Gastronomia

Casal de empresários restaura casa centenária de Pomerode para abrir café colonial

Casal de empresários restaura casa centenária de Pomerode para abrir café colonial

Construção tombada como patrimônio histórico foi recuperada preservando as características originais e será novo atrativo turístico na Rota do Enxaimel

Uma casa centenária de Pomerode que estava desocupada e desgastada pelo tempo vai se tornar um novo atrativo turístico em 2026. Adquirido pelo casal de empresários Ivan Blumenschein e Maitê Lang, sócios da Nugali Chocolates, o imóvel onde funcionou a filial da Casa Comercial Haut ressurgiu exibindo suas características originais na principal via da Rota do Enxaimel. A construção está prestes a se tornar sede do Mahlzeit Café Colonial.

Tombada como patrimônio histórico municipal e estadual, além de integrar o Conjunto Rural de Testo Alto, considerado patrimônio federal, a casa foi erguida em data incerta, provavelmente em 1910. São, na verdade, duas construções em uma: a primeira, maior, abrigava uma casa comercial, enquanto a segunda servia de moradia. A construção permaneceu fechada por vários anos, até que foi comprada pelo casal, em 2022.

O projeto de restauro foi acompanhado pela Secretaria de Planejamento de Pomerode, pela Federação Catarinense de Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma empreiteira homologada para atuar em casas tombadas conduziu os trabalhos.

Grande parte do madeiramento, assim como telhas e outras partes comprometidas pela ação do tempo, foram substituídos, preservando as características originais. O antigo rancho foi renovado e a área do entorno ganhou um projeto de paisagismo que valoriza o imóvel histórico e o rio que passa nos fundos. O investimento total nas obras passou de R$ 1,5 milhão.

— O tombamento é uma ferramenta importante para preservação, mas sozinho não basta, pois uma edificação sem uso é uma despesa difícil de manter. O uso do bem no turismo cultural, que justamente se apoia no valor histórico, é uma forma de dar vida ao patrimônio de forma economicamente sustentável — avalia Blumenschein, um dos fundadores da Associação Rota do Enxaimel.

A chefe do escritório técnico do Iphan em Pomerode, Tatiana Carepa Roffé Borges, afirma que o tombamento não determina o tipo de uso do imóvel, desde que compatível, mas é obrigatória a conservação e preservação. Para isso, um fator importante é justamente a utilização do espaço.

— O primeiro desafio é ter alguém que tenha sensibilidade e se interesse pela restauração, porque nem sempre o poder público tem condições de apoiar e é o proprietário o responsável por manter o bem tombado. Depois é aproveitar ao máximo o que for original, fazendo apenas as alterações necessárias para a modernidade. Nesta casa, foi um trabalho feito com muito cuidado e respeito, ela ficou muito bonita — avalia a chefe do escritório técnico em Pomerode do Iphan, Tatiana Carepa Roffé Borges.

Nos tempos coloniais, os lotes eram usados em toda a sua extensão. Assim, a mata ciliar ao redor da casa histórica havia dado lugar à agricultura. Durante o restauro, a faixa que acompanha o Rio do Testo ganhou espécies nativas, que já têm três anos de idade, em um projeto de recuperação de área degradada.

Mahlzeit Café Colonial

Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026, o Mahlzeit Café Colonial vai servir iguarias de Pomerode e região. A casa vai priorizar os ingredientes regionais, proporcionando ao público uma experiência autêntica à mesa na cidade mais alemã do Brasil.

O café colonial na Rota do Enxaimel vai funcionar de quinta a segunda, das 11h às 18h. A casa histórica onde vai funcionar o estabelecimento fica na Rua Testo Alto, 7.097.

A data de inauguração será definida no início de 2026.

Crédito: Evandro de Assis

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!