Marcela Baumgarten: uma mãe, esposa, amiga e advogada que gosta muito de dar “pitacos”

A Marcela Baumgarten, que poucos conhecem, é filha de Rolf (in memoriam) e de Telma – professora de Geografia, que muitos tiveram o privilégio de serem alunos

Marcela Baumgarten: uma mãe, esposa, amiga e advogada que gosta muito de dar “pitacos”

A Marcela Baumgarten, que poucos conhecem, é filha de Rolf (in memoriam) e de Telma – professora de Geografia, que muitos tiveram o privilégio de serem alunos

Ela nasceu em Rio do Sul, e desde pequena era muito comunicativa, defensora dos seus ideais, sempre tentando resolver os problemas de quem a rodeava. “Desde nova sempre achei que podia fazer mais. Quando estudante fazia “bicos” trabalhando em época de Natal e aos sábados. Posteriormente fiz faculdade de Direito e montei uma locadora de CD’s em Rio do Sul, a Sinfonia Laser Club, que com a evolução digital perdeu a vez para pen drives. Foi quando me dediquei exclusivamente à advocacia, trabalhando com meu pai”, conta.

Há 22 anos na área, gosta muito do que faz e acredita que um dos principais motivos que escolheu a profissão foi o de poder dar continuidade ao trabalho do pai. A maturidade veio muito cedo, e “na marra”, como Marcela costuma dizer. “Aos 25 anos fui mãe solteira do Vinícius e isso fez que que eu tivesse que amadurecer “na marra”, afinal eu não era mais sozinha e teria alguém para cuidar”, destaca.

A chegada do filho fez de Marcela uma pessoa melhor e muito mais grata. “O Vini veio no momento exato para minha vida”. Aos 27 anos casou com o Anderson, seu grande companheiro. Juntos tiveram o Davi, que hoje está com 13 anos.

A vida pública

Mas, essa é a Marcela que poucos conhecem. A mesma Marcela lá do Pitacos. “Ah, o Pitacos! Ele é minha menina dos olhos”, comenta.

O instagram com mais de 100 mil seguidores nasceu no sofá da casa de Marcela, num sábado de manhã. “Tudo começou há dois anos, quando o Davi me disse que meu instagram estava ficando uma “salada” com misturas de fotos da família, com comida”, relembra.

Foi o filho que sugeriu criar uma página para postar apenas as receitas que Marcela gostava de compartilhar nas redes. “Ele mesmo começou a pesquisar nomes. Lembro que tinha sugestão de Marcela entre as panelas, e mais alguns, e acabou ficando o Pitacos da Marcela, pois eu não postaria só receitas, poderia comentar sobre mesa posta, restaurantes ou seja “pitaquear”.”, explica.

No começo Marcela não tinha a pretensão que o Pitacos tomasse a proporção que tomou, porém, confessa que adorou quando viu pessoas se identificando e gostando do conteúdo. “Adoro quando alguém repete alguma receita que postei, marca, tira fotos. Quando alguém me encontra na rua e pergunta se eu que sou a Marcela do Pitacos. É bom ser reconhecida por algo que leva amor e tempero à vida das pessoas”, frisa.

Dedicação

Marcela continua advogando, sendo mãe, esposa e dona de casa. Ela tira tempo para a família, amigos e por fazer tudo com tanto amor, diz que não precisa se dedicar ao Pitacos. “Na quarentena me vi com mais tempo, quando as pessoas não podiam ir a restaurantes como antes, elas esperavam eu postar para seguir algumas receitas. As coisas nessa quarentena aconteceram numa velocidade impressionante”.

Quando o Pitacos nasceu, Marcela brincava que estava plantando a aposentadoria. “Hoje já falo que talvez eu possa trabalhar somente com o Pitacos antes do que imaginava. Desde que a quarentena teve início passei a me dedicar nas manhãs para a advocacia e a tarde para meus “pitacos”. Quanto tudo isso acabar [COVID] - que espero de coração que  seja logo -, vou ter que administrar o tempo, pois por ora pretendo conseguir levar as duas coisas”, ressalta.

Mas, nem tudo pode ser feito sozinha. Marcela conta com ajuda e incentivos de muita gente. “O Anderson é um dos meus maiores incentivadores, me ajuda quando pode nas gravações, edições e até dá seus pitacos. O Vini quando pode fala para os amigos e outro dia teve uma situação bem bacana, que ele comentou com uma amiga de Brasília sobre o pitacos e ela já me seguia. Tenho o Davi, que filma, que edita, que já criou canal do Youtube, criou loja virtual do pitacos - que é um projeto futuro -, minha mãe que sempre que pode faz propaganda e diz: Vocês tem que seguir minha filha. A Solange que me ajuda em casa e que muitas vezes faz os bastidores deixando tudo picado e dá jeito na louça depois da minha bagunça e quando preciso até filma... irmã, amigos, gente que compartilha receitas fáceis que acha que seria legal publicar no Pitacos”, confidencia.

Marcela também tem muitos parceiros do projeto, gente que comprou a ideia desde o começo e acreditou. “Posso dizer que tenho muitos projetos e sonhos pela frente e que farei o possível para que se concretizem. Sou realizada e feliz ao ver que uma semente plantada meio que despretensiosamente, hoje gera frutos e me fez ficar próxima mesmo que virtualmente de tanta gente bacana”, finaliza.

Conheça o projeto no instagram: @pitacosdamarcela

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!