Saúde & BelezaSaúde

Raquel Tomaz: obstetra é referência na área, especialmente em partos de alto risco

Raquel Tomaz: obstetra é referência na área, especialmente em partos de alto risco

Profissionalismo e segurança para trazer uma nova vida ao mundo

A medicina é uma profissão que envolve uma série de especialidades dedicadas a cuidar da saúde das pessoas. Entre elas, a Ginecologia e Obstetrícia se destaca como uma área essencial e que abrange o momento mais especial de uma mulher que é quando ela se torna mãe. A médica ginecologista e obstetra Raquel Tomaz, que é natural de Nova Veneza/SC, é casada com o urologista rio-sulense, Luís Fernando Batista da Silva, e está em Rio do Sul/SC desde março de 2018. Atua na área há 10 anos e é uma referência no Alto Vale quando o assunto é trazer novas vidas ao mundo.

A profissional lembra que sempre quis ser cirurgiã e quando passou pelos estágios da Obstetrícia, ainda na graduação na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu sua verdadeira paixão. “Me chamou muito a atenção os partos, nascimentos, a potência natural da mulher que se transforma para trazer uma nova vida ao mundo. Depois disso, nada mais me empolgou tanto quanto a Obstetrícia e decidi seguir esse caminho, mesmo sabendo que não seria fácil', recorda.

A medida que foi ingressando nessa área, ela percebeu o quanto era especial poder estar presente em tantas fases na vida da mulher e principalmente na gestação e parto, que são momentos tão especiais.

Ela conta que ao longo da carreira percebeu que o conhecimento adquirido somente na graduação e residência precisavam ser aprimorados. Além de Obstetra, Raquel também se especializou em Medicina Fetal, o que complementa a sua formação e traz mais segurança às gestantes.

“Muitas complicações ainda aconteciam, mesmo que sejam seguidos todos os protocolos, então fui me aprofundando cada vez mais em temas como fisiologia gestacional, suplementação na gestação, epigenética e recentemente fiz um workshop de Spinning babies®, que é uma ferramenta que nos ajuda a entender o posicionamento  do  bebê durante o trabalho de parto e facilitar o movimento e o nascimento. Vou direcionando minha capacitação continuada as minhas maiores demandas no consultório”, relata.

A médica ginecologista, que atende pacientes de toda a região e é referência em partos de alto risco, tem uma rotina bastante corrida: atende no consultório e ainda é coordenadora da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Regional do Alto Vale e plantonista na unidade, além de realizar dezenas de partos normais que não tem hora para acontecer. “É uma rotina imprevisível, mas eu amo muito o que eu faço”, garante.

Raquel conta que apesar de todo o seu conhecimento, passou a ter uma visão diferente da obstetrícia há quatro anos, depois que se tornou mãe. “A gente entende realmente o quanto esse período pode ser mágico e desafiador então vejo que mudei a forma como me relaciono com as pacientes”, ressalta.

E um dos diferenciais da profissional é justamente a forma de atendimento. A médica prioriza ficar disponível, inclusive por celular, desde o início da gestação, porque entende que este momento pode trazer muitas tensões e ansiedade por parte uma mulher que se torna mãe pela primeira vez. Ela também integra uma equipe que oferece às gestantes um sobreaviso em Obstetrícia. “Ficamos disponíveis para elas 100% do tempo, a partir da 37ª semana até o nascimento do bebê, para que elas não precisem de forma nenhuma recorrer a outros médicos no momento do parto, se a sua obstetra assistente por algum motivo não estiver disponível. Essa equipe presta um serviço bastante inovador para a região e dá uma segurança extra”, afirma. 

Dra. Raquel Tomaz (CRM: 20056 / RQE GO: 15699 / RQE MF: 16362)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC;

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário da UFSC – Florianópolis/SC;

Especialista em Medicina Fetal pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – Porto Alegre/RS;

Mestre em Cuidados Intensivos, Paliativos e Doenças Crônicas pela UFSC;

Médica fetal e obstetra do serviço de Pré Natal de Alto Risco do HRAV;

Coordenadora do Serviço de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HRAV.

INFORMAÇÕES:

Unitá Centro Médico (Alpha Medical Center)

Rua Botânico Kuhlmann, 419 Sala 301, Rio do Sul/SC

Instagram: @draraqueltomaz

WhatsApp: 47 99600.1202   

Fone: 47 3180.0015

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!