Piloto catarinense, que trouxe seis troféus para o estado na temporada de 2020, retoma o calendário nesta semana, no dia 29/5

Crédito: Luca Bassani

Piloto catarinense, que trouxe seis troféus para o estado na temporada de 2020, retoma o calendário nesta semana, no dia 29/5

Porsche Cup Brasil inaugura novo formato nesta primeira etapa em Mogi Guaçu

A temporada da Porsche Cup de 2021 tem início nesta semana, nos dias 29 e 30 de maio, no Autódromo Velocita, em Mogi Guaçu (SP), com um representante catarinense na categoria GT3 3.8 Sport do campeonato de curta duração, Sprint. André Gaidzinski participará das seis etapas de Sprint, que irá percorrer os principais centros de automobilismo do Brasil. Assim como grande parte da temporada 2020, o evento adotará diferenciados protocolos sanitários, incluindo a testagem para a Covid-19 de todos os pilotos e envolvidos com a corrida.

Esta primeira etapa da competição terá um novo formato com uma corrida no sábado e outra no domingo. Serão dois treinos classificatórios, C1 e C2, sendo o C1 com 15 minutos de duração, e com participação de todos os pilotos participam do treino. E o C2 terá 10 minutos de duração, no formato de top-10, onde somente os 10 melhores pilotos do C1 participam. O resultado do treino classificatório forma o grid da Corrida 1, de sábado. Já a Corrida 2, de domingo, larga de acordo com o resultado da Corrida 1, com a inversão dos 6, 7 ou 8 primeiros do grid da Corrida 1, definido em sorteio ao término da Corrida 1. “Entendemos que o foco é aumentar ainda mais a competitividade do campeonato”, destaca Gaidzinski, que embarca para Mogi Guaçu nesta quarta-feira (26).

Desde 2018 André Gaidzinski representa Santa Catarina nesta categoria. Só no ano passado, foram seis troféus conquistados para o nosso estado. “Estou bastante motivado para a temporada 2021 pois terminei o ano com uma performance muito boa, demonstrando em pista mais estratégia, domínio do carro e dos traçados e consistência ao longo do campeonato", destaca o piloto, que recebe apoio de empresas também catarinenses: Orbenk, Aurora Alimentos e Teltec Solutions. Além destas, o apoio do WTC.

Os bastidores do trabalho de pista são realizados por uma equipe de mecânicos e a coach e chefe de equipe, Cintia Pieri. Eles avaliam minuciosamente cada performance do atleta nos treinos e nas competições, utilizando também de tecnologia através da telemetria. O resultado desta evolução rendeu resultados importantes. No total, foram seis troféus conquistados em 2020: um P3, dois P4 e um P5 no campeonato SPRINT (curta duração) e um P2 e um P5 nas disputas de Endurance (longa duração).

Gaidzinski irá estrear o layout 2021 do seu carro, macacão e capacete nesta primeira etapa do ano, com predomínio das cores azul e vermelho. O carro alemão utilizado pelo piloto catarinense utiliza a navegação de bordo por telemetria, possui sensores em tudo, do amortecedor, rodas a todos os pedais, gerando dados que possibilitam criar um gráfico de análise de performance do carro na pista. 

Uma curiosidade é que o macacão possui três camadas de tecido de momex e aramida, que conferem alta proteção. Se acender com isqueiro, por exemplo, o tecido vira pó, não é inflamável. Já o capacete é de fibra de carbono, sete vezes mais leve e sete vezes mais resistente que o aço. Como proteção, também é utilizado o equipamento Hans (head and nech suporte), que, em uma freada brusca, segura totalmente a cabeça e o pescoço do piloto.

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