Rio do Sul ultrapassa a marca de 10 mil empresas ativas

Dados apresentados no lançamento do Programa Cidade Empreendedora 3 mostram evolução nas receitas públicas, possibilitando a ampliação de investimentos públicos

Rio do Sul ultrapassa a marca de 10 mil empresas ativas

Dados apresentados no lançamento do Programa Cidade Empreendedora 3 mostram evolução nas receitas públicas, possibilitando a ampliação de investimentos públicos

Rio do Sul atingiu neste mês de setembro, 10 mil empresas ativas sendo considerada um dos verdadeiros celeiros do empreendedorismo catarinense. Na visão do prefeito José Thomé, o número de novos negócios sendo abertos na cidade é fruto de grandes iniciativas por parte da comunidade e também de políticas públicas que tem reduzido a burocracia e aumentando a confiança do empresariado. Somente em 2021, mil novas empresas foram abertas na cidade, dos mais variados segmentos, gerando emprego, renda e retorno de impostos para o município com o reaquecimento da atividade econômica.

Estes e outros dados foram apresentados na noite de quarta-feira (15), em evento de lançamento do Programa Cidade Empreendedora 3, ao qual Rio do Sul adotou de maneira pioneira no Estado, em parceria com o Sebrae/SC. Presente no encontro, o diretor técnico da entidade, Luciano Pinheiro, disse que Rio do Sul dá exemplo em realizar atividades que incentivem, diversifiquem e apoiam o empresariado.

Rio do Sul tem no total 10.132 empresas ativas no momento, sendo 38% de MEIs, número abaixo da média estadual (48%) e nacional (56%). A cidade de Indaial, no Vale do Itajaí, tem perfil semelhante ao de Rio do Sul em número de habitantes e em torno de 9 mil empresas em funcionamento, sendo 58% de microempreendedores Individuais.

“Podemos analisar que todos os setores em Rio do Sul tem tido avanço, sejam serviços, indústria, comércio, agricultura ou construção civil. Em todos os ramos, os números de empresas ativas ou de pessoas ocupadas e com carteira de trabalho é recorde e vem apresentando crescimento constante”, explicou o prefeito. E ele atribui o cenário econômico e a parceria do Sebrae/SC como diferenciais para que a cidade apresente crescimento e saldo positivo na geração de empregos. Já são pelo menos duas mil novas vagas de trabalho formais criadas a mais do que desligamentos na cidade em 2021. “A cidade vive hoje pleno emprego, com empresas tendo dificuldade de contratar por excesso de demanda”, comenta.

Mais negócios proporcionam aumento de receitas

O prefeito Thomé aproveitou ainda para valorizar o bom momento em que a cidade passa na área de infraestrutura, com obras e ações em diversas partes, como uma consequência do desenvolvimento econômico que a classe empreendedora tem realizado. “As receitas municipais estão em expansão e isso nos possibilita realizar serviços de infraestrutura que atendam o cidadão”. O orçamento municipal tem aumentado ano a ano, com destaque para o ISS, imposto que teve arrecadação 22% maior em agosto de 2021 em comparação com o mesmo mês no ano passado, e o ICMS, com aumento de 34%.

Presente na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Estado, Luciano Buligon, disse que Santa Catarina vive hoje um cenário muito mais positivo do que o país, com emprego, empreendedorismo em alta e um imenso potencial de expansão no período em que a pandemia da Covid-19 vem retrocedendo. Buligon que é ex-prefeito de Chapecó, comentou ainda que inspirou-se em Rio do Sul para, enquanto gestor municipal, implantar o Programa Cidade Empreendedora, pois via potencial para o desenvolvimento e geração de novos negócios.

Cidade Empreendedora 3

Assinado o termo de adesão, Rio do Sul passa a aderir ao Cidade Empreendedora 3. Assim como nas outras duas etapas do programa, Rio do Sul terá amparo do Sebrae/SC para ações de desenvolvimento e fortalecimento da economia.

Pesquisas, consultorias, ações de treinamento, debates, cursos, apoio ao empresariado e outras atividades devem ser realizadas nas próximas semanas. Projetos já aplicados serão ampliados, revistos ou modernizados, assim como devem ocorrer constantes atualizações de programas como o PEDEM e o Plano Municipal de Turismo.

O objetivo é ampliar a gama de serviços e atendimentos já disponíveis, inclusive na Casa do Empreendedor, oferecendo ao empreendedor, novas ideias, ajustes e informações importantes para a melhoria e aperfeiçoamento da atividade empresarial.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!