NegóciosCases de Sucesso

Klabin vence em três categorias do 27º Prêmio Expressão de Ecologia

Klabin vence em três categorias do 27º Prêmio Expressão de Ecologia

Ao todo já são 18 títulos conquistados ao longo da história do concurso, o que reforça a relevância dos projetos realizados pela empresa

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi uma das grandes vencedoras do 27° Prêmio Expressão de Ecologia. A empresa, que conquistou três títulos nesta edição, com dois cases de Santa Catarina e um do Paraná, se consolida como uma das maiores ganhadoras do concurso.

Na categoria "Conservação de Recursos Minerais", a companhia foi premiada com o case sobre a inauguração do CINAT ‘Centro de Interpretações da Natureza RPPN - Estadual Complexo Serra da Farofa’, local criado para oferecer infraestrutura aos trabalhos de pesquisa e preservação realizadas na RPPN, que possui mais de 590 espécies da flora e 198 da fauna identificadas oficialmente, diversas ameaçadas de extinção. Essa unidade de conservação está inserida nos municípios de Urupema, Rio Rufino, Urubici, Painel, Bocaina do Sul. O ‘Programa de Certificação de Manejo Florestal em Fornecedores de Madeira’ foi o vencedor na categoria "Manejo Florestal Sustentável - Setor Privado". A iniciativa visa agregar valor às florestas, estimulando o encadeamento produtivo do setor madeireiro na região com o desenvolvimento sustentável das florestas plantadas aliado à conservação das áreas nativas, tornando-as aptas a buscar a certificação FSC, onde mais de 23 mil hectares de florestas foram certificadas em SC nos últimos 3 anos. Por último, na categoria "Resíduos Sólidos - Setor Papel e Celulose", a Klabin conquistou o título com o ‘Programa de Resíduos Sólidos", realizado no Paraná. O principal objetivo do Programa é apoiar a gestão dos resíduos sólidos em seis municípios da região dos Campos Gerais, por meio do fornecimento de estruturas necessárias para as associações e cooperativas de reciclagem e de ações de educação ambiental.

"Os projetos realizados pela Klabin são pautados pela Política de Sustentabilidade da Companhia e visam contribuir diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ter as nossas iniciativas reconhecidas por um dos mais tradicionais prêmios de ecologia nos motiva a seguir expandindo-as cada vez mais", afirma Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro - Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. O reconhecimento já registrou mais de 2.900 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Este prêmio é considerado o de maior longevidade no Brasil.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual - RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para "Programa Crescer Lendo", "Programa Crescer", "Protetores Ambientais" e "Programa Matas Legais".
A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!