LP - Lesão Por Pressão

LP - Lesão Por Pressão

LP - Lesão Por Pressão

Para me apresentar...sou Enfermeira e amo a vida, nossos posts vão ser sobre a vivencia diária dos profissionais com a intenção de melhorar a relação de profissionais/paciente e família/cuidadores.

Hoje com o envelhecimento populacional em grande escala e a expectativa de vida aumentando temos em contra partida as doenças crônicas e comorbidades que levam a incapacidade funcional, por isso em meus blogs vou falar muito de lesões, cuidados com o idoso e qualidade de vida é claro.

LP- Lesão por Pressão, como desenvolve?

É uma lesão por pressão, são feridas que ocorrem na pele em função da falta de oxigenação na superfície da pele, e essa falta de oxigenação pode ser gerada por compressão prolongada geralmente acomete áreas de proeminências ósseas.

E o que nós podemos fazer para ajudar esse nosso paciente ou familiar... para reduzir a incidência desse evento?

Prevenir é a melhor opção e como fazer isso naquele familiar que estava internado muitos dias e por vários fatores apresenta incapacidade funcional no período.

Primeiramente, aliviar pontos de pressão, alternado a posição do paciente no leito, uma coisa bem legal é fazer coxins, rolinhos pode até usar cobertor para lateralizar, erguer os membros alternando posições, ajuda muito.

Durante o banho é importante observar atentamente sinais de vermelhidão na pele, após o banho secar bem todas as partes... evitando a umidade excessiva.

Hidratar muito bem a pele com hidratantes, a pele do idoso é muito frágil.

Em nossos dias o colchão mais ideal é o pneumático devido o método de alívio de pressão alternada, sendo comprovado essa ação, com uma suave massagem que ajuda a promover a circulação, com isso vai eliminando os problemas de pressão contínua em pacientes com a mobilização comprometida, manter as roupas de cama limpas e bem esticadas são importantes também.

Outra coisa é a troca de fralda que o ideal seja realizada no mínimo de 3 em 3hs, observando a incontinência urinária e fecal. A higiene íntima deve ser realizada a cada troca de fralda, utilizando sabonete de PH neutro.

O tratamento e os cuidados vamos continuar discutindo nos próximos posts... principalmente o controle das doenças associadas.

O estado nutricional não pode ser esquecido jamais, fornecer os nutrientes nas quantidades recomendadas têm como objetivo de recuperar o estado nutricional e auxiliar na cicatrização da pele.

Fonte: Gislaine Alves da Silva, empresária e enfermeira da GI Home Care

Quando a prevenção não for suficiente, é indispensável adotar medidas para o tratamento das feridas. Procure um profissional Enfermeiro

@gicuidadodomiciliar

#cuidadodomiciliar

#enfermeiraporamor

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!