FashionCalçados

Calçadistas avaliam 2019 e fazem projeções

Calçadistas avaliam 2019 e fazem projeções

Após um período difícil, o setor calçadista começou sua recuperação em 2019. Apesar de graduais, os efeitos já puderam ser sentidos, com a produção crescendo 2,1% entre janeiro e outubro (dado mais atual) em relação ao mesmo período do ano passado. A performance, conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foi puxada pelas exportações, que registraram incremento de 3,8% no entre janeiro e novembro deste ano, no comparativo com intervalo correspondente de 2018.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o mercado doméstico, que representa mais de 85% das vendas do setor calçadista, andou de lado em 2019. Até outubro, segundo o IBGE, as vendas do varejo ficaram estáveis, mas apontando para uma leve recuperação no mês 10, de 2,5% em relação ao seu correspondente de 2018.

Já as exportações, que alcançaram 104 milhões de pares até novembro, foram impulsionadas pelos Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior. No período, os norte-americanos importaram 10,8 milhões de pares, 26,5% mais do que em 2018. “O resultado teve influência direta da guerra comercial instalada contra a China, que fez com que os importadores locais passassem a importar de países alternativos ao asiático em função das sobretaxas aplicadas”, explica Ferreira. Por outro lado, o dirigente ressalta que o resultado dos embarques totais poderia ter sido ainda melhor, não fosse a crise da Argentina, segundo mercado internacional para o calçado brasileiro. “Não fosse a queda das exportações para a Argentina, de quase 20% até novembro (9 milhões de pares), teríamos logrado um resultado muito melhor, de incremento de quase 6% no geral”, comenta, destacando a grave crise pela qual passa o país, com queda generalizada no consumo de calçados.

Emprego
Conforme dados elaborados pela Abicalçados, o setor terminou outubro gerando 284,5 mil postos de trabalho, 1,2% menos do que no mesmo período de 2018. “Apesar disso, desde dezembro de 2018 a indústria calçadista criou mais de 11 mil postos, o que apontou para uma recuperação gradual ao longo do ano”, avalia o executivo.

Atraso
Para Ferreira, o atraso da Reforma da Previdência foi um dos fatores que prejudicaram o desempenho ao longo do ano. “No início de 2019, tínhamos uma expectativa melhor, de recuperação da confiança do mercado e do consumidor. Porém, o atraso na Reforma da Previdência, que por consequência acabou empurrando a Tributária para 2020, acabou frustrando um pouco o ânimo”, comenta, ressaltando que, mesmo com as dificuldades, o setor calçadista segue registrando crescimento acima da Indústria de Transformação – que andou de lado em 2019 – e até mesmo da previsão do PIB do ano (1,12%).

Projeções
As mudanças na macroeconomia e na dinâmica do mercado doméstico fizeram com que a Abicalçados revisasse as projeções de crescimento de 2019, que ficarão entre 2% e 2,5% na produção de calçados – era de mais de 3% no início do ano.

Para 2020, a projeção do setor é otimista, embora com o "pé na realidade do mercado". “Não será um grande crescimento. Diferentemente de 2019, esse crescimento deve vir do mercado doméstico e não das exportações”, projeta, ressaltando os problemas na Argentina, que devem dificultar ainda mais as exportações para aquele país. “No mercado interno, já notamos, nesses últimos meses, uma retomada na confiança do consumidor, o que deve refletir positivamente no aumento da demanda”, acrescenta.

Pautas
Para o próximo ano, o dirigente destaca que a pauta dos calçadistas seguirá sendo a redução do Custo Brasil, que engloba alta carga tributária, custos elevados com logística e burocracia, entre outros. “O próprio Governo Federal encomendou  um estudo que aponta que o Custo Brasil absorve 22% do PIB brasileiro, ou mais de R$ 1,5 trilhão. Percebemos um esforço no sentido de redução desses custos, que prejudicam historicamente a nossa competitividade. Porém, sabemos que isso não acontece da noite para o dia e por isso estamos atentados e levando os nossos pleitos para os poderes públicos constantemente”, ressalta, acrescentando que o Governo, pelo viés liberal, vem buscando a redução dos custos para dar oportunidade a uma maior abertura econômica do País. “Estamos atentos a esses movimentos. Não somos contrários, porém a abertura deve ser precedida e uma redução correspondente do Custo Brasil”, conclui.

O setor mantém no radar a manutenção da desoneração da folha de pagamentos no modelo atual (excluindo as receitas com exportações da contribuição sobre a receita bruta de 1,5%), o restabelecimento da alíquota do Reintegra em 3%, entre outras pautas.

Números do setor em 2019
Produção (entre janeiro e outubro): 2,1%
Varejo (entre janeiro e outubro): 0%
Exportações (entre janeiro e novembro): 3,8%

Projeções do setor
2019
Produção: crescimento de 2% a 2,5%
Exportações (volume): 3% a 4%

2020
Produção: crescimento de 2% a 2,5%
Exportações (volume): de 2% a 2,5%

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!