InovaçãoInovação

Nos três anos de fundação, Ágora Tech Park terá festival de inovação e inauguração de projetos

Nos três anos de fundação, Ágora Tech Park terá festival de inovação e inauguração de projetos

Parque Tecnológico de Joinville prepara uma semana de atividades para celebrar o terceiro  aniversário de operações - e lança iniciativas sociais e de capacitação para o ecossistema de tecnologia

Ágora Tech Park comemora três anos de fundação Crédito: Divulgação

Ágora Tech Park, maior parque tecnológico de Joinville (SC), completa três anos de operação nesta terça-feira, dia 29.03, com um "festival de inovação" ao longo de cinco dias - com mostras de cinema e de artes, workshops, rodadas de negócio e pitches de startups -  e o lançamento de projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema do norte catarinense. 

Um deles é o Ágora Master, uma escola de inovação que prevê cursos de capacitação e formação profissional. Entre os parceiros estão a Hotmilk, aceleradora da PUC/PR, a startup StackX (que terá um programa de impacto social para desenvolvedores) e a WeShine (criatividade e inovação para startups). "O programa surge para capacitar ainda mais o ecossistema em temas que vão de inovação, empreendedorismo, criatividade e novas tecnologias, a cargo de instituições e parceiros com este mesmo objetivo de levar educação e habilidades aos profissionais do setor", explica Ricardo Fantinelli, coordenador de Inovação do Ágora Tech Park.  

A HotMilk, que tem sede em Curitiba e unidades em Londrina, Toledo e Maringá, é um dos principais hubs de inovação do Paraná, com 45 empresas residentes no Tecnopuc/PR. A aceleradora e o Ágora firmam, no dia do aniversário do parque, um termo de cooperação para projetos comuns aos ecossistemas do Paraná e Santa Catarina. 

"Um hub de inovação precisa, por essência, se conectar com outros hubs para ampliar a capilaridade de soluções e parcerias. Hotmilk e Ágora estão bem posicionados em suas regiões, temos similaridades no perfil de empresas - do automobilístico ao metal mecânico, além de projetos complementares. Queremos trabalhar juntos para multiplicar as oportunidades aos ecossistemas de Joinville e Curitiba", ressalta Fernando Luciano, diretor geral da Hotmilk. 

Outro projeto que o parque tecnológico de Joinville apresenta nesta semana é o Liga Ágora, que vai reunir periodicamente um grupo de estudantes (os "guardiões") para conectar demandas da academia às ações do centro de inovação. Em troca, os participantes terão benefícios no uso de espaços, capacitações e conexão direta com oportunidades de mercado. 

Ao longo de 2021, o Ágora teve um crescimento de 147% no volume de empresas e instituições instaladas - eram 38 em janeiro e o ano encerrou com 94 operações - uma expansão foi puxada pelos novos prédios inaugurados em março passado e que gerou programas como um hub de saúde e um datacenter com certificação TIER III. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o Ágora manteve uma média de 600 pessoas circulando diariamente e 20 eventos por mês no último trimestre de 2021: corporativos, de comunidades empreendedoras e do ecossistema.  

A evolução do Ágora será apresentada à comunidade durante um painel, na manhã de sexta-feira, dia 01.04, sobre o impacto dos parques tecnológicos: os convidados são Jorge Audy, superintendente do Tecnopuc; Marcos Pinto, diretor de Empreendedorismo do MCTI; Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó; e Daniel Moraes, gerente de Inovação da Tupy. 

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INOVAÇÃO

Na terça-feira (29), além do lançamento do programa Ágora Master, será apresentado também o Mapeamento do Ecossistema de Joinville, projeto desenvolvido pela empresa Join.valle e que será o mais atualizado raio-x de empresas, entidades, startups, investidores e programas de desenvolvimento da maior cidade catarinense. Na quarta-feira (30), o Convention Bureau em conjunto com o Join.valle e o Inovatur promovem rodadas de negócio e um "hacktur" voltado a desafios do setor de turismo em Santa Catarina. Ao final do dia, startups selecionadas apresentam seus pitches durante um happy hour de networking. 

quinta-feira (31) traz a apresentação do Liga Ágora, além de uma sessão de negócios do Sebrae/SC e a Ajorpeme e um bootcamp de preparação para o Startup Weekend que Joinville receberá neste ano. Na sexta-feira (01), além do painel pela manhã sobre parques tecnológicos, será realizada uma feira de Talentos, organizada pelo IEL/SC e FaberUp/Fiesc, das 13 às 18h. No sábado (02.04), a programação encerra com exposições, feira de artesanato, festival gastronômico, workshops de minifoguetes, entre outras atrações de lazer.  

"Há três anos, o ecossistema de Joinville carecia de um ponto de conexão, um espaço em que mercado, academia e setor público pudessem atuar de maneira integrada. Hoje, o Ágora se consolidou, com cerca de 100 operações e players fortes instalados, e por isso trazemos um conceito de festival, ao longo da semana, para envolver a comunidade e fortalecer o propósito de unir inovação, criatividade e negócios", ressalta Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!