Confecções do Alto Vale deram destino correto a nove mil toneladas de resíduos

Crédito: Divulgação

Confecções do Alto Vale deram destino correto a nove mil toneladas de resíduos

A primeira coleta aconteceu em 2013 com seis empresas participando do projeto piloto

O projeto Eco Responsável foi criado pelo Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec) e conta com apoio da vice-presidência da FIESC na região. O objetivo é gerenciar os resíduos sólidos produzidos pelas confecções, por meio da organização e promoção da coleta nas empresas associadas ao sindicato, para evitar danos maiores ao meio ambiente e para as futuras gerações.

Desde 2013 até agora foram recolhidas nove mil toneladas de resíduos têxteis. Inicialmente, participavam do projeto piloto seis empresas e hoje são 55. O material, que seria descartado em aterros sanitários, é separado de acordo com o tipo de produto e segue o caminho da logística reversa, sendo transformado novamente em produto final, desta vez para a indústria automobilística ou ainda, volta a ser matéria-prima para o próprio setor têxtil.

São pilares do projeto a responsabilidade ambiental, social e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305 de 02/08/2010). Entre as estratégias estão o auxílio às empresas no descarte correto dos resíduos, no cumprimento da legislação e na organização dos setores de corte de tecido.

A iniciativa faz parte do Vale Azul, marca criada em 2020 pelo setor têxtil, em conjunto com o SENAI, para fortalecer e divulgar nacionalmente a indústria do jeans do Alto Vale. O Vale Azul, inclusive, é um dos apoiadores da Denim City, um espaço inaugurado em São Paulo, também no ano passado, para atividades relacionadas ao mundo do jeans.

Mais informações pelo telefone (47) 98849-7282. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!