NegóciosJovens Empreendedores

Tiago Travalha: sócio na empresa familiar, o jovem empreendedor se destaca no Vale Norte

Tiago Travalha: sócio na empresa familiar, o jovem empreendedor se destaca no Vale Norte

Filho de agricultores, Tiago e os irmãos sempre ajudaram os pais no trabalho da lavoura. Quando ainda era adolescente, os pais decidiram empreender e montaram uma pequena facção em Dalbérgia.

A Facção Thay, fundada em 2004 começou com os pais, Waldemar Carlos Travalha e Darci Hoffman Travalha. “Meu pai trabalhou em empresas privadas e minha mãe tinha experiência em costura. Compramos seis máquinas e começamos um pequeno negócio”, relembra. A empresa tinha sede em Dalbérgia, localidade de Ibirama/SC e foi crescendo rapidamente. “Ficamos lá por sete anos, quando tínhamos 50 colaboradores e sentimos que era hora de nos mudarmos para um espaço maior”, destaca.

Como muitos colaboradores eram de Presidente Getúlio, os empresários alugaram uma sala maior na cidade e mudou-se em 2011. Neste local ficaram até 2017, quando inauguraram a sede própria.

Hoje a empresa está em um galpão com 750m² e que deve ser ampliado em breve, com a construção de mais um galpão. “Nossa empresa cresceu de maneira ordenada, como sempre sonhamos. E hoje nossa administração é familiar, e passamos esses  valores aos colaboradores”, destaca o jovem empresário, que comanda a empresa ao lado do pai e do irmão Diego Travalha.

ROTINA E DESAFIOS

Para um jovem empreendedor, Tiago assumiu muitas responsabilidades na empresa. “Acordo todos os dias às 4h e participo de tudo com nossos colaboradores. Mas, ainda tenho muitos desafios”, acredita. Tiago e o irmão trabalham nos dois turnos da empresa, dividindo as responsabilidades com o pai. “Meu pai comanda tudo aqui na empresa. Aprendemos muito com ele”.

Devido a rotina e as responsabilidades, Tiago afirma que nunca teve tempo para cursar uma faculdade, mas busca aprender através de cursos livres e de curta duração. “Em 2015 fiz o Master Mind e depois realizei um curso de gestão, para agregar na administração da empresa”.

UMA EMPRESA FAMILIAR

Com valores e princípios trazidos de casa, o jovem empreendedor busca passar tudo isso aos colaboradores. “Nossa empresa preza muito por isso e queremos manter nossos colaboradores engajados e motivados”. Para isso, buscam inovar e manter um ambiente de muito conforto e agradável.

“Construímos uma sede ampla e segura, na qual nossos colaboradores sentem-se em casa. Possuímos um refeitório, área de descanso, tudo pensando no bem-estar deles”, afirma. E, em breve o novo galpão estará pronto, agregando ainda mais para a empresa.

“Hoje temos um espaço alugado, próximo daqui, onde funciona a empresa Embalagens Pandora, na qual eu e minha esposa, Bianca Dietrich somos sócios”, comenta. Esta empresa presta serviços para a Facção Thay, com as embalagens das peças produzidas. “Este é um grande diferencial da nossa empresa que, além de produzir peças de qualidade, entrega o produto pronto para a loja”, frisa o empresário.

A Facção Thay produz peças com exclusividade para a Cotton Star, responsável pelas roupas da C & A. “Hoje somos a empresa que mais produz para a regional de Blumenau e nos sentimos orgulhosos por isso. É muito importante saber que nossos colaboradores estão felizes e produzem peças com tanto carinho e perfeição”.

VIDA PESSOAL

Apesar da rotina corrida, que Tiago divide com a esposa Bianca Dietrich na empresa, ele ainda tira tempo para se reunir com amigos, viajar e pescar. “Tenho uma vida tranquila, gosto de aproveitar os momentos de folga assim, praticando atividades, passeando, pescando, reunindo amigos e familiares”, destaca.

Facebook: facçãothay

Facebook: tiagotravalha

Instagram: tiagotravalha

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!