FashionCalçados

Bibi celebra 73 anos de sucesso como calçadista pioneira no segmento infantil

Bibi celebra 73 anos de sucesso como calçadista pioneira no segmento infantil

Marca está na terceira geração da sucessão familiar no comando da empresa

O dia 25 de abril marca os 73 anos da Calçados Bibi, por meio de uma história de pioneirismo e inovação no segmento infantil do setor calçadista. Uma trajetória que conta com uma rede de 148 lojas no Brasil e na América Latina. Presente em mais de 3,5 mil multimarcas, além da exportação com marca e design próprio, a empresa familiar, atualmente, conta com uma gestão que está em sua terceira geração, sendo comandada pela presidente, Andrea Kohlrausch, que assumiu o cargo há três anos, quando a marca completou 70 anos no mercado.

A Bibi foi criada em 1949 em Parobé, no Rio Grande do Sul, por Albino Eloy Schweizter. O nome da rede veio pela admiração do fundador da empresa e sogro de Marlin Kohlrausch pela atriz Bibi Ferreira. Hoje quem preside a empresa é a filha de Marlin, Andrea Kohlrausch, da terceira geração da família. Atualmente, a companhia já exporta 22% de toda a sua produção para mais de 70 países. Do total produzido pela Bibi, mais de 2 milhões de pares de sapatos por ano, 36% são vendidos para lojas multimarcas e 42% são colocados no mercado em lojas próprias e franquias, projeto criado em 2008, após análise de mercado, como uma estratégia para o Varejo. Além disso, a empresa mantém uma fábrica em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA) que empregam 1,2 mil funcionários.

“Quando era presidente, Marlin explica que eles analisaram o cenário e perceberam que 70% dos calçados do mundo eram produzidos na China. Diante disso, para a marca sobreviver neste mercado de forma competitiva, a equipe precisava vestir a camisa e inovar. Com o time engajado, foi possível administrar os custos. Segundo ele, os gestores sabiam que nada teria sucesso se não fosse a colaboração dos colaboradores, o ponto chave de toda nossa estratégia. Outro ponto importante para longevidade corporativa foi a construção de uma marca forte. Se não fizéssemos o movimento de ingressar no Varejo, não conseguiríamos ter o controle do processo como um todo. Após observar e analisar o mercado, colocamos em prática a abertura de lojas próprias e ingressamos no mercado de Franchising”, revela Andrea.

Em 2014, mais uma vez numa atitude inédita no mercado brasileiro de calçados infantis, a Bibi, em parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), decidiu monitorar todos os seus materiais e utilizar somente aqueles que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas, assegurando o desenvolvimento saudável das crianças e a tranquilidade das mães e pais ao vender apenas produtos não tóxicos.

A marca também se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, além da relação com funcionários e a comunidade. Vários movimentos da Bibi expressam a importância da empresa no cenário nacional de calçado infantil, como a Fábrica de Talentos, que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 21 anos. Além disso, a empresa elaborou compromissos com base na agenda ESG, nos âmbitos social, econômico e ambiental, que devem ser colocados em prática até o ano de 2030. A rede é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

“Em constante evolução, aderimos e melhoramos os projetos ano a ano, principalmente de transformação digital. Assim, oferecemos aos consumidores diferentes serviços, que permitem a comodidade e praticidade no ato da compra. Dessa forma, disponibilizamos diferentes opções aos clientes, que podem contar com os benefícios do e-commerce, Prateleira Infinita, Clique e Retire, Entrega Expressa, Bibi Delivery e Bibi em Casa. Além de promover fácil acesso e uma experiência de compra aos pais que buscam calçados para crianças de 0 a 9 anos, a integração e diversificação de canais também auxilia na experiência personalizada aos consumidores e, consequentemente, no faturamento das lojas que fazem parte da rede. Também investimos em um novo layout fabril e no aumento da capacidade produtiva, que busca otimizar a linha de produção de calçados e o tempo de execução das tarefas. Vale ressaltar que todas as nossas ações são desenvolvidas com base em nosso propósito de fazer o bem, visando criar momentos e gerar boas lembranças”, finaliza a presidente.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 140 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

Mais informações sobre a Bibi
Central de atendimento: (51) 3512-3344
Instagram: @bibi
Facebook/Bibi

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!