Micam Americas gera US$ 1,1 milhão para marcas brasileiras

Micam Americas gera US$ 1,1 milhão para marcas brasileiras

Micam Americas gera US$ 1,1 milhão para marcas brasileiras

As 22 marcas brasileiras de calçados que participaram da feira digital Micam Americas, entre 19 de janeiro e 16 de março, reportaram negócios na ordem de US$ 1,1 milhão, somando vendas realizadas no evento e alinhavadas durante a participação. No total, foram mais de 50 mil pares comercializados no evento, que teve o apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, destaca que os eventos digitais estão atraindo cada vez mais atenção de expositores brasileiros, não somente pelas restrições impostas às ações físicas, mas também pelo retorno gerado. “O retorno sobre investimento (ROI) na Micam Americas foi mais de 7.337%”, comemora a analista. 

Segundo Ruisa, marcas e compradores estão evoluindo no formato digital para fazer negócios, sendo que grande parte das empresas reportam que, mesmo com o retorno dos eventos físicos, seguirão apostando nos digitais pós-pandemia. “As plataformas digitais possibilitam a prospecção de novos leads e abertura de novos negócios neste momento em que feiras presenciais são limitadas”, acrescenta Ruisa. 

Expositores satisfeitos

Uma das marcas que vem participando dos eventos digitais do Brazilian Footwear é a Pegada. O gerente de negócios internacionais da empresa, Alex Engelmann, conta que, durante a Micam Americas a marca foi procurada por compradores e distribuidores dos Estados Unidos, Romênia e Austrália. “A participação foi muito relevante, especialmente a partir do apoio do Brazilian Footwear, que tem dado todo o suporte necessário para potencializar os negócios nas ações digitais”, avalia, destacando que a modalidade de negócios tem feito com que a marca seja mais conhecida no mercado internacional. 

A diretora financeira da Ferrucci, Camila Ferrucci, destaca que a mostra oportunizou novos clientes e negócios, especialmente com compradores dos Estados Unidos. “O evento foi muito importante para a empresa, acima das expectativas iniciais”, comemora. 

Participando pela primeira vez de uma ação totalmente digital no mercado internacional, a Schutz considera a estreia um momento de aprendizado. “Tivemos contatos importantes com compradores, especialmente dos Estados Unidos. Os resultados gerados ficaram acima do esperado”, avalia a trader da marca, Lisiele Silva, que pretende seguir investindo em ações digitais, além dos tradicionais eventos físicos.

Participaram da Micam Americas, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Ferrucci, Ramarim, Klin, Bibi, Tatiana Loureiro, Pegada, Paula Torres, Beira Rio Conforto, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Opananken, Schutz, Capodarte, Dumond, Lolita Pimenta, Petite Jolie e Pé com Pé. 

Sobre o Brazilian Footwear:

Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.

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