Previsões, riscos e incertezas. O que esperar de 2022?

Painel no último dia da ExpoGestão analisou as principais tendências

Previsões, riscos e incertezas. O que esperar de 2022?

Painel no último dia da ExpoGestão analisou as principais tendências

Pandemia, vacinação, retomada, volta da inflação, movimentação política, juros altos... São muitos os elementos que formam o cenário político-econômico deste e do próximo ano. O que esperar? Quais as perspectivas? Algumas respostas foram dadas no painel “Cenários econômico e político”, durante o último dia da Expogestão (21/10). Participaram do debate: Cleverson Siewert, CEO do Ascensus Group, empresa que opera em diversos segmentos do mercado; Gilberto Heinzelmann, CEO da Zen S.A., fabricante de impulsores de partida para o mercado automobilístico; Denise de Pasqual, sócia fundadora e diretora comercial da Tendências Consultoria; e Rafael Cortez, professor de Ciência Política no IDP e sócio da Tendências.

Vale a pena deixar o cliente feliz?

Sim, segundo Gisele Paula, fundadora e CEO do Instituto Cliente Feliz e cofundadora do Reclame Aqui. Em sua palestra na ExpoGestão, Gisele falou sobre a experiência digital e o novo perfil do cliente. Os números apresentados por Gisele: 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente; 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor; de 5% a 10% é a chance de vender para um cliente novo, mas de 60% a 70% é a chance de vender para um cliente satisfeito da base. Conclusão: “Cliente feliz compra mais, recomenda mais e não cancela. Por isso, faça o cliente feliz. Buscamos a todo momento ser um pouco mais felizes. Por isso, as empresas precisam ser assim."

Moral e ética numa análise sempre necessária

O que você faria de recebesse um anel que lhe desse o poder da invisibilidade? Iria seguir o caminho do camponês da mitologia grega, que encontrou essa joia e aproveitou da obscuridade da sua presença para transgredir a lei e conquistar o poder, ou cumpriria com os códigos morais em vigor?
O economista Eduardo Giannetti buscou na fábula “O Anel de Giges” a justificativa para detalhar a importância da ética no controle das regras da moralidade na sociedade e corporações. Na palestra apresentada nesta quinta-feira (21/10), no encerramento da ExpoGestão 2021, o convidado explicou com exemplos práticos o que é moral e ética.

Engajamento e respeito à liderança

O engajamento da equipe exige muito mais do próprio gestor do que às vezes dos colaboradores. A postura do líder deve transmitir o grau de responsabilidade que ele exerce perante os desafios propostos, para que a equipe entenda esse peso e se envolve o compromisso de trabalhar junto para alcançar os resultados esperados.

Na palestra “Liderança nua e crua”, realizada nesta quinta-feira na ExpoGestão 2021, a especialista em remodelagem comportamental Livia Mandelli, também enfoca a questão do preconceito de gênero nas corporações. Segundo ela, há necessidade de evitar pré-julgamentos que possam comprometer o engajamento da equipe e o respeito da liderança. 

Os propósitos de uma empresa centenária

Como é ser presidente de uma empresa familiar centenária? E mais: assumindo a presidência e dois meses depois encarando uma pandemia? As respostas foram dadas por Alexandre Bornschein Silva, CEO da Catarinense Pharma, numa conversa durante a Expogestão. A eclosão da pandemia trouxe, segundo o executivo, ensinamentos para empresa e pessoais: “Assumi o bastão da empresa em janeiro de 2020, e a pandemia chegou em março. Foi um belo teste de ter que estar preparado. Eu era diretor financeiro, conhecia a realidade da empresa, seu propósito de ser fonte de saúde. Espero deixar, como legado, uma empresa maior do que eu recebi. Entregar a empresa do tamanho de sua reputação."

Experiências para compartilhar

Ter noção do que você é capaz de fazer e trabalhar as qualidades com afinco, dedicação e amor. Foi assim que o empresário e ex-atleta olímpico, Pedro Chiamulera, construiu uma carreira de sucesso no mundo dos negócios. Atualmente é fundador da ClearSale, empresa de prevenção e combate às fraudes na área comercial.

Essa experiência de vida foi compartilhada nesta quinta-feira, durante a ExpoGestão 2021. Chiamulera comentou que o espírito empreendedor foi talhado com a dedicação que tinha em realizar as funções operacionais.

Pensando com a cabeça de dono, ele foi se motivando e aprendendo em como evoluir no mercado, olhando para si e também com a confiança nos talentos que encontrou nas conexões profissionais que fez e resultaram numa carreira de sucesso.

Reflexões críticas e esperançosas da pandemia na gestão

A pandemia trouxe uma série de transformações que, na visão do empresário escocês Anton Colella, revelaram um lado negativo das lideranças, principalmente porque mostraram o distanciamento com o lado humano das suas equipes e da própria sociedade. Essa reflexão foi apresentada no último dia da ExpoGestão 2021.
O executivo administra uma empresa fundada em 1907 no Reino Unido. A sua experiência fez com que analisasse de forma mais crítica o comportamento de líderes diante da crise nas corporações. Colella analisou a falta de empatia existente que fez com que companhias colocassem à prova até os seus princípios culturais. Para ele, o líder do futuro tem uma sensibilidade maior em relação ao sentimento do outro. Vai estar mais próximo das pessoas. Assim, os colaboradores e clientes estarão mais engajados com esse comportamento. 

A ExpoGestão 2021 encerrou nesta quinta-feira e deixou ensinamentos, experiências inspiradoras, novas dinâmicas de acesso a conteúdos e cases de sucesso. Por mais seis meses após a realização do congresso, o participante da Comunidade ExpoGestão terá a possibilidade de assistir às palestras e acessar a todos os conteúdos da plataforma.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!