Origem Sustentável é apresentado para polo catarinense

Crédito: André Guse Barbi/Ratoroi

Origem Sustentável é apresentado para polo catarinense

O programa Origem Sustentável, única certificação de sustentabilidade e ESG no mundo para a cadeia calçadista, foi apresentado para empresários do polo catarinense de São João Batista/SC. A apresentação aconteceu no último dia 22, durante a realização da 20ª edição da Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc). 

Desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o objetivo de auxiliar na construção de uma cadeia sustentável, da ponta do fornecimento até a fabricação do calçado, o Origem Sustentável vem ganhando destaque no mercado nacional e internacional. 

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, as empresas que adotam a certificação de sustentabilidade não são beneficiadas somente no mercado doméstico, mas também internacional, já que muitos importadores vêm consultando a entidade em busca de marcas sustentáveis. “Com o objetivo de promover o setor internacionalmente, estaremos com 10 empresas durante os dias 2 e 6 de novembro em um espaço de destaque no pavilhão brasileiro da Expo 2020 Dubai, onde será apresentado o Brasil com uma indústria calçadista focada em sustentabilidade, bem como o Origem Sustentável e seus cases de sucesso.”, contou. 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb),  Almir Manoel Atanázio dos Santos, comentou que o momento atual ensinou os calçadistas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “O mercado tem olhado para os aspectos sustentáveis como prioridade e as corporações, cada vez mais, estão procurando parceiros que estejam alinhados a esses valores”, disse. 

Programa

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável abrange indicadores em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Para aderir, as empresas devem ser associadas à Abicalçados ou à Assintecal. 

O Programa já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras mais de 50 em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). 

Seincc

Já tradicional feira da indústria de base do polo catarinense de São João Batista, a Seincc ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro, nos pavilhões do Centro de Eventos da cidade. 

Foram três dias de feira, no quais 100 expositores apresentaram suas marcas de componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos para o calçado. Realizada pelo Sincasjb, a mostra surpreendeu a organização e expositores. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!