Inovação

Programa catarinense de inovação aberta cresce 300% em 2019

Programa catarinense de inovação aberta cresce 300% em 2019

Com objetivo de aproximar startups de grandes empresas com desafios de inovação, LinkLab passou de uma para três unidades e de 10 para 28 empresas patrocinadoras

LinkLab São José/ Divulgação ACATE.

Fundado em 2017 pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o programa de inovação aberta LinkLab apresentou crescimento de 300% em suas unidades e 280% no número de corporates patrocinadoras. No programa, que hoje disponibiliza 1.245m² de área entre salas de reunião e coworkings, grandes empresas com desafios de inovação se conectam a startups que podem solucioná-los com suas ideias e tecnologias. O LinkLab opera em rede, e conta hoje com três unidades — Florianópolis, São José e Joinville —, 28 corporates e mais de 45 startups conectadas.

“O programa traz oportunidades de inserção no mercado para as startups, que apresentaram mais de 290 pitches somente neste ano, por exemplo, para diferentes players. Já para as corporates, a convivência diária em um ambiente colaborativo faz com que as ideias borbulhem e a inovação entre na empresa pelas portas da frente”, afirma Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE e idealizador do LinkLab.

O objetivo da Rede de LinkLabs é fomentar a colaboração e a conexão entre os diferentes atores do ecossistema de modo a impulsionar seu desenvolvimento e crescimento. Como exemplo, somente no LinkLab Ágora, em Joinville, a soma de PIB interno resulta em mais de R$ 30 bilhões de faturamento das corporates, o que mostra quanto o setor de tecnologia movimenta da economia do Estado. “Outros exemplos de ações que promovemos no LinkLab para fomentar o ecossistema, destacam-se os mais de 30 eventos realizados, entre talks, palestras, workshops; cerca de 50 projetos colocados em prática entre as empresas conectadas, e aproximadamente 140 check ins foram feitos pelos participantes, atualizando o status das suas atividades no programa”, acrescenta Silvio.

Os patrocinadores da Rede LinkLab são: Nexxera — cofundadora do LinkLab Primavera  —, Ambev, ArcelorMittal, Bloco/Brognoli, Catarinense Pharma, Faculdade Cesusc, Cisa, Dimas, Engie, FCDL, Flex, Governo de Santa Catarina, Havan, Hippo, Intelbras, Koerich, Marisol, Orbenk, OSTEC, Porto Itapoá, Realize, Schulz, Teltec, Tigre, Unimed, Weg, Whirlpool e YouCast.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!