Ket Luzz, design autoral, alto padrão e baixo impacto ambiental na produção de bolsas e acessórios

Ket Luzz, design autoral, alto padrão e baixo impacto ambiental na produção de bolsas e acessórios

Ket Luzz, design autoral, alto padrão e baixo impacto ambiental na produção de bolsas e acessórios

Há cinco anos o casal Ivan e Ketlin Luz, ambos egressos do mercado publicitário, decidiram investir em moda sustentável, criando peças únicas, com design autoral, de alto padrão e ecologicamente corretas. A Ket Luzz, marca de bolsas e acessórios femininos de Taió/SC, inaugurou em 2017, com produtos feitos à mão, tendo de base a madeira.

Durante 10 anos o casal empreendia em uma agência de publicidade, na qual atendiam principalmente o varejo de moda. Mas, após a mãe do empresário ficar doente e a carga de trabalho de ambos precisar ser reduzida, o casal decidiu mudar de ramo. Ivan já tinha experiência em design de produtos - trabalhou na empresa da família que produzia móveis e objetos de decoração -, e Ketlin tinha relacionamentos no varejo e entendia de redes sociais. Unindo as experiências, eles decidiram abrir uma marca de bolsas feitas de materiais sustentáveis. “Cada um trouxe uma habilidade para o negócio”, diz Ivan.

Foram três anos até o casal finalmente criar a Ket Luzz e fechar a agência de publicidade. No total, os dois investiram R$ 70 mil para iniciar o negócio, que funciona por meio de um e-commerce. “Sempre achamos importante encontrar matérias-primas alinhadas com o propósito da marca. Porém, o processo de achar fornecedores foi o mais difícil. Na época, fazer produtos com apelo ecológico não estava na moda”, relembra.

O início

Por ser algo inovador, e o uso de madeira não ser comum no segmento, o casal teve dificuldades para encontrar mão de obra e fábricas quemisturassem o material com tecidos e metais, permitindo a prototipagem dos itens. “O uso de tecnologia como um centro de usinagem de madeira, por exemplo, possibilita a fabricação de peças mais complexas, projetadas em 3D, com perfeição e relativa rapidez. Mesmo assim, parte dos produtos e processos como a marchetaria – colagem manual da madeira – crochês e trançados, inevitavelmente são feitos manualmente, e nem é nossa intenção que seja diferente”, explica Ivan.

Toda a madeira usada para produção das bolsas e acessórios é de florestas com manejo sustentável ou fruto de reuso e sobras de marcenarias. Outra preocupação dos empreendedores é criar produtos com design autoral. “Prezamos por uma identidade própria, bem singular”.

Sustentabilidade

Para garantir uma produção com baixo impacto ambiental, a Ket Luzz prioriza o uso de matérias-primas biodegradáveis e o acabamento das peças é feito sem verniz nem solventes, apenas com óleos de fontes renováveis e atóxicos. A madeira é de reuso (demolição), garimpada em imóveis antigos. Os tecidos são de reaproveitamento têxtil, desfibrilizados e separados para serem utilizados em novos produtos, e impermeabilizados através de nanotecnologia.

O cuidado vai além: nas embalagens enviadas aos compradores, a escolha é por caixas desmontáveis, utilizando papel reciclado, evitando o uso de fitas plásticas. No caso dos metais, que não é possível reaproveitar, a empresa busca fornecedores nacionais, que prezem pela qualidade para que os produtos tenham vida longa. A Ket Luzz incentiva também as cooperativas artesanais, sendo que a produção dos crochês vem de uma associação de artesãs do Meio-Oeste Catarinense, o projeto Tranças da Terra. 

Desafios para o futuro

Hoje, a Ket Luzz vende seus produtos pelo e-commerce e entrega em todo o Brasil. A expectativa é abrir uma loja física após 2020, quando a marca também pretende começar a exportar. 

A empresa tem condições de produzir até 200 peças por mês. Mas, para o próximo ano é expandir junto com a Agência de Promoção de Exportação (Apex Brasil). “Já fizemos consultorias para melhorias e adaptações para o mercado externo. Os Estados Unidos têm boa receptividade para artigos de madeira e, como nossa produção não tem nada de origem animal, ela pode ser considerada um produto vegano, mercado que está crescendo muito lá e também no Reino Unido”, ressalta o empresário.

Site: www.ketluzz.com.br

Telefone / WhatsApp: (47) 3562 1368

Facebook: Ket Luzz

Instagram: @ketluzz

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!