Apartamento duplex integra vibe cosmopolita com vista para a natureza

Crédito: Alexandre Zelinski e Lio Simas

Apartamento duplex integra vibe cosmopolita com vista para a natureza

Imóvel está localizado em Balneário Camboriú (SC), cidade que possui o metro quadrado mais caro do país

O alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, concluído em novembro passado, trouxe muito mais que apenas areia e espaço na orla para usufruto dos banhistas. Pouco tempo depois, a cidade, conhecida como Dubai Brasileira, graças aos seus arranha-céus, tornou-se a cidade no Brasil com o metro quadrado mais valorizado, chegando a R$ 9.888 para venda. Dependendo da região, o mesmo m² pode passar dos 20 mil. Com esse aumento, Balneário Camboriú ultrapassou Brasília e Rio de Janeiro, além de São Paulo, que era a primeira colocada.

De fato, a construção civil é uma das molas que impulsionam o município, destino para trabalhadores de todo o país e também de turistas brasileiros e do Mercosul. Mas não é apenas por fora que os empreendimentos chamam à atenção, seja pela altura ou pelo design, por dentro os imóveis ganham status de mansões suspensas e os arquitetos se tornam profissionais cada vez mais cobiçados.

Com escritório em Balneário Camboriú desde 2015, as arquitetas Maria Ondina Garcia e Eluize Mendes conhecem bem esta realidade. Cada vez projetos mais ousados e de alto padrão são solicitados pelos clientes, que optam por aliar conforto e design em suas casas.

A dupla recentemente entregou um grande projeto, num empreendimento que se mistura com a paisagem cosmopolita de Balneário Camboriú, e a natureza exuberante a sua volta. “Queríamos integrar a vista que o apartamento proporciona do entorno e ao mesmo tempo trazer um ar sofisticado para dentro do imóvel”, disseram.

O duplex, com 343 m² levou cinco meses para ser concluído, mas a espera valeu a pena para os jovens proprietários. “Optamos por um layout que atendesse todas as necessidades dos moradores, criando diferentes cenários no hall de entrada, sala de estar e jantar, lavabo, cozinha, lavanderia, pub gourmet, home office, três suítes e o cinema.

Cosmopolita e contemporâneo, o projeto segue uma paleta sóbria, onde as texturas e os acabamentos trazem sofisticação. O hall de entrada marcante e imponente é todo revestido em madeira, um espaço intimista, que ao fundo revela um living amplo, com pé direito duplo e muita luz natural.

Estar e jantar foram pensados de forma a valorizar a vista espetacular do apartamento, ao mesmo tempo, Eluize Mendes e Maria Ondina tiraram partido dos elementos estruturais a seu favor, projetando uma estante suspensa e pendurando o balanço sela, do designer Bruno de Carvalho, na viga que atravessa toda sala.

Um dos diferenciais deste apartamento é ter um espaço além do living para receber. “Partimos da premissa de criar um ambiente mais escuro, descolado e marcante, que tivesse a possiblidade de ser integrado ao living, e ainda assim seguir o conceito de todo projeto. O pub gourmet é aquele sonho de consumo que todos gostariam de ter em casa, com direito a adega para mais de 100 vinhos, mesa de sinuca, e uma ilha com churrasqueira a gás”, pontuaram.

No andar superior, a suíte master segue a mesma linguagem do restante do apartamento, com cores neutras e uma estética leve e descomplicada.  Minuciosamente pensada para que sua funcionalidade fosse aliada ao conceito adotado para o projeto do apartamento todo, a área de banho se integra ao quarto e ao mesmo tempo proporciona a contemplação da vista.

“Tanto na área social, quanto íntima utilizamos revestimentos nobres, como porcelanatos em grandes formatos, mármores, presente na mesa de jantar e também na escada, madeira no hall de entrada e laca na estante do pé direito duplo. O vidro canelado das portas deslizantes e cristaleira na cozinha, também foi um material essencial para nós neste projeto. No mobiliário solto temos um mix de texturas, como o veludo da poltrona em destaque, o couro no balanço sela e o linho nas cadeiras da mesa de jantar”, explicou Eluize. Além disso o apartamento é todo automatizado.

Para a dupla, que comanda a GM Arquitetura, o principal desafio neste duplex foi criar ambientes versáteis, mas ao mesmo tempo funcionais. “Conseguimos conciliar e setorizar os ambientes, para que eles possam ser usados de maneira integrada, valorizando o amplo espaço do apartamento. Isso foi projetado através de portas e painéis deslizantes, que funcionam como divisórias e também permitem a privacidade dos espaços”, disseram.

Cada ambiente, um projeto diferente! 

Mais do que um entregar o projeto final, o apartamento criado pelas arquitetas foi dividido em projetos menores, pois cada ambiente se tornou único e desafiador.

Aproveitar os espaços, escolher os materiais e cores certas e tornar cada canto aconchegante foi o que transformou paredes e vigas em um luxuoso e convidativo “lar doce lar”. Confira os detalhes:

Hall de entrada: conceito intimista e ao mesmo tempo imponente. Possui um aparador de apoio e a escada, desenhada por nós, que dá acesso ao andar superior.

Living: contempla sala de estar e jantar. Possui um sofá em ilha, que serve para acomodar e também contemplar a vista. Mesa de Jantar para 12 pessoas, em mármore. Aproveitamento máximo da iluminação natural e valorização do pé direito duplo através de uma estante decorativa.

Cozinha: Possibilidade de ser integrada através de portas deslizantes em vidro canelado, mas ao mesmo tempo privada. A proposta foi criar uma cozinha prática para o dia a dia. Cores neutras e detalhes pensados para funcionalidade.

Pub Gourmet: A estrela do projeto. Ambiente para receber os amigos e confraternizar. É equipado de forma a atender todas as necessidades e pode ser integrado ao restante do andar térreo.

Suíte master: Uma ampla suíte com closet e área de banho. A paleta de cores é neutra e o conceito foi criar um espaço suave, delicado, acolhedor e atemporal.

Cinema: no andar superior projetamos um cinema, um ambiente aconchegante e acolhedor para os momentos em família. Um diferencial!

FORNECEDORES

JN Zaffiri, Marmoraria Itália, Espaço gourmet, 4elementos, Bontempo, Raymann, MK Som, Solaris Decor, Lamp Light, Portobello

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!