Saúde & BelezaSaúde

Praça Irmã Paulina será revitalizada e vai dar acessibilidade ao Hospital Bom Jesus

Praça Irmã Paulina será revitalizada e vai dar acessibilidade ao Hospital Bom Jesus

Projeto foi iniciado em 2015, mas o recurso foi liberado somente na semana passada. Previsão é que em três meses sejam concluídas as obras

Depois de quatro anos de espera, foi liberado o recurso e finalmente a Praça Irmã Paulina, em frente ao Hospital Bom Jesus (HBJ) será revitalizada. As obras iniciam nessa segunda-feira, 19, e serão executadas pela empresa SALVER de Ituporanga, ganhadora da licitação. A previsão é que em até três meses os trabalhos sejam concluídos.

O projeto de revitalização da Praça foi iniciado em 2015, e teve como incentivador o vereador Leandro Heizen, que desenvolveu em Ituporanga na época, um estudo visando à acessibilidade na cidade. De acordo com a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp, com o projeto de acessibilidade desenvolvido na época em Ituporanga, foi possível observar a grande necessidade para que a praça em frente ao Hospital Bom Jesus fosse revitalizado. “O nosso acesso principal é composto por uma grande escadaria. Isso dificulta o acesso de cadeirantes, gestantes e das pessoas que por ventura cheguem ao hospital debilitadas”, esclarece.

O projeto arquitetônico para que a obra seja executada foi realizado em 2016 e foi disponibilizado de forma gratuita para o hospital. As arquitetas, Bianca Tenfen e Mariana Lehmkuhl, fizeram o projeto, com o objetivo principal de facilitar o acesso a unidade hospitalar e também embelezar o centro da cidade. O projeto compreende a abertura e proteção de passeios, relocação de acessos, troca de pavimentações, construção de rampas e espaços de estar, além de uma área de embarque e desembarque de passageiros coberta.

A assinatura do convênio no valor de R$ 473 mil ocorreu no final de 2017, porem a liberação do valor por parte da Caixa Econômica Federal, ocorreu somente na semana passada, 3 anos depois.  “O recurso foi destinado pelo deputado federal, o ituporanguense Rogério Peninha Mendonça (MDB), por meio de uma emenda que chamamos de “emenda carimbada”, ou seja, somente pode ser utilizada para essa finalidade. Caso não sejam iniciadas as obras e cumpridos os prazos, o HBJ, perde o valor e a possibilidade de dar acessibilidade a nossa Praça Irmã Paulina”, explica a diretora do HBJ.

Para que as obras pudessem ser realizadas, a partir dessa segunda-feira, 20, o acesso ao Hospital se dará exclusivamente pelo acesso ao Pronto Socorro. O local estará devidamente sinalizado. O estacionamento existente até então em frente ao HBJ, será desativado até o termino da obra.

Fonte: Adriane Rengel

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!