InovaçãoInovação

NIAVI: muito mais que um núcleo, um canal de network e soluções

NIAVI: muito mais que um núcleo, um canal de network e soluções

O Núcleo de Informática (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) foi criado em 2006 para reunir empresas do setor de informática do Alto Vale do Itajaí

Com o tempo, conforme as mudanças do mercado, o núcleo também foi se modificando, deixando de ser voltado para informática e focando em tecnologia da informação (TI). De acordo com Sandro Alencar Fernandes, coordenador do núcleo para a gestão 2021/2022, o objetivo inicial era reunir empresas que atuam no setor. “Com o tempo fomos ampliando o leque, abrindo para prestadores de serviços, indústrias de software, de hardware e equipamentos, do varejo e muitos outros”.

Segundo dados da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) - principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, representado na região pelo NIAVI – o Vale do Itajaí conta com 26,8% das empresas de tecnologia do Estado e representa 22% do faturamento do setor. Sendo que a região tem 3,3 mil empresas que geram mais de 10,3 mil funcionários e faturam em torno de R$ 3,4 bilhões/ano.

Os dados mostram uma realidade na região: o setor de TI está crescendo e a mão de obra ainda é um problema. Pensando nisso, o NIAVI tem fomentado as instituições de ensino, em busca de qualificações na área, bem como trabalhado novas ideias, provocando ações para empresas nucleadas desenvolverem iniciativas de capacitação.

“Estamos trabalhando em um projeto, para lançarmos em 2021 um curso do NIAVI em parceria com a iniciativa privada e instituições de ensino, trabalhando demandas específicas de desenvolvedores”, afirma o atual coordenador do núcleo, Ricardo Nunes.

Para auxiliar no problema de falta de mão de obra, o núcleo também participa do Programa de Iniciação ao Primeiro Emprego (Pipe) da Prefeitura de Rio do Sul, incentivando crianças e jovens a verem a tecnologia de informação como uma carreira. “A estimativa é que daqui cinco anos teremos mais de 400 mil vagas de emprego para a área de tecnologia no Brasil”, destaca Ricardo.

O núcleo realiza e apoia eventos de inovação de tecnologia, como o Summit RSL e as trilhas de conhecimento, assim como as missões através do programa Empreender do Sebrae, que levou empresários para o Vale do Silício em 2014 e 2019.

“O NIAVI é muito mais do que um núcleo para troca de informações. É uma entidade representativa do setor, na qual os nucleados participam das ações, das tomadas de decisões. Queremos ajudar as empresas nucleadas a se desenvolverem e fazerem negócios”, destaca Sandro.

PARTICIPANTES:

Área Central

Área Local

BM Soft

Delsoft

Efetiva Informática

EVNE

GT2A Sistemas

IBS Sistemas

Kllic Informática

New Vale

DataBox

Hardtec

Unidavi

Singular sistemas

Rdois Tecnologia da informação

Soeltech

Edge Sistemas

Tidas Crediário

Vexta

Casa da Automação

IFC Rio do Sul

INFORMAÇÕES:

Instagram: @niaviacirs

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!