Conheça os vencedores do Prêmio CASACOR SC | Florianópolis 2019

Conheça os vencedores do Prêmio CASACOR SC | Florianópolis 2019

Conheça os vencedores do Prêmio CASACOR SC | Florianópolis 2019

Os ambientes vencedores do Prêmio Planeta Casa 2019, da CASACOR Santa Catarina  – Florianópolis, foram anunciados em noite de festa na quinta-feira (17) no Cidade Milano, Centro da Capital. Dos 40 projetos apresentados por mais de 70 profissionais, quatro destacaram-se em seis categorias que enaltecem os ideais de sustentabilidade, tecnologia e afeto. O Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, foi o destaque da noite e levou três troféus. O evento, este ano realizado em parceria com o Grupo RIC, reuniu alguns dos principais nomes do mercado de arquitetura, design e décor do Estado.

Na categoria Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Sustentabilidade, o premiado foi A Bilheteriah!, de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo. O projeto foi destaque por apresentar soluções de baixo impacto ambiental e a utilização do bambu. O Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Afetividade foi para o Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, que propôs aos visitantes uma conexão especial a partir do conceito de arquitetura emocional. O Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Tecnologia foi para o Aurora Blue, de Allan Chierighini e Graziella Oliveira. O ambiente valorizou o uso da tecnologia a favor dos propósitos humanos, desde os dispositivos tecnológicos (eletroeletrônicos) até o uso da tecnologia para possibilitar layouts flexíveis e móveis versáteis. 

Prêmio Ambiente Original Residencial foi para o Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi. O Prêmio Melhor Ambiente Comercial e de Uso Público foi entregue para o Porão UNILUX, assinado por Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger  e Vitor Sadowski. Por fim, o Ambiente Destaque eleito pelos escritórios participantes do elenco foi também para o Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi.

— Os ambientes que me chamaram atenção na edição Florianópolis da CASACOR/SC foram os mais leves, suaves, com revestimentos claros: brancos, beges, crus, os tons de areia. Um clima de praia. Acho que Florianópolis inspira isso. O Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, é um exemplo evidente. Outros ambientes suaves também se destacaram, como o Cloud Nine, de Gabriel Bordin; o Cozy Office, da 3P Studio; ou o Living Branco, de Salvio Moraes Jr e Moacir Schmitt Jr. Achei os projetos antenados ao tema Planeta Casa: zero ostentação, revestimentos baratos e produtos artesanais — avalia Pedro Ariel, diretor de Conteúdo e Relacionamento da CASACOR em todo o Brasil e um dos jurados do Prêmio.

Além de Pedro Ariel, outros profissionais especialistas na área fizeram parte do júri: o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Univali, Carlos Barbosa; o arquiteto e presidente da AsBEA/SC, Carlos Lopes; o arquiteto e professor do curso de pós-graduação da Univali, Evandro Gaspar; a arquiteta e professora do curso de arquitetura e urbanismo da Univali, Katia Maria Veras; a fotógrafa especializada em arquitetura e interiores Mariana Boro; o fotógrafo especializado em arquitetura e interiores Lio Simas; a diretora da ABD/SC e designer de interiores Michele Pires; a jornalista e publisher do portal ArqSC, Simone Bobsin;  o fotógrafo especializado em arquitetura e interiores Denilson Machado; a jornalista especialista em arquitetura e interiores Eleone Prestes; e pelo diretor de relacionamento e conteúdo CASACOR, Pedro Ariel Santana.

Para o arquiteto e presidente da AsBEA/SC, Carlos Lopes, além da Casa Hercílio Luz restaurada pela Milano Incorporadora e incluída no circuito da mostra, a composição com a parte de convivência e gastronomia do Cidade Milano é um ponto alto, principalmente porque esses espaços também participam da mostra. Têm uso, ou seja, não são apenas visuais. E isso é muito forte em termos de experiência.

— Mostras como a CASACOR são importantes para que novos talentos surjam e outros se consolidem. Os projetos deste ano apresentam detalhes interessantes e inovadores. A percepção de sustentabilidade e tecnologia fica sendo renovada e cria opções para quem visita, para os usuários e os arquitetos. Em relação às minhas escolhas, foi uma avaliação difícil, principalmente na categoria comercial. Os critérios das cinco categorias nortearam o voto, mas também o que eu imagino como boa arquitetura de interiores, bom desenvolvimento de projetos e bom aproveitamento de espaço. Principalmente, a essência do projeto: o que quer passar, como é organizado, dimensionado e o que representa — diz Lopes. 

CASACOR /SC é destaque no Brasil

Em 2019, a edição Florianópolis da CASACOR / Santa Catarina ocupa simultaneamente dois espaços importantes para a Capital por conectarem o passado e o futuro: um deles é o Cidade Milano, empreendimento novo idealizado para ser um complexo imobiliário multifuncional. O outro é o palacete onde viveu o ex-governador Hercílio Luz (1860-1924), imóvel tombado como patrimônio histórico e devolvido à cidade totalmente restaurado pela Milano Incorporadora.

Para a jornalista e Publisher Simone Bobsin, uma das juradas do Prêmio, a parceria entre a CASACOR e o empreendimento foi um dos acertos desta edição.

 — Ter o Casarão de Hercílio Luz como parte do percurso é um dos destaques. O imóvel vai além do nicho de mercado, foi uma entrega importante para a cidade. As operações gastronômicas foram outro ponto alto. Iniciativa arrojada e oportuna. Com isso, a CASACOR /SC extrapolou o propósito de mostra e tornou-se um destino, um lazer. Todo mundo ganhou com isso, tanto que repercutiu positivamente em todo o Brasil — diz Simone.

Para Francis Bernardo, diretora da CASACOR SC, o resultado atesta o sucesso do evento este ano.

— Estamos felizes com os projetos apresentados: todos em sintonia com os pilares do tema proposto pela CASACOR, Planeta Casa. Este ano também tivemos novidades que agregaram muito aos visitantes e também aos profissionais participantes: a Arena CASACOR, com várias palestras; as variadas opções em gastronomia no mall Pátio Milano; e ainda a possibilidade de incluir um casarão histórico como parte do percurso. Uma experiência de significado e história — comemora.

Ambientes premiados CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019

- Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Sustentabilidade: A Bilheteriah!, de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo

- Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Afetividade: Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi

- Prêmio Planeta Casa - Melhor adequação ao tema Tecnologia: Aurora Blue, de Allan Chierighini e Graziella Oliveira

 - Prêmio Ambiente Original Residencial: Loft Pra perto do Mar, de Juliana Pippi

- Prêmio Melhor Ambiente Comercial e de Uso Público: Porão UNILUX, de Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger  e Vitor Sadowski

- Ambiente Destaque eleito pelos escritórios participantes do elenco: Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro - Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!