaces para unir consumidores e artesões regionais, e oferecimento de plataformas que utilizam realidade aumentada.
É importante destacar como o uso de tecnologias avançadas é essencial no mercado atual de design e decoração, envolvendo os mais variados negócios. Hoje, consumidores querem equilíbrio entre alta qualidade e rapidez, o que é possível obter com ferramentas inovadoras e seguras.
Customização e design centrado no usuário
Outro marco do segmento de decoração e design atual é a busca de clientes pela personalização. As pessoas querem ter a identidade refletida nos ambientes, não aceitando, portanto, soluções generalistas. Assim, companhias estão investindo tanto em tecnologias como processos flexíveis para que consumidores tenham móveis e demais elementos decorativos com cores, formas e acabamentos personalizados.
Atualmente, é possível observar como o mercado está ouvindo mais os desejos dos públicos, utilizando pesquisas comportamentais e dados para impactar os consumidores de forma efetiva. Com isso, o diálogo se consolida como uma premissa básica.
Sustentabilidade e transparência
A preocupação com a sustentabilidade e transparência das marcas e especialistas do setor também cresceu e continua em ascensão. Por isso, companhias estão mudando processos produtivos, tornando-os mais verdes e criando produtos sustentáveis. Consumidores querer entender a jornada de cada item e o que as empresas fazem na prática em prol do ESG.
Uso de materiais reciclados, produção sem danos à natureza, foco em durabilidade, certificações e parcerias com projetos ambientais, por exemplo, são algumas das ações que estão sendo valorizadas pelas pessoas e impulsionando a mudança de comportamento das marcas.
Futuro em construção
A tendência é que tanto as questões que envolvem a preservação da natureza como a alta exigência dos clientes, que vivem em um mundo amplamente conectado e concorrido, sigam marcando o mercado de design e decoração, exigindo que companhias e especialistas estejam preparados e possuam conhecimento tecnológico.
O setor seguirá mudando para melhor e, com isso, as empresas devem continuar a mapear o comportamento dos consumidores a nível nacional e global para garantirem que processos, produtos e operações sigam atualizadas e inovadoras, indo de acordo com os novos panoramas que surgirem.
*Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, organizador que junto com a Messe Frankfurt, está trazendo a Interior Lifestyle South America para o Brasil, a maior feira internacional focada em produtos de casa, decoração e estilo de vida.