Inovação

Oportunidades para inovação são apresentadas no 5º FIESC Talks Innovation

Oportunidades para inovação são apresentadas no 5º FIESC Talks Innovation

Empresários do Alto Vale do Itajaí conheceram mecanismos que podem ampliar o desenvolvimento econômico da região.

Samuel Erkamnn, gerente industrial da Vedamotors, diz que “nossa região tem muito potencial para crescer. Se as empresas e instituições se unirem isso pode gerar uma força para atender as constantes mudanças que o mercado vem exigindo. O FIESC Talks Innovation é bom por isso, traz temas variados e promove a interação entre os participantes”.

A quinta edição do evento, realizada na sexta-feira, 13 de março, no SESI de Rio do Sul, trouxe Rogério Rabelo de Faria, gestor Corporativo de Negócios de inovação do Instituto SENAI de Inovação. Ele falou das linhas de fomento para pesquisa e desenvolvimento na indústria, com os editais que estão abertos atualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e o Instituto SENAI de Inovação. “São fontes de fomento não reembolsáveis, que visam reduzir os riscos por meio de pesquisas e desenvolvimento”, explicou Rogério.

O segundo assunto, Prospecção tecnológica como estratégia para inovação, foi apresentado por Tiago Pisetta, diretor Comercia da Cerumar Propriedade Intelectual. “Existe um banco de dados de patentes, que reúne 80% do conhecimento humano. É possível acessar isso, fazer um levantamento das invenções criadas, em diferentes campos tecnológicos, para usar os dados nos processos de inovação”, disse Tiago.  

Outra opção, neste caso para as indústrias do porte EPP (até R$ 4,8 milhões), é o Sebraetec, um programa que conecta as empresas aos prestadores de serviços tecnológicos para a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações. “O Sebrae oferece um subsídio de até 60% para qualquer atividade desse programa”, afirmou Ana Paula Gonçalves Rosenbrock, analista técnica do SEBRAE.  Ela também falou sobre o Perfil Empresarial, um diagnóstico gratuito de gestão, onde o consultor do Sebrae vai até a empresa para analisar e fazer um panorama geral de como está a gestão.

Para completar, o coordenador de Extensão da Unidavi, Aldo Kaestner, mostrou como a comunidade e as empresas podem acessar os serviços, projetos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos. “A atual gestão quer aproximar mais a universidade do setor produtivo, gerando conexões para compartilhar conhecimentos e assim desenvolver o Alto Vale do Itajaí”.

O FIESC Talks Innovation faz parte das atividades do Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação (EDI), um projeto da FIESC Alto Vale do Itajaí, que visa promover a inovação nas indústrias. Esta edição contou com apoio do SESI/SENAI e sindicatos patronais. O próximo evento está marcado para dia 16 de abril.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!